CONCRETIZAÇÃOA conferência de imprensa de apresentação da 44.ª edição da Festa do Avante! teve lugar na Quinta da Atalaia, anteontem, dia 4. Depois de serem dados a conhecer elementos novos e aspectos fulcrais sobre esse que é o maior acontecimento político e cultural do País, os presentes foram guiados por uma breve visita ao terreno.
Alexandre Araújo, membro do Secretariado do Comité Central do PCP, deu início à conferência de imprensa que apresentou a Festa do Avante!. Desde os elementos de sempre, que se reinventam e dão àquele primeiro fim-de-semana de Setembro a sua alma tão particular, até aos novos aspectos que oferecem, anualmente, aos visitantes, agradáveis surpresas. Na edição de 2020 da Festa do Avante!, e atendendo à situação particular em que o País vive, uma atenção muito particular foi dada às medidas de protecção nos planos da higiene e de segurança, e saúde que provarão que é possível concretizar e usufruir daquele grande evento.
Esta é uma «Festa que pensamos ser uma grande afirmação e um grande estímulo à criatividade, à cultura, à arte, ao desporto, ao lazer, à intervenção política, à solidariedade e à fruição da vida, que são elementos essenciais à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores e do povo português», afirmou Alexandre Araújo. É também por essa razão e pela situação epidémica vivida pelos portugueses que a Festa assume «uma importância ainda maior», acrescentou.
O alargamento do espaço da Festa em 10 mil m2 – 30 hectares no total; três grandes palcos, mais o Avanteatro e o Cineavante, também estes ao ar livre, com lugares delimitados, com uma área alargada e com os novos assistentes de plateia; uma redução substancial da área de construção, do número de iniciativas, de restaurantes, para maior espaço de circulação, salvaguardando, no entanto, aquilo que a Atalaia tem de melhor para oferecer; e cuidados suplementares na limpeza e higienização de todos os espaços da Festa, estas são apenas algumas das novas normas introduzidas na Festa do Avante! que garantirão que a mesma se realize da melhor e mais protegida forma possível.
«Valorizamos a nossa Festa porque ela é construída da mesma forma de sempre, na base do trabalho voluntário e militante», salientou Alexandre Araújo.
Uma programação nova, com a qualidade de sempre
Madalena Santos, membro da Comissão de Espectáculos e da Direcção da Festa do Avante!, lembrou que a programação, este ano, será dedicada à cultura portuguesa e que foi dada prioridade aos artistas portugueses e aos artistas de expressão portuguesa.
O espectáculo de homenagem à Amália Rodrigues, o bloco de Jazz dedicado a Manuel Jorge Veloso com a participação da Orquestra de Jazz do Hot Clube e o espectáculo dedicado às crianças, foram alguns dos destaques frisados por Madalena Santos.
A responsável também deixou clara a preocupação do PCP com a segurança dos trabalhadores profissionais dos palcos da Festa, garantindo que as condições de higiene serão asseguradas em todos os momentos.
«Foi importante a Festa do Avante! ter dado o primeiro passo aquando do começo da epedemia. Foi fundamental, tendo em conta a nossa postura em relação ao sector cultural, às áreas das artes e do espectáculo», concluiu, não sem antes sublinhar a importâncias de assegurar aos profissionais a possibilidade de «continuarem a trabalhar, a fazer aquilo que sabem fazer, e que tanto nos é indispensável para a nossa vivência em termos humanos».
Stereossauro traz mais convidados à Festa do Avante!
No decurso da conferência de imprensa foram ainda apresentadas outras novidades. Aos convidados já anteriormente anunciados para a actuação de Stereossauro – Camané, Chullage e Ricardo Gordo – irão juntar-se ainda Carlão e Marisa Liz.