Espaço Ciência assinala 20 anos com programação «sempre em frente»

CO­NHE­CI­MENTO Este ano, o Es­paço Ci­ência, sob o lema «Con­fi­antes no pre­sente, se­guimos em frente!», vai manter-se no mesmo local, junto ao Au­di­tório 1.º de Maio e ao Lago da Festa, numa zona cada vez mais apra­zível, flo­res­tada e equi­pada com pontos de água, de des­canso e com sa­ni­tá­rios, ga­ran­tindo toda a se­gu­rança e qua­li­dade para cons­tru­tores e vi­si­tantes.

Prevê-se um per­curso de cerca de 20 mi­nutos

O in­te­rior do es­paço so­freu uma pro­funda re­mo­de­lação na sua es­tru­tura, pro­cu­rando dar res­posta às novas exi­gên­cias do mo­mento que vi­vemos. Terá a mesma área, ampla e are­jada, com um cor­redor com oito me­tros de lar­gura e si­na­léc­tica de «sempre em frente».

A ex­po­sição do Es­paço Ci­ência será di­vi­dida em três grandes áreas: ci­ên­cias na­tu­rais e ex­pe­ri­men­tais; ci­ên­cias so­ciais e hu­manas; artes e le­tras. Para além dos pai­néis al­ve­o­lares com ima­gens, de­fi­ni­ções ci­en­tí­ficas e os con­tri­butos que cada área deu ao longo de 20 anos para as ex­po­si­ções de Ci­ência na Festa do Avante!, os vi­si­tantes po­derão as­sistir a uma pro­gra­mação mul­ti­média em plasmas es­tra­te­gi­ca­mente dis­postos no es­paço.

Entre a en­trada e a saída, prevê-se um per­curso de cerca de 20 mi­nutos, onde será pos­sível ter con­tacto vi­sual com cerca de 35 su­portes fí­sicos (pai­néis, plasmas, ban­cadas ho­ri­zon­tais) que darão uma ideia sis­te­ma­ti­zada do que foram as dis­ci­plinas ci­en­tí­ficas e es­té­ticas ao longo dos 20 anos de ex­po­si­ções.

A es­colha do tema e do lema
Ao longo dos 20 anos de ex­po­si­ções de Ci­ênci@vante!, em cada ano, o tema e o lema, bem como a es­tru­tura, con­cepção e con­teúdos têm sido da ex­clu­siva res­pon­sa­bi­li­dade do Grupo de Tra­balho da Ci­ência da Festa do Avante!. Cada ex­po­sição é única e ir­re­pe­tível.

Este ano, po­dendo serem vá­rios os temas, a de­cisão re­caiu sobre os 20 anos de ex­po­si­ções e as dis­ci­plinas de su­porte que lhe deram corpo. Não é uma mostra que re­ponha as ex­po­si­ções an­te­ri­ores, mas sim sobre cada um das dis­ci­plinas e áreas es­té­ticas, pro­cu­rando dar a co­nhecer a di­ver­si­dade e in­ter­dis­ci­pli­na­ri­e­dade que tem per­mi­tido dar uma visão di­nâ­mica, ho­lís­tica e di­a­léc­tica da vida e da so­ci­e­dade.

«O lema “Con­fi­antes no pre­sente, se­guimos em frente” tem a ver com a con­fi­ança que temos na Ci­ência, no mo­mento que vi­vemos, nas pro­postas do nosso Par­tido e, por isso, não du­vi­darmos das nossas ca­pa­ci­dades de se­guir em frente e cons­truirmos uma nova so­ci­e­dade», acen­tuou, ao órgão cen­tral do PCP, o Grupo de Tra­balho da Ci­ência.

As 20 áreas do co­nhe­ci­mento
Quem tem vi­si­tado as ex­po­si­ções de Ci­ência po­derá não se ter aper­ce­bido da di­ver­si­dade de dis­ci­plinas e es­té­ticas usadas. A ex­po­sição que po­derá ser vi­si­tada este ano traz-nos essa sín­tese, per­mi­tindo a cada vi­si­tante, pro­fundo co­nhe­cedor ou mero cu­rioso, iden­ti­ficar as áreas que mais gosta e co­nhecer me­lhor a re­lação, in­te­racção e com­ple­men­ta­ri­dade entre elas. Ali te­remos a opor­tu­ni­dade de ver as de­fi­ni­ções ci­en­tí­ficas de cada dis­ci­plina e o con­tri­buto es­pe­cí­fico de cada uma nas ex­po­si­ções. Serão apre­sen­tadas em forma es­crita e com ima­gens que re­for­çarão o pro­cesso cog­ni­tivo de per­cepção, com­pre­ensão e me­mo­ri­zação.

As dis­ci­plinas serão dis­tri­buídas ao longo do es­paço em três mó­dulos: Ci­ên­cias Natu­rais e Expe­ri­men­tais (Bi­o­logia, Ge­o­logia, Ma­te­má­tica, Fí­sica, Quí­mica, Ge­o­grafia), Ci­ên­cias Sociais e Humanas (His­tória, An­tro­po­logia, So­ci­o­logia, Psi­co­logia, Eco­nomia, Di­reito e Po­lí­tica) e Artes e Le­tras (Pin­tura, Ar­qui­tec­tura, Mú­sica, De­senho, Te­atro, Ci­nema, Po­esia).

A Ci­ência deve ser aces­sível e estar ao al­cance do povo

Ex­po­sição de li­vros e ob­jectos
A com­ple­mentar os con­teúdos es­critos e mul­ti­média, exis­tirão oito ex­po­si­tores ho­ri­zon­tais, onde po­derão ser vistos de «re­lance», para não reter por muito tempo o vi­si­tante, ob­jectos e li­vros (ex­clu­si­va­mente ori­gi­nais e na­ci­o­nais) que es­ti­veram ex­postos ao longo das muitas ex­po­si­ções e ser­viram de su­porte à in­ves­ti­gação, re­colha de ele­mentos ci­en­tí­ficos e fontes de in­for­mação.

Pro­gra­mação mul­ti­média
A imagem, que muitos afirmam que vale mais do que mil pa­la­vras, será usada em pe­quenos spots de vídeo, onde serão apre­sen­tados exem­plos de ex­pe­ri­ên­cias, ob­ser­va­ções, de­bates, ac­ti­vi­dades in­fantis ao longo dos 20 anos de ex­po­si­ções de Ci­ência. Serão ainda mos­trados do­cu­men­tá­rios sín­tese de acon­te­ci­mentos e factos ci­en­tí­ficos muito di­versos.

Será tida em conta a ne­ces­si­dade de ofe­recer ao vi­si­tante mais co­nhe­ci­mento em re­du­zido es­paço de tempo para que o «sempre em frente» não seja posto em causa.

As­si­nalar a con­tri­buição de per­so­na­li­dades e en­ti­dades
As ex­po­si­ções de Ci­ência, ao longo de 20 anos, foram uma obra co­lec­tiva de cen­tenas de pes­soas e de­zenas de en­ti­dades e ins­ti­tui­ções pú­blicas, pri­vadas e so­ciais. Sem a co­la­bo­ração em­pe­nhada e de­ter­mi­nada de mi­li­tantes, sim­pa­ti­zantes, amigos da Festa e des­ta­cadas fi­guras do pa­no­rama ci­en­tí­fico por­tu­guês, não teria sido pos­sível re­a­lizar as ex­po­si­ções.

Cada ex­po­sição contou com o apoio ci­en­tí­fico de per­so­na­li­dades al­ta­mente qua­li­fi­cadas que, com o en­qua­dra­mento do Grupo de Tra­balho da Ci­ência da Festa do Avante!, ga­ran­tiram o rigor ci­en­tí­fico e o acesso ao co­nhe­ci­mento.

Muitas das en­ti­dades que co­la­bo­raram, fi­caram mais perto da ideia que a Ci­ência deve ser aces­sível e estar ao al­cance do povo.

«Muitas das per­so­na­li­dades, con­fi­den­ci­aram-nos que, ao par­ti­ci­parem nos con­teúdos e de­bates, ex­pe­ri­men­taram mo­mentos únicos de cu­ri­o­si­dade, re­flexão e crí­tica di­a­léc­tica, tendo fi­cado com uma nova pers­pec­tiva da uti­li­dade e função so­cial da Ci­ência. Serão al­gumas destas per­so­na­li­dades e re­pre­sen­tantes de en­ti­dades que te­remos opor­tu­ni­dade de saudar e agra­decer pu­bli­ca­mente du­rante os três dias da Festa. Serão nossos con­vi­dados e mui­tís­simo bem-vindos», re­velou o Grupo de Tra­balho.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Luís Varatojo apresenta «Luta Livre» na Festa do Avante!

ES­PECTÁCULOS «A po­lí­tica está em todo o lado, tudo o que fa­zemos é po­lí­tica, se ti­vermos essa cons­ci­ência se­remos muito mais fortes», afirmou, ao órgão cen­tral do PCP, Luís Va­ra­tojo, pro­dutor do pro­jecto Luta Livre, que actua ao vivo, pela pri­meira vez, na Festa do Avante!.