Comemorações do aniversário do Avante! sublinham importância e futuro do jornal

ANIVERSÁRIO O Avante! cumpriu dia 15, sábado, 89 anos de vida. O aniversário, cujas comemorações prosseguem esta semana, foi assinalado com dezenas de iniciativas.

O reforço da divulgação do Avante! contribui para um PCP mais forte

Só no passado fim-de-semana foram realizadas mais de duas dezenas de iniciativas em seis distritos, nas quais participaram membros do colectivo da redacção do Avante!, da Editorial e de órgãos de direcção nacional e regionais do PCP.

Sábado, 15, no Centro de Trabalho (CT) de Benfica, um almoço reuniu camaradas e amigos que, depois, ouviram Joana Flores, da Direcção da Organização Regional de Lisboa, destacar a importância do Órgão Central do PCP num contexto em que a comunicação social, por regra, oculta, deturpa e caricatura o PCP, as suas posições, propostas e projecto, bem como a luta dos trabalhadores e dos povos. Por isso, continua a ser, como foi no passado, insubstituível ao serviço da causa do progresso e da emancipação social, no reforço do PCP e da sua intervenção.

O mesmo sublinhou Hugo Janeiro, da redacção do Avante!, num almoço em Alcochete ocorrido também dia 15. Iniciativa que juntou quase 70 camaradas e onde sobressaiu a importância da fraternidade e da dedicação militante para o fortalecimento da organização, de que o reforço da divulgação do Avante! é, de resto, parte integrante e prioridade.

Ainda no dia 15, em Óbidos, Gustavo Carneiro, do Comité Central (CC) e chefe de redacção do Avante!, esteve, primeiro, num debate com quadros do Partido, no qual, para além da discussão de aspectos da realidade, foram abordadas as medidas para alargar a difusão do nosso jornal.

Gustavo Carneiro participou, depois, também num jantar em Alcobaça, onde, após a intervenção inicial (centrada na importância actual do Avante! para a vida do Partido e para romper o cerco mediático promovido pelo grande capital e o imperialismo), se debateram as perspectivas de avanço na difusão e a sua importância para o próprio reforço da organização e influência do Partido.

Já no dia 16, o chefe de redacção do Avante! almoçou com três dezenas de camaradas e amigos no Centro de Instrução e Convívio de Vale Figueira, iniciativa onde vale a pena destacar a entrega do cartão do PCP a uma jovem militante (activista sindical) pelo mais velho camarada da organização, resistente antifascista e ex-preso político.

Trazer o Avante!

para a rua

No CT de Grândola, no sábado, 15, um almoço-convívio assinalou o 89.º aniversário do Avante!, iniciativa que contou com a participação de Carlos Gonçalves, da Comissão Política do PCP. A anteceder a comemoração, durante a manhã, nos concelhos do Litoral Alentejano houve uma jornada de venda especial do Órgão Central do PCP, tendo sido vendidos 130 jornais além daqueles que habitualmente se distribuem na região. O que mostra o prestígio do Avante! e do Partido e salienta a existência de potencialidades para que chegue a mais camaradas e amigos com regularidade.

Em Grândola, no almoço convívio em que estiveram cerca de 40 camaradas e amigos, Carlos Gonçalves assinalou justamente a importância que o Avante! mantém na batalha ideológica, assumindo-se como o porta-voz dos combates populares e dos comunistas e dos seus aliados pela democracia avançada, pelo Socialismo e o Comunismo.

Já no domingo, 16, Domingos Mealha, da redacção do Avante!, participou, primeiro, num almoço-convívio com 50 camaradas e amigos nas Caldas da Rainha, e, depois, num lanche no CT do PCP em Pombal.

Nas Caldas da Rainha, além da intervenção de Domingos Mealha sobre a história e actualidade do Avante!, foi dada nota das medidas para aumentar a difusão do semanário comunista. Em Pombal, depois do jornalista do Avante!, intervieram vários camaradas, quer sobre o esforço de aumento das vendas regulares do jornal, quer sobre assuntos que foram tratados nas suas páginas e que são exemplos concretos de como se pode contrariar silenciamentos e deturpações de posições do PCP e de factos relevantes da situação internacional. Foi particularmente salientado o valor das notícias sobre resultados de lutas de trabalhadores.

Antes, sábado, 15, em Valdonas, Tomar, cerca de 60 camaradas e amigos juntaram-se num jantar para assinalar os 89 anos do Avante!, iniciativa em que usaram da palavra membros da Comissão Concelhia de Tomar do PCP, e Armindo Miranda, da Comissão Política, que abordou a história e importância de um órgão de comunicação social de classe, bem como a situação política e tarefas do Partido.

Já no distrito de Beja, os 89 anos do Órgão Central do Partido foram assinalados com um almoço no CT de Aljustrel, seguido de um debate no CT de Beja e de um jantar no CT de Baleizão. Em todos participou Manuel Rodrigues, director do Avante! e membro da Comissão Política do PCP, que levou de viva voz a história, o presente e o futuro do jornal, bem como as linhas de trabalho prioritárias na intervenção dos comunistas. O mesmo dirigente participou, domingo, 16, nos almoços realizados nos CT de Albufeira e de Loulé.

Ainda na região de Beja, Miguel Violante, do CC do PCP, participou em iniciativas semelhantes em Castro Verde, à tarde, e Garvão,, ao almoço.

No distrito, dias 13 e 14 de Fevereiro, foram realizadas vendas especiais do Avante! à porta de empresas e locais de trabalho.



Mais artigos de: PCP

Esta é a hora de concretizar as Regiões Administrativas

ESTREMOZ «Quando alguns tanto falam sobre o desenvolvimento regional, aqui está uma oportunidade para juntarem as palavras aos actos», sublinhou Jerónimo de Sousa sobre a proposta do PCP de criação das Regiões Administrativas.

Todos ao comício de dia 6 de Março

ANIVERSÁRIO O PCP assinala, dentro de duas semana, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, os seus 99 anos. O comício marca também o arranque das comemorações do centenário do Partido.

Clarificar posicionamentos quanto à regionalização

O PCP reuniu, quinta-feira, 13, na Casa do Alentejo, com o movimento AMAlentejo. No final do encontro, Jerónimo de Sousa, que liderou a delegação do Partido integrada também por João Dias Coelho, da Comissão Política do PCP, e Paula Santos, membro do Comité Central e deputada na Assembleia da...

Tolerância zero para o racismo

«As manifestações de racismo que envolveram o jogador do Futebol Clube do Porto, Marega, no jogo com o Vitória de Guimarães devem ser repudiadas», sublinha o PCP em nota emitida segunda-feira. No mesmo dia, a deputada Alma Rivera reiterou o repúdio do Partido para com o sucedido e realçou que o PCP apresentou na...

Concessão é degradação

«A concessão do serviço de Transporte Urbano de Vila Real (TUVR) a entidades privadas tem-se revelado não só um desperdício de recursos da autarquia mas também a prestação de um serviço público às populações em permanente degradação», alerta a Comissão Concelhia de Vila Real do PCP, para quem o Programa de Apoio à...

Investir no Hospital

A Comissão Inter-concelhia de Lamego-Tarouca do PCP manifestou preocupação pela degradação da prestação de cuidados de saúde no Hospital de Lamego, resultante da carência de recursos humanos e materiais. A nota de imprensa foi divulgada depois de um utente ter falecido após quatro horas de espera naquela unidade de saúde...

Acção nacional do PCP em Leiria

No âmbito da acção nacional do PCP «Valorizar o trabalho e os trabalhadores. Não à exploração», que se prolonga por todo o primeiro semestre de 2020, a Organização Regional de Leiria do PCP promoveu, dia 7 de Fevereiro, uma jornada de contacto à porta de empresas e locais de trabalho dos sectores público e privado. Ao...