el Sur com LBC Soldjah

Os el Sur, grupo por­tu­guês que na Festa do Avante! vai apre­sentar o seu disco «Todas as so­bras», traz con­sigo um con­vi­dado muito es­pe­cial: LBC Soldjah, pseu­dónio de Flávio Al­mada, rapper e ac­ti­vista po­lí­tico. Um dos temas que juntos vão in­ter­pretar será cer­ta­mente «Quantos é que nós somos», per­gunta for­mu­lada em 1987 pelo Zé Mário Branco em jeito de alerta e de ba­lanço.

«Em Abril de 2020, fin­tando a ló­gica da pro­moção de um disco aca­bado de sair mas em con­fi­na­mento fora dos palcos e entre ou­tras som­bras, a per­gunta ganha ur­gência. É de pre­pa­ração. Para irmos juntos temos de nos contar. Para nos con­tarmos temos de nos ver. Do ba­lanço à pre­pa­ração, entre as se­nhas do dia ini­cial, a per­gunta é emer­gência. Quantos é que nós somos?», des­venda a for­mação.

Como havia sido pu­bli­cado no Jornal dos Ar­tistas da Festa, os el Sur vão apre­sentar um es­pec­tá­culo que, como o novo disco, parte da ex­plo­ração de ter­ri­tó­rios ar­tís­ticos e hu­manos da Amé­rica do Sul – as lutas dos seus povos, os seus so­nhos in­ter­rom­pidos, o seu amor à vida –, para chegar aos tempos que vi­vemos e aos ter­ri­tó­rios que nos ha­bitam, en­fren­tando «som­bras an­tigas» como o fas­cismo, o co­lo­ni­a­lismo, a ex­plo­ração, o ra­cismo, a de­su­ma­ni­dade. O grupo soma as as re­fe­rên­cias de po­etas e mú­sicos la­tino-ame­ri­canos ao acervo de cada um dos mú­sicos do grupo (Joana Ma­nuel, João Car­doso, Rui Alves, Rui Gal­veias e Tiago Néo), feito de raízes blues, punk, prog-rock ou folk.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Viver a Festa da fraternidade, da amizade e da camaradagem

RE­A­LIZAÇÃO A Festa do Avante! será, uma vez mais, ponto de en­contro para a luta que con­tinua e um mo­mento de afir­mação das pro­postas, pro­jecto e ideais do PCP. Neste es­paço ímpar, com 30 hec­tares, que cresce e se rein­venta em cada uma das suas edi­ções, não fal­tará a mú­sica, a gas­tro­nomia, as ex­po­si­ções po­lí­ticas, o ci­nema, a ci­ência, o te­atro, o des­porto, os li­vros e os discos, a cul­tura.

Solidariedade internacionalista presente!

A Festa do Avante!, incluindo o seu Espaço Internacional, será de confiança na resistência e na luta dos povos, de afirmação da solidariedade internacionalista, que, nas actuais circunstâncias, assume uma acrescida actualidade e importância. Num momento em que o capitalismo limita direitos e...

Compra já a tua EP

A Entrada Permanente (EP), para os três dias, é um título de solidariedade fundamental para o êxito da Festa do Avante!. A sua aquisição antecipada é uma expressão concreta de fraternidade com a preparação e construção do maior evento político-cultural realizado em Portugal. Até 3 de Setembro...