Cuba adere a tratado de amizade com países do Sudeste Asiático

CO­O­PERAÇÃO A As­so­ci­ação de Países do Su­deste Asiá­tico (ASEAN) aprovou a adesão de Cuba ao Tra­tado de Ami­zade e Co­o­pe­ração da or­ga­ni­zação. A me­dida abre novas áreas de co­o­pe­ração entre o Su­deste Asiá­tico e Cuba.

Me­dida vai alargar co­o­pe­ração entre Cuba e países da ASEAN

O mi­nistro dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros de Cuba, Bruno Ro­drí­guez, con­gra­tulou-se, no dia 12, com a adesão do seu país ao Tra­tado de Ami­zade e Co­o­pe­ração da As­so­ci­ação de Países do Su­deste Asiá­tico (ASEAN).

Ao mesmo tempo que agra­deceu a de­cisão dos 10 países que formam a ASEAN de aceitar o pe­dido de adesão de Ha­vana, o go­ver­nante cu­bano as­se­gurou que a me­dida per­mi­tirá o apro­fun­da­mento dos vín­culos com a pres­ti­giada or­ga­ni­zação e a am­pli­ação das áreas de co­la­bo­ração com o Su­deste da Ásia.

A adesão foi apro­vada du­rante a 53.ª reu­nião de mi­nis­tros das Re­la­ções Ex­te­ri­ores da as­so­ci­ação, ce­le­brada na se­mana pas­sada, na mo­da­li­dade de vi­de­o­con­fe­rência e com Hanói como centro, por o Vi­et­name exercer este ano a pre­si­dência ro­ta­tiva da ASEAN.

O anúncio foi feito pelo vice-pri­meiro-mi­nistro e mi­nistro dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros do Vi­et­name, Pham Binh Minh.

A em­bai­xa­dora cu­bana em Hanói, Li­anys Torres, disse à Prensa La­tina que a adesão do país ca­ri­benho ao tra­tado apro­funda a ins­ti­tu­ci­o­na­li­zação das suas re­la­ções com a ASEAN e «abre novas áreas de co­o­pe­ração entre o Su­deste Asiá­tico e Cuba». Com al­guns dos países do bloco, Ha­vana mantém re­la­ções di­plo­má­ticas há 60 anos. «No plano bi­la­teral, temos já co­o­pe­rado com os países da ASEAN no en­fren­ta­mento de de­sas­tres na­tu­rais e em áreas como edu­cação, saúde, for­mação de re­cursos hu­manos e des­porto, entre ou­tras. No âm­bito mul­ti­la­teral, temos con­cer­tado po­si­ções sobre di­fe­rentes temas de in­te­resse comum da agenda in­ter­na­ci­onal», lem­brou a em­bai­xa­dora Li­anys Torres. E re­alçou que os mem­bros da ASEAN e esta in­flu­ente or­ga­ni­zação re­gi­onal, jun­ta­mente com a imensa mai­oria da co­mu­ni­dade in­ter­na­ci­onal, têm apoiado in­va­ri­a­vel­mente a re­so­lução anual da As­sem­bleia geral da ONU que pede o fim do blo­queio dos Es­tados Unidos contra Cuba.




Mais artigos de: Internacional

Washington agrava relações com Pequim

DI­FAMAÇÃO A China de­plorou o afã dos Es­tados Unidos em di­famar as forças ar­madas chi­nesas com um re­la­tório que des­virtua a es­tra­tégia de de­fesa do país asiá­tico.

Venezuela prepara eleições democráticas e Estados Unidos aplicam novas sanções

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou na segunda-feira, 14, que estão concluídos os cadernos eleitorais tendo em vista as eleições parlamentares de 6 de Dezembro próximo. Foram registados 20 milhões, 710 mil e 421 cidadãos eleitores. A presidente da CNE, Indira Alfonzo, revelou que se cumpriram todas...

China e Índia concordam em reduzir tensões fronteiriças

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Li, e o seu homólogo da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, assinaram no dia 10, em Moscovo, um comunicado conjunto em que expressam a sua vontade de reduzir a tensão em regiões fronteiriças entre os dois países asiáticos. No texto, os dois responsáveis concordam em que «a...

Pós-surrealismo

Esta semana, o jornalista Bob Woodward divulgou vários excertos das gravações das suas conversas com Trump durante o mês de Agosto. O jornalista que ajudou a derrubar Nixon com o seu trabalho no caso Watergate, poderia justificadamente ter esperado que o conteúdo das gravações forçasse a...