Facções adversárias na Líbia anunciam novo cessar-fogo no país

O chefe do Go­verno de Acordo Na­ci­onal (GAN) com sede em Trí­poli, Fayez Sarraj, e o pre­si­dente do Par­la­mento de To­bruk, Aguila Saleh, anun­ci­aram no dia 21 um cessar-fogo no ter­ri­tório da Líbia.

Sarraj or­denou que todas as suas forças mi­li­tares cessem fogo e as ope­ra­ções ter­res­tres ime­di­a­ta­mente, se­gundo um co­mu­ni­cado que su­gere a cri­ação de zonas des­mi­li­ta­ri­zadas nas zonas de Sirte e Al Jufra. «A im­ple­men­tação de um amplo cessar-fogo re­quer que as re­giões de Sirte e Al Jufra sejam des­mi­li­ta­ri­zadas e que as forças de ambos os lados che­guem a acordos sobre se­gu­rança», pre­cisa a nota.

Saleh, por sua parte, também em co­mu­ni­cado, de­clarou que o acordo de tré­guas deve re­sultar na re­ti­rada de todas as forças es­tran­geiras da Líbia. «Este cessar-fogo fecha o ca­minho a qual­quer in­ter­venção mi­litar e deve con­duzir à ex­pulsão de todos os mer­ce­ná­rios e à dis­so­lução de todas as mi­lí­cias e res­ta­be­lecer a so­be­rania na­ci­onal na sua ple­ni­tude», des­tacou.

A re­pre­sen­tante es­pe­cial in­te­rina para a Líbia do se­cre­tário-geral da ONU, Stephanie Wil­liams, aplaudiu o acordo entre as duas fac­ções. Ma­ni­festou a es­pe­rança de que o cessar-fogo seja as­se­gu­rado ra­pi­da­mente pela Co­missão Mi­litar Con­junta 5 + 5 e «com a re­ti­rada de todas as forças es­tran­geiras e os mer­ce­ná­rios do ter­ri­tório líbio». E instou a ambas as partes do con­flito que ga­rantam o rá­pido re­co­meço da pro­dução e da ex­por­tação de pe­tróleo.

Vá­rios países sau­daram o acordo de cessar-fogo.

O Mi­nis­tério dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros da Itália ex­pressou a sua sa­tis­fação. A Ale­manha também se ma­ni­festou e uma porta-voz do go­verno alemão, Maria Ade­bahr, disse que Berlim es­pera que «todos os ac­tores en­vol­vidos con­ti­nuem a ac­tuar com es­pí­rito cons­tru­tivo neste pro­cesso». Em Mos­covo, uma fonte di­plo­má­tica russa apelou ao fim das hos­ti­li­dades e ao co­meço do pro­cesso po­lí­tico. No Cairo, o ga­bi­nete do pre­si­dente Ab­del­fatah Sisi con­si­derou as de­cla­ra­ções sobre o cessar-fogo um passo im­por­tante para a re­so­lução po­lí­tica do con­flito na Líbia.




Mais artigos de: Internacional

Venezuela valoriza eleições legislativas

VE­NE­ZUELA Ni­colás Ma­duro atribui grande im­por­tância às elei­ções par­la­men­tares de 6 de De­zembro e prevê que as forças bo­li­va­ri­anas e cha­vistas al­can­çarão uma grande vi­tória e con­quis­tarão a mai­oria dos as­sentos no novo par­la­mento.

EUA e oposição preparam golpe de força na Nicarágua

SUB­VERSÃO Washington e grupos opo­si­tores da Ni­ca­rágua pre­param-se para tor­pe­dear as elei­ções ge­rais no país, mar­cadas para No­vembro de 2021, foi de­nun­ciado em Ma­nágua. Os EUA querem der­rubar pela força a Frente San­di­nista.

China, Cuba e Rússia avançam com vacinas contra a COVID-19

Diversos países anunciaram avanços no desenvolvimento de vacinas contra a COVID-19, que se encontram em diferentes fases clínicas. Em Moscovo, o ministro da Saúde, Mikail Murashko, afirmou na terça-feira, 25, que o recrutamento de voluntários para os ensaios posteriores ao registo da primeira vacina russa, a Sputnik V,...

Israel bombardeou Gaza ao longo de mais de 10 dias

BLO­QUEIO O blo­queio im­posto desde 2007 por Is­rael, com a cum­pli­ci­dade do Egipto «afunda a eco­nomia de Gaza, as­fixia a vida quo­ti­diana dos ha­bi­tantes, gera uma es­piral de de­sem­prego e po­breza e isola a po­pu­lação», de­nuncia o MPPM. Neste Agosto, Is­rael bom­bar­deou Gaza ao longo de mais de 10 dias.

Kenosha não é na Bielorrússia

Lusa Mais uma vez, houve um telemóvel que filmou o que, de outra forma, seria certamente desmentido: Jacob Blake, um afro-americano de 29 anos, tinha acabado de separar duas mulheres envolvidas numa discussão e voltava, desarmado, para o carro, onde os três filhos o esperavam, quando um...