PEV quer reforçar o combate à violência doméstica

Na vés­pera do «Dia dos Na­mo­rados», o Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV) en­tregou um pro­jecto de re­so­lução onde re­co­menda ao Go­verno que apre­sente um re­la­tório à As­sem­bleia da Re­pú­blica, num prazo de 120 dias, que de­talhe a forma como a vi­o­lência do­més­tica é abor­dada em meio es­colar, nos di­fe­rentes ní­veis de en­sino.

O Exe­cu­tivo PS de­verá ainda pro­mover uma cam­panha de pre­venção da vi­o­lência do­més­tica, en­quanto du­rarem as me­didas de pre­venção e com­bate à COVID-19, que torne claro a sua na­tu­reza de crime pú­blico e de vi­o­lação de di­reitos hu­manos, bem como as formas de au­xílio às ví­timas de vi­o­lência do­més­tica.

Como sa­li­enta o PEV, o crime de vi­o­lência do­més­tica «con­tinua a estar so­bre­ma­neira pre­sente na nossa so­ci­e­dade, re­sul­tando daí um nú­mero muito con­si­de­rável de ví­timas, crime he­di­ondo, que atenta de uma forma ab­so­luta contra os di­reitos hu­manos».

Os eco­lo­gistas têm aler­tado re­cor­ren­te­mente para o facto de «muitas si­tu­a­ções de vi­o­lência do­més­tica se pro­lon­garem de­vido ao facto de a ví­tima não ter forma de sub­sis­tência e estar de­pen­dente, a esse nível, do ofensor».




Mais artigos de: Nacional

CDU lança campanha em defesa da água pública

AM­BI­ENTE «Erros, des­culpas, ta­rifas, men­tiras. Basta» é o lema da cam­panha que a CDU está a pro­mover para re­verter a cri­ação da em­presa Águas do Alto Minho e de­volver a gestão das redes de água e sa­ne­a­mento aos mu­ni­cí­pios da re­gião.

MDM assinala 14 anos da aprovação da IVG

IGUAL­DADE Na pas­sagem dos 14 anos da apro­vação, através de um re­fe­rendo, da In­ter­rupção Vo­lun­tária da Gra­videz (IVG), o Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) des­tacou o tra­balho dos pro­fis­si­o­nais de saúde para ga­rantir esse di­reito.

Loures aprova requalificação da Frente Ribeirinha do Tejo

IN­TERVIR A As­sem­bleia Mu­ni­cipal (AM) de Loures aprovou o pro­cesso de fi­nan­ci­a­mento para a obra de re­qua­li­fi­cação da Frente Ri­bei­rinha do Tejo, que terá um in­ves­ti­mento de seis mi­lhões de euros.

«Branqueamento» das contas públicas em Almada

Os eleitos da CDU na Câmara de Almada (CMA) solicitaram esclarecimentos sobre uma aplicação financeira de 20 milhões de euros, realizada pelo município no final de Dezembro de 2020. Pretendia-se saber a data da constituição da aplicação, o banco junto do qual foi contratado, o prazo de vigência e a taxa de juro. Em...

PS chumba reforço de meios e recursos para a USP do ACES Loures-Odivelas

A maioria PS na Câmara Municipal de Odivelas chumbou uma moção, apresentada pelos vereadores da CDU, onde se solicitava o reforço dos meios e recursos da Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Loures-Odivelas para o combate à COVID-19. «O município de Odivelas e os odivelenses não...

Litoral Alentejano exige «rapidez na execução» de projectos da ferrovia e rodovia

Os autarcas dos cinco municípios do Litoral Alentejano manifestaram preocupação com os atrasos dos investimentos nas ligações ferroviárias e rodoviárias na região e exigiram ao Governo «rapidez na execução dos projectos». «A segurança das populações e o desenvolvimento económico dos concelhos não podem ser afectados...

Porto aprova revisão das tarifas de água

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira, 15, com os votos contra do grupo municipal «Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido», uma proposta da CDU para que a Câmara Municipal (CMP) adopte as medidas necessárias para a revisão das tarifas do serviço de abastecimento e saneamento de águas residuais que «se...