Movimento Associativo Popular retoma actividades com segurança e confiança

De­pois de terem en­cer­rado 33 mil co­lec­ti­vi­dades de cul­tura, re­creio e des­porto, e sido sus­pensas mais de 120 mil ac­ti­vi­dades, abran­gendo cerca de três mi­lhões de pes­soas, o Mo­vi­mento As­so­ci­a­tivo Po­pular vai poder re­tomar as suas ac­ções, com se­gu­rança e con­fi­ança, as­se­gura a Con­fe­de­ração Por­tu­guesa das Co­lec­ti­vi­dades de Cul­tura, Re­creio e Des­porto (CPCCRD), que, re­cen­te­mente, ela­borou um Có­digo de Con­duta, com a co­la­bo­ração da Di­recção-Geral da Saúde (DGS). O do­cu­mento já foi dis­tri­buído a nível na­ci­onal.

Nos dias 30 e 31 de Julho ti­veram lugar ses­sões de es­cla­re­ci­mento via Zoom (con­fe­rência re­mota), com de­zenas de par­ti­ci­pantes de todo o País. «Este será um pro­cesso di­nâ­mico, acom­pa­nhado pela Con­fe­de­ração e a DGS, de forma a ga­rantir toda a se­gu­rança dos di­ri­gentes e ac­ti­vistas as­so­ci­ados», re­fere a CPCCRD.

En­tre­tanto, após terem sido iden­ti­fi­cadas as perdas de re­ceitas neste pe­ríodo (395 mi­lhões de euros) e as ne­ces­si­dades para a re­toma (123 mi­lhões de euros), foram apre­sen­tadas pro­postas ao pri­meiro-mi­nistro e à mi­nistra do Tra­balho, So­li­da­ri­e­dade e Se­gu­rança So­cial, que aguardam por res­posta, adi­anta a Con­fe­de­ração.

No dia 16 de Julho, o Pre­si­dente da Re­pú­blica con­de­corou a Con­fe­de­ração como Membro Ho­no­rário da Ordem do In­fante D. Hen­rique.

 



Mais artigos de: Nacional

Loja do Cidadão do Seixal vai avançar

AU­TAR­QUIAS A Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal aprovou, dia 29 de Junho, a ad­ju­di­cação da em­prei­tada da obra da Loja do Ci­dadão do Con­celho, com um custo de mais de um mi­lhão de euros e um prazo de exe­cução de 273 dias.

Bracarenses vão pagar menos IMI por iniciativa da CDU

IN­TERVENÇÃO A Câ­mara de Braga aprovou a re­dução em três por cento, em 2021, da taxa de Im­posto Mu­ni­cipal sobre Imó­veis (IMI) apli­cável aos pré­dios ur­banos, me­dida que nasce de uma pro­posta da CDU.

CNA denuncia nova machadada no Ministério da Agricultura

Para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o desmantelamento da Direcção-Geral de Alimentação Veterinária (DGAV), pelo Ministério da Agricultura, é uma decisão «desastrosa». «De facto, são preocupantes as notícias vindas a público, no seguimento das lamentáveis declarações do...

Ponte insegura em Oliveira de Frades

A CDU recomendou à Câmara Municipal de Oliveira de Frades que garanta a segurança na ponte de Destriz. Segundo os eleitos da Coligação PCP-PEV, «há vários anos que a população» desta freguesia «reclama um gradeamento» na ponte sobre o rio Alfusqueiro, «de forma a garantir a segurança de quem...

Descarga poluente no rio Uíma

A CDU teve conhecimento que no dia 21 de Julho ocorreu mais uma descarga poluente no Rio Uíma, nas Caldas de São Jorge, Santa Maria da Feira. Segundo informações obtidas através de moradores, estas descargas ocorrem com frequência há anos e as suas origens parecem estar num afluente que vem das imediações das pedreiras...

Agressão ambiental no Funchal

Edgar Silva, Coordenador Regional do PCP na Madeira, alertou, no passado dia 28, no Caminho do Moinho, para a descarga continuada de esgotos a céu aberto para a ribeira do Vasco Gil, na Freguesia de Santo António, um «atentado à saúde pública» que acontece há mais de três meses. Segundo o dirigente, os esgotos...