Unidade trouxe resultados

A uni­dade dos tra­ba­lha­dores foi de­ter­mi­nante para o acordo al­can­çado nas ne­go­ci­a­ções do ca­derno rei­vin­di­ca­tivo com a ad­mi­nis­tração da Be­ralt Tin & Wol­fram Por­tugal, con­ces­si­o­nária da ex­plo­ração das minas da Pa­nas­queira, sa­li­entou no dia 15 o Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores da In­dús­tria Mi­neira.
O acordo prevê ac­tu­a­li­za­ções sa­la­riais de 2,75 por cento e au­mento do sub­sídio de turno em 25 por cento (no re­gime de dois e três turnos ro­ta­tivos). Em ambos os casos, os novos va­lores vi­goram com efeitos a 1 de Ja­neiro. Foram ainda as­su­midos «com­pro­missos para a con­tínua me­lhoria das con­di­ções de tra­balho».
Com este re­sul­tado, não foi ne­ces­sário re­a­lizar a greve con­vo­cada para dia 15.

A di­recção da Eu­ro­re­sinas, em Sines, não re­novou o lay-off e os tra­ba­lha­dores, num ple­nário re­a­li­zado dia 4, de­ci­diram não avançar para a greve, in­formou o SITE Sul. A em­presa do grupo Sonae Arauco aceitou ne­go­ciar o pa­ga­mento na ín­tegra dos sa­lá­rios de Maio e a re­po­sição dos dias de fé­rias rou­bados com a pro­messa de que não ha­veria lay-off.
Num co­mu­ni­cado aos tra­ba­lha­dores, o sin­di­cato sa­li­entou que para este re­sul­tado foi de­ter­mi­nante a uni­dade de­mons­trada no ple­nário de 26 de Maio, onde fora apro­vada a de­cisão de re­correr à greve.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Greves nos CTT demonstraram determinação na luta

PER­SISTÊNCIA De­pois de «mais uma grande jor­nada de luta» nos CTT, com ex­pres­siva adesão à greve de 12 de Junho, os sin­di­catos vão re­a­lizar reu­niões de tra­ba­lha­dores para ana­lisar novas ac­ções.

Profissionais e utentes defendem Hospital dos Covões

SAÚDE A pas­sagem da Urgência a ser­viço bá­sico, anun­ciada para 1 de Julho, é mais um passo no rumo de des­qua­li­fi­cação e des­man­te­la­mento ini­ciado em 2011 e cujo avanço só a luta tem re­tar­dado.

Marcha em Évora por direitos e melhores salários

ACÇÃO Na se­gunda-feira, 22 de Junho, os tra­ba­lha­dores dos prin­ci­pais sec­tores in­dus­triais do dis­trito de Évora vão par­ti­cipar num cordão hu­mano para exigir mais se­gu­rança, di­reitos e sa­lá­rios dignos.

Atropelos no sector social de Braga

Trabalhadores de instituições sociais de Braga e dirigentes e delegados sindicais do CESP/CGTP-IN concentraram-se no dia 8 de Junho, frente aos Paços do Concelho da cidade, em protesto contar os abusos patronais, a reboque do estado de emergência e do combate à propagação da COVID-19. Com...

Lavandaria do SUCH ameaçada no Fundão

No dia 25, quinta-feira, os trabalhadores da lavandaria do SUCH (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais) no Fundão, fazem greve e deslocam-se a Lisboa, para se concentrarem junto do edifício da administração e também nos ministérios da Saúde e das Finanças, que tutelam a instituição. No...

Grupo EGF em luta

Os trabalhadores da recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos do grupo EGF/Mota-Engil (ERSUC, RESINORTE, VALORLIS, RESIESTRELA, VALNOR, RESULIMA, SULDOURO, VALORMINHO, ALGAR, AMARSUL e VALORSUL) vão concentrar-se no dia 23 de Junho, às 10h30, junto à sede da EGF, e marchar pelas ruas de...