Avante com a Festa!

FU­TURO A Festa do Avante! com­prova-se como a mais im­por­tante re­a­li­zação po­lí­tico cul­tural do País. Ao longo dos anos, os sec­tores re­ac­ci­o­ná­rios e obs­cu­ran­tistas sempre con­vi­veram mal com a sua re­a­li­zação, tudo fi­zeram para a im­pedir ou de­ne­grir.

A Festa do Avante! cons­titui-se como uma re­a­li­zação fun­da­mental da afir­mação da li­ber­dade, da de­mo­cracia, dos di­reitos

Re­cusas su­ces­sivas de es­paço para a re­a­lizar con­du­ziram a su­ces­sivas mu­danças de local e num ano, 1987, im­pe­diram mesmo a sua re­a­li­zação. A partir de 1990, com ter­reno firme na Ata­laia, não foi mais pos­sível usar a ne­gação de es­paço para im­pedir a sua re­a­li­zação, mas foram sendo usados os mais di­versos meios para tentar ocultar ou dis­torcer o seu con­teúdo e sig­ni­fi­cado ím­pares. No en­tanto, por con­tacto e vi­vência di­recta, ge­ra­ções de por­tu­gueses têm a per­cepção real do que é a Festa do Avante!.

Este ano, a co­berto da epi­demia e da es­tra­tégia do medo, ten­taram con­di­ci­onar a sua re­a­li­zação. Não por ra­zões de pro­tecção sa­ni­tária, que estão mais sal­va­guar­dadas na Festa do que em qual­quer praia, es­paço co­mer­cial ou rua, numa área de cerca de 300 mil me­tros qua­drados ao ar livre. Mas sim porque querem im­pedir a as­so­ci­ação das me­didas de pro­tecção sa­ni­tária à fruição da vida nas suas vá­rias di­men­sões, para as pes­soas de todas as idades, vital para a sua saúde e o seu bem-estar.

Gos­ta­riam de se apro­veitar do vírus para pôr em causa os di­reitos po­lí­ticos, sin­di­cais e so­ciais al­can­çados com o 25 de Abril. Querem im­pedir que se faça ouvir a voz, com a força da par­ti­ci­pação, da­queles, com des­taque para o PCP, que cri­ticam a si­tu­ação dum País do­mi­nado pelo grande ca­pital e pelas im­po­si­ções da União Eu­ro­peia, que de­nun­ciam a si­tu­ação criada aos tra­ba­lha­dores, aos re­for­mados, aos jo­vens, aos micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios. que apontam a pers­pec­tiva e as­sumem o com­pro­misso da luta por uma vida me­lhor e uma so­ci­e­dade mais justa.

E esta pulsão an­ti­de­mo­crá­tica mal dis­far­çada fica com­ple­ta­mente à vista, quando, ao mesmo tempo que tudo fazem para im­pedir a re­a­li­zação da Festa, mentem in­sis­tindo na ideia que os fes­ti­vais estão proi­bidos e fingem não ver o que se passa, e bem, no País: de­zenas de fes­ti­vais e es­pec­tá­culos que se estão a re­a­lizar, ao ar livre ou em es­paços fe­chados como o Campo Pe­queno; praias cheias, in­cluindo com tu­ristas es­tran­geiros; cen­tros co­mer­ciais a fun­ci­onar; as ac­ti­vi­dade re­li­gi­osas re­to­madas, no­me­a­da­mente a pe­re­gri­nação de Agosto em Fá­tima com muitos mi­lhares de par­ti­ci­pantes. Como fingem não ver o que se pers­pec­tiva em termos de de­sen­vol­vi­mento das di­versas ac­ti­vi­dades, a co­meçar pelo início do ano lec­tivo de forma pre­sen­cial e con­ti­nu­ando com provas de au­to­mo­bi­lismo e mo­to­ci­clismo.

Nos úl­timos dias voltou a in­ten­si­ficar-se esta cam­panha, com os mais di­versos pro­ta­go­nistas re­ac­ci­o­ná­rios, no­me­a­da­mente o pre­si­dente do PSD, Rui Rio, uti­li­zando as com­pa­ra­ções mais ri­dí­culas de es­tá­dios em que se re­a­lizam ac­ti­vi­dades des­por­tivas e cul­tu­rais 8 a 20 vezes mais pe­quenos que o ter­reno onde se re­a­liza a Festa do Avante!, numa acção que pros­segue, or­ques­trada e ar­ti­cu­lada a vá­rios ní­veis e que en­volve trans­formar as es­tru­turas ad­mi­nis­tra­tivas sa­ni­tá­rias, a quem cabe pro­nun­ciar-se sobre ques­tões de saúde, em en­ti­dades que ca­rimbem a pro­pa­ganda, a ca­lúnia e a dis­cri­mi­nação, vi­o­lando a lei e a Cons­ti­tuição, numa linha que aliás já levou o Tri­bunal Cons­ti­tu­ci­onal a re­vogar de­ci­sões ar­bi­trá­rias to­madas in­vo­cando mal a pro­tecção da saúde.

A Festa do Avante! de 2020 tem o re­levo de todas as Festas an­te­ri­ores, mas as­sume agora, quer a Festa em geral, quer o seu prin­cipal acto po­lí­tico – o co­mício de do­mingo, 6 de Se­tembro – uma im­por­tância acres­cida. Tem a di­mensão po­lí­tica, cul­tural, de con­vívio, ami­zade e so­li­da­ri­e­dade e, quando se de­sen­volvem estas ac­ções dis­cri­mi­na­tó­rias e an­ti­de­mo­crá­ticas, quando se in­cen­tivam e va­lo­rizam as ac­ções de grupos de ex­trema-di­reita, a Festa do Avante! cons­titui-se como uma re­a­li­zação fun­da­mental da afir­mação da li­ber­dade, da de­mo­cracia, dos di­reitos so­ciais, la­bo­rais e po­lí­ticos, do di­reito a ter voz sem que a calem, que são va­lores co­muns aos co­mu­nistas e a muitos ou­tros de­mo­cratas.

Face às cam­pa­nhas em curso e às ini­ci­a­tivas pro­vo­ca­tó­rias que se po­derão ainda se­guir, com a res­pon­sa­bi­li­dade que de­corre de uma His­tória de quase 100 anos de luta pela li­ber­dade e a de­mo­cracia, pelos di­reitos dos tra­ba­lha­dores e do povo, re­sis­tindo hoje a in­ti­mi­da­ções e chan­ta­gens, abrindo o ca­minho que Por­tugal pre­cisa, o PCP, os seus mi­li­tantes e amigos vão cons­truir a Festa.

Para a se­mana, com mais es­paço, se­gu­rança e con­fi­ança, lá es­ta­remos, do Cabo à Ata­laia, com Abril, pelo fu­turo.




Mais artigos de: Festa do Avante!

Providência cautelar não tem fundamento

Para o PCP, a providência cautelar contra a realização da Festa do Avante!, entregue no Tribunal do Seixal por um empresário com conhecidas ligações ao PSD, «é desprovida de qualquer fundamento, só justificável pelo que visa de animação artificial da campanha reaccionária» contra o evento. «A invocação de que os...

Música livre, complexa, mas acessível pela Orquestra de Jazz do Hot Clube

HO­ME­NAGEM «Res­peitar e ho­me­na­gear o que era cen­tral na ac­ti­vi­dade do Ma­nuel Jorge Ve­loso: o amor e a ad­mi­ração por esta mú­sica livre, com­plexa, mas aces­sível a todos os pú­blicos», eis o que o pú­blico pode es­perar da ac­tu­ação da Or­questra de Jazz do Hot Clube na Festa do Avante!. Quem o re­vela em en­tre­vista é a di­recção do his­tó­rico Clube, que desde o seu início as­sumiu como missão a di­vul­gação dessa «lin­guagem uni­versal» que é o jazz. Em palco es­tarão ex­ce­lentes mú­sicos com um re­per­tório que in­te­grará temas de um dos grandes com­po­si­tores da his­tória do Jazz, Charles Mingus.

«Colocou-se um fim, mas a música continua para além de nós»

DES­PE­DIDA Os Dead Combo têm o fim anun­ciado e para a des­pe­dida estão a pre­parar, se­gundo Tó Trips, um «big con­certo» para a Festa do Avante!, que cons­titui um exemplo de como de pode or­ga­nizar grandes eventos em se­gu­rança.

«O público precisa de “comida para a alma”»

AVANÇAR Ar­queó­logo so­noro da mú­sica por­tu­guesa e cons­trutor de pontes com vá­rios es­tilos e pro­ta­go­nistas, Ste­re­os­sauro vai estar este ano na Festa do «Avante!», que na sua opi­nião con­tribui para re­ac­tivar a cul­tura e «ali­mentar a alma» do pú­blico.

Na maior Festa do País cabe Portugal de lés a lés

REGIÕES Três dias não chegam para co­nhecer tudo o que as or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais do PCP apre­sentam na Festa, seja a gas­tro­nomia, o ar­te­sa­nato ou a in­ter­venção po­lí­tica? Talvez... Mas mais vale tentar.

Tudo o que precisa de saber para viver a Festa em pleno

VIVER A uma se­mana e pouco do seu início, ul­timam-se os pre­pa­ra­tivos da Festa do Avante!, cuja re­a­li­zação, pelo con­texto em que ocorre, as­sume um sig­ni­fi­cado e re­le­vância ainda mai­ores.

Erguê-la, este ano, im­plicou não des­curar os mais ín­fimos por­me­nores, bem como a ob­ser­vância de um con­junto de normas e pro­ce­di­mentos no sen­tido de ga­rantir as ne­ces­sá­rias con­di­ções de pro­tecção.

Sempre di­fe­rente na di­ver­si­dade da sua oferta cul­tural, mas sempre única no am­bi­ente de fra­terna ami­zade e ca­ma­ra­dagem que a ca­rac­te­riza, a edição de 2020 será assim, uma vez mais, uma ex­pe­ri­ência única, a viver com ale­gria.

Promover a Festa

A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) pintou, no passado dia 19, em Lisboa, um mural de afirmação da Festa do Avante!. O exercício de liberdade de expressão e de propaganda política, junto à praça Marquês de Pombal, por onde passam todos os dias milhares de pessoas....

Faltam 8 dias...

No terreno – maior, mais arborizado e com melhores condições – muito há ainda para ultimar: limpar o terreno, aplicar e pintar madeiras, esticar toldos, ultimar pontos de água e electricidade, entre muitas outras tarefas. Destaque ainda para a promoção da Festa e para a venda da EP.

Abertura oficial

A abertura oficial da Festa do Avante!, no dia 4 de Setembro, às 19h00, não decorrerá num espaço físico. A intervenção do Secretário-geral do PCP será transmitida pelo sistema sonoro e pelos ecrãs gigantes distribuídos em todo o recinto. As portas do maior evento político-cultural realizado no nosso País abrem, na...