- Nº 2406 (2020/01/9)

PCP dá voz à luta dos trabalhadores dos centros de contacto

PCP

Os trabalhadores dos centros de contacto que prestam serviço para empresas de telecomunicações realizaram no final do ano passado importantes acções de luta – por melhores direitos, pelo aumento de salários, pelo combate à falsa «prestação de serviços» e pelo direito a terem vínculos efectivos com as empresas para que efectivamente trabalham.

O PCP esteve presente nessas lutas, manifestando a sua solidariedade e apoio aos trabalhadores. Mas fez mais do que isso, assumindo-se na Assembleia da República como porta-voz das suas justas reivindicações. Depois de ter contribuído decisivamente para a aprovação de uma Resolução que propunha a criação da profissão de operador de centro de contacto e consagrava um conjunto de direitos inerentes, endereçou depois uma pergunta ao Governo para que a Resolução fosse efectivamente cumprida.

Para o Partido, é prioritário o combate à precariedade, assegurando que necessidades permanentes das empresas utilizadoras destes trabalhadores não possam ser «terciarizadas» nem objecto de recurso a empresas de trabalho temporário. Quem desempenhar funções que respondam a essas necessidades deve ter um vínculo efectivo. Os comunistas defendem ainda a criação da profissão de operador de centro de contacto e a definição de categorias adequadas e formação especializada, assegurada pelas empresas.