Comemorações do Centenário do PCP têm programa intenso e vão até 2022

A 6 de Março de 2021 re­a­liza-se o co­mício do cen­te­nário no Campo Pe­queno, em Lisboa

O pro­grama das co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário do PCP, que de­correm até Março de 2022 sob o lema Li­ber­dade, De­mo­cracia, So­ci­a­lismo – o Fu­turo tem Par­tido, foi apre­sen­tado num filme exi­bido no co­mício da pas­sada sexta-feira. In­ter­ca­lando ima­gens his­tó­ricas com ou­tras mais re­centes, todas elas re­ve­la­doras da he­róica his­tória do PCP e da sua es­treita li­gação com a luta dos tra­ba­lha­dores e do povo, o filme cons­ti­tuiu um mo­mento alto e par­ti­cu­lar­mente emo­tivo do co­mício do 99.º ani­ver­sário.

Re­la­ti­va­mente ao pro­grama das co­me­mo­ra­ções pro­pri­a­mente dito, ele ini­ciou-se na pas­sada sexta-feira, 6, terá como ponto alto o pró­prio dia 6 de Março de 2021, com a re­a­li­zação do co­mício do cen­te­nário, no Campo Pe­queno, em Lisboa, e ter­mina no co­mício do 101.º ani­ver­sário do Par­tido, a 6 de Março de 2022. Du­rante este pe­ríodo de pre­ci­sa­mente dois anos, serão muitas e di­ver­si­fi­cadas as ini­ci­a­tivas re­a­li­zadas, abar­cando va­ri­adas áreas da his­tória, na­tu­reza, ob­jec­tivos e acção do PCP.

Na­tu­reza e ob­jec­tivos

A na­tu­reza de classe do Par­tido e os ob­jec­tivos da sua luta serão o mote de um con­junto de ini­ci­a­tivas cen­tradas na or­ga­ni­zação e na luta dos tra­ba­lha­dores, no­me­a­da­mente uma sobre «os co­mu­nistas e o mo­vi­mento sin­dical – uma in­ter­venção de­ci­siva para a or­ga­ni­zação, uni­dade e luta dos tra­ba­lha­dores». Estão ainda pre­vistos, sobre o mesmo tema, en­con­tros di­versos sobre «o PCP, o seu re­forço e a luta pela de­fesa dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores», e será dada par­ti­cular atenção ao 1.º de Maio.

De­sen­volver-se-á um ciclo de de­bates des­cen­tra­li­zados sobre os temas mais di­versos, abran­gendo o pro­grama do PCP, os seus ob­jec­tivos, a iden­ti­dade co­mu­nista, o ideal e o pro­jecto co­mu­nista, a sua his­tória ímpar ao ser­viço dos tra­ba­lha­dores, do povo e da pá­tria, a sua di­mensão in­ter­na­ci­o­na­lista e ta­refas na­ci­o­nais, no­me­a­da­mente a sua acção em de­fesa da so­be­rania e in­de­pen­dência na­ci­o­nais, que será inau­gu­rado com o tema o PCP, a or­ga­ni­zação, a uni­dade e a luta dos tra­ba­lha­dores», a 16 de Maio de 2020, em Se­túbal.

Uma his­tória he­róica

De modo a va­lo­rizar os 100 anos da His­tória do PCP e a con­firmar as suas ca­rac­te­rís­ticas fun­da­men­tais estão pre­vistas vá­rias ini­ci­a­tivas: a edição do livro «100 anos ao ser­viço do povo e da pá­tria, pela de­mo­cracia e o so­ci­a­lismo»; a pro­dução de um do­cu­men­tário sobre o cen­te­nário do Par­tido, que será apre­sen­tado na Festa do Avante! de 2020; a re­a­li­zação de um con­junto alar­gado de ini­ci­a­tivas sobre mo­mentos par­ti­cu­lar­mente mar­cantes da vida do PCP (entre ou­tros, o jul­ga­mento de Álvaro Cu­nhal no tri­bunal fas­cista, em 5 de Maio de 2020, e a fuga de Caixas, a 4 de De­zembro de 2021); a edição de ma­te­riais di­versos, como uma ex­po­sição im­pressa, a dis­po­ni­bi­lizar em Ou­tubro de 2020, e uma linha de ex­po­si­ções a nível na­ci­onal e re­gi­onal, com início em De­zembro de 2020 e com im­por­tante ex­pressão na Festa do Avante! de 2021.

O papel de­ter­mi­nante do PCP na Re­vo­lução de Abril e suas mais pro­fundas con­quistas será sa­li­en­tado du­rante as co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário, desde logo através de uma ini­ci­a­tiva a re­a­lizar em Abril de 2021 sob o lema O PCP e o 25 de Abril.

Ide­o­logia e prá­tica

O pro­grama das co­me­mo­ra­ções in­clui também um plano de edi­ções e re­e­di­ções de obras em torno do PCP, da sua his­tória e base teó­rica, do ideal e pro­jecto co­mu­nistas. Assim se pre­tende va­lo­rizar o des­ta­cado con­tri­buto do PCP, e em par­ti­cular de Álvaro Cu­nhal para o en­ri­que­ci­mento cri­a­tivo do mar­xismo-le­ni­nismo. A este pro­pó­sito des­taca-se ainda a re­a­li­zação, a 10 de No­vembro deste ano, da ini­ci­a­tiva Álvaro Cu­nhal e o PCP, que su­bli­nhará ainda o seu per­curso e con­tri­buição para a luta e as «marcas in­de­lé­veis que, como or­ga­ni­zador e di­ri­gente, gravou na vida do co­lec­tivo par­ti­dário».

O ca­rácter in­ter­na­ci­o­na­lista do PCP, que sempre con­tri­buiu para o re­forço do mo­vi­mento co­mu­nista e re­vo­lu­ci­o­nário in­ter­na­ci­onal, também terá o ne­ces­sário e jus­ti­fi­cado des­taque nas co­me­mo­ra­ções, que terão pro­jecção no plano in­ter­na­ci­onal com a re­a­li­zação de uma ini­ci­a­tiva com a par­ti­ci­pação de par­tidos co­mu­nistas e ope­rá­rios e ou­tras or­ga­ni­za­ções pro­gres­sistas.

As mu­lheres, a ju­ven­tude
e ou­tros sec­tores

Como se re­fere no vídeo exi­bido no Pa­vi­lhão Carlos Lopes, o PCP é, também, «o Par­tido da luta pela eman­ci­pação da mu­lher, pelos di­reitos das cri­anças e da ju­ven­tude, pela dig­ni­dade e con­di­ções de vida dos re­for­mados e idosos, em de­fesa dos in­te­resses dos pe­quenos e mé­dios agri­cul­tores e dos micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios, pelos di­reitos dos in­te­lec­tuais e qua­dros téc­nicos e das pes­soas com de­fi­ci­ência».

É para as­si­nalar esta di­mensão que serão re­a­li­zadas vá­rias ac­ções di­ri­gidas a sec­tores es­pe­cí­ficos, desde logo re­al­çando o papel e con­tri­buto his­tó­rico do PCP na or­ga­ni­zação e luta pela eman­ci­pação da mulher. Re­la­ti­va­mente à ju­ven­tude, estão pre­vistas ac­ções sobre o tema o PCP e a or­ga­ni­zação e a luta da ju­ven­tude por­tu­guesa e uma linha pró­pria de ini­ci­a­tivas es­pe­cí­ficas para a ju­ven­tude nas es­colas, ins­ti­tutos su­pe­ri­ores e uni­ver­si­dades, com início no ano lec­tivo de 2020-2021. A in­ter­venção e ini­ci­a­tivas pró­prias da JCP, em par­ti­cular o seu 12.º Con­gresso, terão pro­jecção par­ti­cular nas co­me­mo­ra­ções.

Cul­tura, paz e ami­zade

A luta do Par­tido para a cons­trução de uma po­lí­tica cul­tural de­mo­crá­tica que a todos as­se­gure o di­reito à cri­ação e fruição cul­tu­rais e a de­fesa dos di­reitos dos seus pro­fis­si­o­nais acom­pa­nhou sempre a sua in­ter­venção. Assim, para des­tacar esta ver­tente, di­versas ini­ci­a­tivas do cen­te­nário serão acom­pa­nhadas de mo­mentos cul­tu­rais. No final de 2021, no Porto, ha­verá um grande es­pec­tá­culo com o qual se as­si­na­lará a de­ter­mi­nante in­ter­venção do PCP para a de­mo­cra­ti­zação da cul­tura e o papel dos in­te­lec­tuais, ar­tistas, ho­mens e mu­lheres da cul­tura.

Evo­cada será também a luta pela paz e da ami­zade e co­o­pe­ração com todos os povos, tra­vada desde a sua fun­dação pelo PCP, que se as­sume como par­tido da so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista.

Meios e or­ga­ni­zação

O XXI Con­gresso do PCP, que se re­a­liza a 27, 28 e 29 de No­vembro de 2020, as­si­na­lará o cen­te­nário do Par­tido, cujas co­me­mo­ra­çoes serão acom­pa­nhadas por um plano de di­vul­gação e pro­moção em di­versos meios de pro­pa­ganda e na in­ternet e ob­jecto de tra­ta­mento es­pe­cí­fico na im­prensa do Par­tido, o Avante! e O Mi­li­tante.

Re­forço do Par­tido

As co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário de­verão in­te­grar um amplo pro­grama de re­forço do Par­tido no plano de di­recção, dos qua­dros, da for­mação po­lí­tica e ide­o­ló­gica, da afir­mação dos prin­cí­pios de fun­ci­o­na­mento, da es­tru­tu­ração e da or­ga­ni­zação, com par­ti­cular des­taque para a acção e or­ga­ni­zação junto da classe ope­rária e dos tra­ba­lha­dores nas em­presas e lo­cais de tra­balho, do re­cru­ta­mento e in­te­gração de novos mi­li­tantes, da di­fusão da im­prensa par­ti­dária, no­me­a­da­mente do Avante!, dos meios de pro­pa­ganda e co­mu­ni­cação, dos meios fi­nan­ceiros que as­se­gurem a in­de­pen­dência do Par­tido e do apro­fun­da­mento da sua li­gação às massas.




Mais artigos de: Em Foco

Grande comício comprova que o futuro tem Partido

CE­LEBRAÇÃO O co­mício evo­ca­tivo do 99.º ani­ver­sário do PCP, re­a­li­zado em Lisboa no dia 6 com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa, cons­ti­tuiu uma vi­brante e emo­tiva ma­ni­fes­tação da força de um pro­jecto re­vo­lu­ci­o­nário e de quem o as­sume desde há quase um sé­culo.

«O PCP nasceu para ser diferente»

«(…) Nascido a 6 de Março de 1921, do movimento operário português, por sua própria vontade e decisão, num clima de ascenso revolucionário, resultante das lutas travadas pelos trabalhadores portugueses e do efeito galvanizador da Revolução Socialista de Outubro de 1917, o PCP nasceu para ser...

Mulheres a uma só voz pela igualdade

LISBOA Muitos mi­lhares de mu­lheres, e ho­mens, vindos de Norte a Sul do País, con­ver­giram para Lisboa, no do­mingo, 8 de Março, trans­por­tando con­sigo rei­vin­di­ca­ções que são de­no­mi­na­dores co­muns da luta pela igual­dade na vida: tra­balho com di­reitos, igual­dade sa­la­rial, va­lo­ri­zação dos sa­lá­rios, pelo di­reito a serem mães sem dis­cri­mi­na­ções, de com­bate a todas as formas de vi­o­lência.

O Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) anun­ciou que em 2021 o Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher será co­me­mo­rado com a re­a­li­zação da Ma­ni­fes­tação Na­ci­onal de Mu­lheres no Porto, no dia 7 de Março, e em Lisboa, no dia 13 de Março.

Dia Internacional da Mulher celebrado em todo o País

Às celebrações do Dia Internacional da Mulher promovidas pelo MDM e pelo movimento sindical, somam-se as muitas centenas de acções realizadas em todo o País. Para além do programa próprio do PCP, que destacamos nas páginas anteriores, foram muitas as acções realizadas a este propósito nos dias...