Comemoração com os olhos no futuro

«Será a uni­dade entre todos os tra­ba­lha­dores, o tomar nas nossas mãos a de­fesa e va­lo­ri­zação do tra­balho e dos tra­ba­lha­dores, que pos­si­bi­li­tará a con­quista de um País de­sen­vol­vido e so­be­rano», sa­li­entou a Se­cre­tária-geral da CGTP-IN, no dia 1, evo­cando «uma his­tória de que nos or­gu­lhamos, que afir­mamos e pro­jec­tamos com os va­lores de Abril no fu­turo de Por­tugal».

Isabel Ca­ma­rinha in­ter­veio no jantar-con­vívio re­a­li­zado nas ins­ta­la­ções da Fun­dação Inatel, na Costa da Ca­pa­rica, onde se reu­niram «aqueles que já as­su­miram ta­refas no mo­vi­mento sin­dical, tra­ba­lha­dores e di­ri­gentes, e os que hoje, re­pre­sen­tantes de todos os tra­ba­lha­dores nos sin­di­catos, uniões e fe­de­ra­ções, de­sem­pe­nham esta de­sa­fi­ante e es­ti­mu­lante ac­ti­vi­dade de os es­cla­recer, ouvir, or­ga­nizar e mo­bi­lizar para a luta pelos di­reitos, pela jus­tiça so­cial, pela trans­for­mação».

No âm­bito da ce­le­bração do cin­quen­te­nário, a con­fe­de­ração pu­blicou no seu site o do­cu­men­tário «Mar­camos o tempo com a luta de quem tra­balha», de Luiz Sena (Ou­tubro de 2019). Na Praça Luís de Ca­mões, em Lisboa, per­ma­nece até dia 15 a ex­po­sição inau­gu­rada a 28 de Se­tembro. Ou­tras ini­ci­a­tivas das di­versas es­tru­turas do mo­vi­mento sin­dical uni­tário vão ce­le­brar os 50 anos da In­ter­sin­dical, cuja im­por­tância fora já su­bli­nhada no 14.º Con­gresso da cen­tral, em Fe­ve­reiro.

A efe­mé­ride foi as­si­na­lada pelo Pre­si­dente da Re­pú­blica, que anun­ciou dia 1 a de­cisão de atri­buir à CGTP-IN o tí­tulo de Membro Ho­no­rário da Ordem do In­fante D. Hen­rique, pelo pre­si­dente da As­sem­bleia da Re­pú­blica (que pu­blicou no site do Par­la­mento uma men­sagem de sau­dação) e pelo pri­meiro-mi­nistro (pu­bli­cação na rede so­cial Twitter, ci­tada pela agência Lusa).

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Valorização do trabalho nas IPSS exigida na sede da CNIS

LUTA Os tra­ba­lha­dores das ins­ti­tui­ções par­ti­cu­lares de so­li­da­ri­e­dade so­cial têm sido muito fa­lados, como ou­tros da «linha da frente», mas sem re­flexo nas suas con­di­ções de tra­balho e de vida.

Origens do Dia do Professor são válidas e actuais

A recomendação da Unesco e da OIT sobre o Estatuto do Professor, aprovada a 5 de Outubro de 1966 e que está na origem da celebração do Dia Mundial do Professor, desde 1994, mantém «actualidade e validade», pois «reconhece o papel essencial dos professores no progresso da educação e a...

Frente Comum decide amanhã

Estão convocados para amanhã, dia 9, a Cimeira e o Plenário da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, que deverão discutir e aprovar a Proposta Reivindicativa Comum para 2021 e as principais linhas de intervenção e luta para os próximos tempos, incluindo o curso das negociações iniciadas pelo Governo no dia...

Em luta no dia 14

Os trabalhadores com funções de inspecção veterinária e sanitária da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária começam no dia 14 uma greve ao trabalho que ultrapassa a duração diária de trabalho e ao trabalho suplementar em dias de descanso e feriados.No dia 14, às 11h00, em Lisboa, frente ao Ministério do Trabalho,...