Município de Palmela aprova «maior investimento de sempre»

AU­TAR­QUIAS A Câ­mara Mu­ni­cipal de Pal­mela (CMP) aprovou o or­ça­mento e as grandes op­ções do plano (GOP) para 2021. A au­tar­quia já con­cluiu, ou tem em con­clusão, um im­por­tante con­junto de ac­ções no âm­bito do Por­tugal 2020.

Novos e im­por­tantes pro­jectos de fu­turo

Apro­vado com os votos fa­vo­rá­veis da mai­oria CDU, abs­tenção dos eleitos do PS e do Mo­vi­mento In­de­pen­dente pela Mu­dança (MIM) e voto contra da Co­li­gação Pal­mela Mais (PSD/​CDS), no dia 9 de De­zembro, o or­ça­mento do pró­ximo ano «con­cre­tiza com­pro­missos de man­dato e lança novos e im­por­tantes pro­jectos de fu­turo, apre­sen­tando o maior in­ves­ti­mento de sempre», in­forma a CDU, em nota de im­prensa di­vul­gada no dia 14 de De­zembro.

O or­ça­mento apro­vado tem um valor global de 54,8 mi­lhões de euros, apre­sen­tando um au­mento de 15,8 por cento face ao ini­cial de 2020, cor­res­pon­dendo 45,8 mi­lhões às GOP.

«Este do­cu­mento con­si­dera uma atenção es­pe­cial à si­tu­ação so­cial e eco­nó­mica do País, com apoios e me­didas para as fa­mí­lias, para o te­cido eco­nó­mico mais fra­gi­li­zado, para os bom­beiros e para o mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo», anuncia a Co­li­gação PCP-PEV, dando conta da apro­vação de «be­ne­fí­cios fis­cais», como a baixa do IMI, pelo nono ano con­se­cu­tivo, e a isenção da der­rama para as micro e pe­quenas em­presas cujo vo­lume de ne­gó­cios não ul­tra­passe os 150 mil euros.

As áreas pri­o­ri­tá­rias de in­ves­ti­mento são a edu­cação, o am­bi­ente, a acção so­cial, as infra-es­tru­turas e trans­portes, o tu­rismo e a eco­nomia local, a cul­tura e o des­porto. Entre os pro­jectos de grande en­ver­ga­dura que o mu­ni­cípio tem em curso des­taca-se a am­pli­ação e re­qua­li­fi­cação das es­colas de Aires, Águas de Moura, An­tónio Matos, For­tuna, Brejos do Assa, a se­gunda fase da eco­pista de Pi­nhal Novo e a ci­clovia de Quinta do Anjo, a re­qua­li­fi­cação da Es­trada dos Quatro Cas­telos (1.ª fase) e a cons­trução do Pa­vi­lhão Des­por­tivo Co­berto de Po­ceirão.

Ma­triz es­tra­té­gica
Des­taque ainda para o avanço de pro­cessos de ma­triz es­tra­té­gica que con­gregam a par­ti­ci­pação dos agentes so­ciais e eco­nó­micos lo­cais, que po­ten­ciam o de­sen­vol­vi­mento so­cial, a atracção de in­ves­ti­mento e a cri­ação de em­prego. São disso exemplo a re­visão da Carta Edu­ca­tiva, a dis­cussão pú­blica da re­visão do Plano Di­rector Mu­ni­cipal, a im­ple­men­tação da Es­tra­tégia Local de Ha­bi­tação, a Ope­ração de Re­a­bi­li­tação Ur­bana do Centro His­tó­rico de Pal­mela, a con­clusão do POMAR – Plano Ope­ra­ci­onal Mu­ni­cipal para a Ali­men­tação Re­si­li­ente ou a cons­trução do Plano Local de Adap­tação às Al­te­ra­ções Cli­má­ticas.

A CDU va­lo­riza, também, a aposta no re­forço dos pro­cessos de par­ti­ci­pação da po­pu­lação e dos tra­ba­lha­dores do mu­ni­cípio como o «Eu Par­ti­cipo!», a par­tilha de res­pon­sa­bi­li­dades na re­so­lução de ques­tões que não foram re­sol­vidas pelo Go­verno, como a in­ter­venção de na­tu­reza es­tru­tural para evitar der­ro­cadas nas en­costas do Cas­telo, a Re­gu­la­ri­zação da Ri­beira da Sal­guei­rinha e a Uni­dade de Saúde Fa­mi­liar de Pi­nhal Novo Sul. Por seu lado, serão con­cre­ti­zados o novo posto para a GNR em Po­ceirão, o Pa­vi­lhão Des­por­tivo para a Se­cun­dária de Pal­mela e a re­ti­rada do ami­anto nas EB 2,3 Her­me­ne­gildo Ca­pelo, em Pal­mela, e José Maia dos Santos, no Pi­nhal Novo.

 



Mais artigos de: Nacional

Investimentos importantes para Loures e Sobral de Monte Agraço

Aprovado no dia 2 de Dezembro, o orçamento da Câmara Municipal de Loures (CML), no valor de cerca de 176,8 milhões de euros, contempla «um conjunto de importantes investimentos» em áreas como educação, saúde, ambiente, vias rodoviárias e infra-estruturas de saneamento. Bernardino Soares, presidente da autarquia,...