Ho Chi Minh nasceu há 130 anos

Por oca­sião da co­me­mo­ração dos 130 anos do nas­ci­mento de Ho Chi Minh, di­ri­gente his­tó­rico do Par­tido Co­mu­nista do Vi­et­name e do mo­vi­mento co­mu­nista e re­vo­lu­ci­o­nário in­ter­na­ci­onal, o Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do PCP en­viou uma men­sagem ao Co­mité Cen­tral do Par­tido Co­mu­nista do Vi­et­name onde «saúda fra­ter­nal­mente os co­mu­nistas e o povo vi­et­na­mita, her­deiros di­rectos do seu ex­tra­or­di­nário le­gado pa­trió­tico e re­vo­lu­ci­o­nário, e faz votos para os me­lhores su­cessos na cons­trução da pá­tria so­ci­a­lista a que Ho Chi Minh con­sa­grou toda a sua vida».

Na men­sagem, o PCP su­blinha que num «tempo de grandes pe­rigos e in­cer­tezas, quando o im­pe­ri­a­lismo, a braços com o apro­fun­da­mento da crise es­tru­tural do sis­tema ca­pi­ta­lista, mul­ti­plica as in­ge­rên­cias e agres­sões contra os povos e ameaça o mundo com a arma nu­clear, mais im­por­tante se torna ter pre­sente Ho Chi Minh, a sua ina­ba­lável con­vicção no ideal e pro­jecto co­mu­nista e a sua ili­mi­tada con­fi­ança no po­ten­cial pa­trió­tico e re­vo­lu­ci­o­nário dos tra­ba­lha­dores e do povo, a sua cer­teza, con­fir­mada pela vida, de que sejam quais forem as di­fi­cul­dades, é pos­sível re­sistir e vencer mesmo o ini­migo mais po­de­roso».

O PCP con­si­dera ainda que «a vida e a obra de Ho Chi Minh cons­ti­tuem um le­gado de ins­pi­ração para os co­mu­nistas por­tu­gueses e para todos quantos lutam pela li­ber­dade, a so­be­rania e in­de­pen­dência na­ci­onal, o pro­gresso so­cial e o so­ci­a­lismo».




Mais artigos de: Internacional

PCP condena os planos ilegais e anexionistas do governo israelita

PA­LES­TINA O PCP re­a­firmou a sua so­li­da­ri­e­dade ao povo pa­les­ti­niano e à sua luta por um Es­tado in­de­pen­dente, com as fron­teiras de 4 de Junho de 1967 e ca­pital em Je­ru­salém Ori­ental, e as­se­gu­rando o di­reito ao re­torno dos re­fu­gi­ados, no res­peito das Re­so­lu­ções das Na­ções Unidas.

EUA despedem médicos e encerram hospitais

O sistema nacional de Saúde dos EUA, geneticamente injusto e deficitário, encontra-se agora à beira do colapso. Porque este sistema assenta em seguros de saúde privados contratados pelos patrões, os trabalhadores só têm acesso à saúde se estiverem empregados. Desde o início da pandemia, 36 milhões de estado-unidenses...