Fim às ameaças dos EUA contra a Venezuela

AMEAÇAS As forças ar­madas da Ve­ne­zuela mo­bi­lizam meios de com­bate para lo­cais es­tra­té­gicos do país, face aos planos de agressão pelo go­verno dos Es­tados Unidos, anun­ciou o pre­si­dente Ni­colás Ma­duro.

EUA per­sistem nas agres­sões e in­ge­rên­cias contra a Ve­ne­zuela

No meio da pan­demia de COVID-19, a ad­mi­nis­tração norte-ame­ri­cana or­denou na se­mana pas­sada in­cre­mentar a pre­sença de efec­tivos mi­li­tares na re­gião la­tino-ame­ri­cana, em es­pe­cial na zona ori­ental ca­ri­benha, a pre­texto de re­forçar a luta contra o nar­co­trá­fico.

Ma­duro rei­terou a exis­tência de grupos fi­nan­ci­ados a partir da Colômbia e dos EUA que pre­tendem pro­vocar ac­ções vi­o­lentas para atentar contra a paz e a es­ta­bi­li­dade da Ve­ne­zuela, num ce­nário mar­cado pelo com­bate contra a pro­pa­gação do co­ro­na­vírus SARS-CoV-2.

Numa de­cla­ração feita no no Pa­lácio de Mi­ra­flores, em Ca­racas, na sexta-feira, 3, o chefe do Es­tado ve­ne­zu­e­lano or­denou a co­lo­cação de peças de ar­ti­lharia em lu­gares es­tra­té­gicos, como parte dos exer­cí­cios mi­li­tares «Es­cudo Bo­li­va­riano 2020». Pre­cisou então que as ma­no­bras co­me­ça­riam ime­di­a­ta­mente com a in­tenção de «pre­pa­rarmos a de­fesa da paz».

Ade­mais, o pre­si­dente instou todos os sec­tores ad­ver­sá­rios da Re­vo­lução Bo­li­va­riana a selar um acordo hu­ma­ni­tário na­ci­onal para tra­ba­lhar em uni­dade pela er­ra­di­cação da ameaça sa­ni­tária.

En­quanto as au­to­ri­dades ve­ne­zu­e­lanas contêm a pro­pa­gação do co­ro­na­vírus, com ri­go­rosas me­didas de iso­la­mento e de pes­quisa mas­siva, en­frentam o re­cru­des­ci­mento da hos­ti­li­dade de Washington, com a cum­pli­ci­dade de go­vernos da re­gião e de sec­tores ra­di­cais da opo­sição.

Falsas acu­sa­ções
e desvio de aten­ções

A su­posta ope­ração anti-nar­có­ticos dos EUA se­guiu-se à mon­tagem ju­di­cial de falsas acu­sa­ções pro­mo­vidas pela ad­mi­nis­tração Trump contra Ni­colás Ma­duro e ou­tros altos di­ri­gentes ve­ne­zu­e­lanos, sob a forma de ale­gados de­litos de nar­co­trá­fico.

Trump anun­ciou no dia 1 de Abril que os EUA estão a en­viar para perto da Ve­ne­zuela na­vios da sua ma­rinha de guerra, apoi­ados por ae­ro­naves de vi­gi­lância e forças es­pe­ciais ter­res­tres, como me­dida de in­ten­si­fi­cação de ope­ra­ções anti-droga nas Ca­raíbas.

«Es­tamos pe­rante o pre­texto das armas de des­truição mas­siva que usaram para in­vadir o Iraque em 2003 mas agora em versão nar­co­tra­fi­cante e ra­cista», afirmou o em­bai­xador da Ve­ne­zuela na ONU, Sa­muel Mon­cada.

O di­plo­mata re­cordou que desde Agosto de 2019 as au­to­ri­dades de Ca­racas de­nun­ciam pe­rante as Na­ções Unidas o plano dos EUA de impor um blo­queio naval à Ve­ne­zuela, como parte das ac­ções para pro­vocar uma mu­dança de re­gime por vias an­ti­cons­ti­tu­ci­o­nais.

O go­verno bo­li­va­riano de­clarou que a ad­mi­nis­tração norte-ame­ri­cana pre­tende agredir a Ve­ne­zuela com base em in­fâ­mias e ame­aças, ten­tando des­viar a atenção da si­tu­ação hu­ma­ni­tária exis­tente nos EUA «em con­sequência da res­posta er­rá­tica das suas au­to­ri­dades pe­rante a COVID-19».



Mais artigos de: Internacional

Por uma cooperação internacional mais estreita contra a COVID-19

SO­LI­DA­RI­E­DADE O PCP foi con­vi­dado a subs­crever a Carta aberta con­junta de par­tidos po­lí­ticos do Mundo sobre uma co­o­pe­ração in­ter­na­ci­onal mais es­treita contra a COVID-19, pro­mo­vida pelo Par­tido Co­mu­nista da China, à qual se as­so­ci­aram di­ver­si­fi­cadas forças po­lí­ticas no mundo.

Solidariedade, opressão e pirataria em tempo de pandemia

O Fundo de Investimentos Directos da Rússia (RFPI) entregou aos Estados Unidos um sistema russo-japonês para diagnóstico do coronavírus, anunciou em Moscovo o director do organismo, Kiril Dimitriev. «Queremos apoiar os EUA. Entregámos os nossos sistemas de diagnóstico que, em nossa opinião,...

Dez razões para uma catástrofe americana

Quando Marx escreveu que «há algo podre na essência de um sistema que aumenta a riqueza sem diminuir a miséria», não poderia ter imaginado o engenho com que esse sistema conseguiria esconder tanta miséria sob a casca da riqueza. Mas a pandemia veio revelar como é frágil a casca e podre o seu interior. Nos EUA...