Travar despedimentos no Algarve
A Organização Regional do Algarve do PCP alerta que os mais recentes dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional indicam o distrito de Faro como aquele em que a percentagem de inscritos nos centros de emprego mais subiu, durante o mês de Março, em virtude de despedimento.
Para o Partido, tal reflecte «a excessiva dependência do turismo», e demonstra, também, que o recurso massivo ao lay-off «não impede o desemprego».
Em comunicado, os comunistas algarvios recordam, igualmente, «quão importante teria sido se o Governo, como propôs o PCP, tivesse impedido os despedimentos e avançado para a criação de um fundo, financiado pelo Orçamento do Estado e por Fundos Comunitários, que assegurasse o pagamento dos salários dos trabalhadores cujas empresas, comprovadamente, os não pudessem pagar». Insistem, por isso, justamente na necessidade de «travar os despedimentos, assegurar os salários e o poder de compra, fundamentais «para a recuperação económica que o País precisa», bem como na importância de «travar a liquidação de milhares de micro, pequenas e médias empresas».