SEIXAL Terminal encerrado

De uma se­mana para a outra, a Trans­tejo e o Go­verno anun­ci­aram que vão in­ter­romper por 45 dias, para obras na área de ma­nobra para acos­tagem dos na­vios e no pontão de acos­tagem, a li­gação flu­vial entre o Seixal e Lisboa. Ora, para a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal (DORS) do PCP, «não é acei­tável que uma em­presa com esta função e esta im­por­tância tome tal de­cisão sem a ter pon­de­rado e pla­neado em ar­ti­cu­lação com a Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal nem com a Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa».

«Tão pouco é acei­tável que o Go­verno per­mita uma si­tu­ação desta gra­vi­dade», acres­centa ainda a DORS, para quem era «ab­so­lu­ta­mente exi­gível in­formar atem­pa­da­mente os utentes e os lo­jistas do ter­minal flu­vial e tratar de en­con­trar uma al­ter­na­tiva, de­sig­na­da­mente um cais de acos­tagem pro­vi­sório, e não a subs­ti­tuição do trans­porte flu­vial pelo alu­guer de au­to­carros para efec­tuar o trans­bordo entre o Seixal e Ca­ci­lhas».

Em nota, o ga­bi­nete de im­prensa da DORS in­forma ainda que, con­fron­tado com a si­tu­ação, o PCP, através do seu Grupo Par­la­mentar na As­sem­bleia da Re­pú­blica, pediu ao Go­verno ex­pli­ca­ções sobre a au­sência de co­mu­ni­cação prévia e ar­ti­cu­lação com a au­tar­quia e sobre a des­con­si­de­ração pelo im­pacto que a in­ter­rupção do ser­viço pro­voca na vida quo­ti­diana dos utentes.

O Par­tido ques­ti­onou igual­mente o exe­cu­tivo sobre se pre­tende cor­rigir a si­tu­ação, no­me­a­da­mente dando «ori­en­ta­ções à Ad­mi­nis­tração da Trans­tejo para sus­pender o início das obras no cais flu­vial até que es­teja en­con­trada uma al­ter­na­tiva de ser­viço pro­vi­sório na área li­mí­trofe do cais de em­barque do Seixal, no­me­a­da­mente uti­li­zando o an­tigo ter­minal».



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