JCP prepara 12.º Congresso ligado à luta da juventude

IN­TERVIR Sob o lema «Mil lutas no ca­minho de Abril. Or­ga­nizar. Trans­formar», a JCP vai re­a­lizar nos dias 15 e 16 de Maio, no Ateneu Ar­tís­tico Vi­la­fran­quense, em Vila Franca de Xira, o seu 12.º Con­gresso.

De­sen­volver a luta da ju­ven­tude

O Con­gresso é o órgão má­ximo da JCP e cons­titui, em todas as suas di­men­sões, o mo­mento alto da vida da JCP e da ju­ven­tude por­tu­guesa. «A pre­pa­ração e cons­trução do 12.º Con­gresso é parte in­te­grante das mil lutas que temos pela frente e quem se junta é mais uma ala­vanca, é mais um ponto de apoio nas es­colas, nas em­presas ou no bairro. Or­ga­niza-te para trans­formar», apela a JCP, su­bli­nhando que a par­ti­ci­pação na «cons­trução do Con­gresso» é dar «um con­tri­buto fun­da­mental para o de­sen­vol­vi­mento da luta da ju­ven­tude em torno dos seus pro­blemas con­cretos, para a linha e ori­en­tação, para a acção dos jo­vens co­mu­nistas em Por­tugal».

En­tre­tanto, a Di­recção Na­ci­onal da JCP aprovou, no dia 30 de Ja­neiro, o Pro­jecto de Re­so­lução Po­lí­tica do Con­gresso, um «va­lioso ins­tru­mento de aná­lise sobre os pro­blemas com que o País e a ju­ven­tude estão con­fron­tados e de re­flexão sobre a in­ter­venção» dos jo­vens co­mu­nistas nos úl­timos quatro anos.

Exige-se, agora, «o con­tri­buto e em­penho de todos os mi­li­tantes» da JCP, tendo em conta que «a partir da dis­cussão em cada co­lec­tivo e or­ga­ni­zação, não dis­pen­sando a con­tri­buição in­di­vi­dual, as re­fle­xões, opi­niões e pro­postas dos ca­ma­radas são im­pres­cin­dí­veis para o en­ri­que­ci­mento do do­cu­mento». «A dis­cussão deste do­cu­mento é a dis­cussão dos pro­blemas da ju­ven­tude, da sua vida, dos seus an­seios e pre­o­cu­pa­ções, é a dis­cussão sobre ca­mi­nhos a tri­lhar para o re­forço da JCP e da luta, pelo que se alarga o apelo ao de­sen­vol­vi­mento de ou­tros jo­vens que, não sendo mi­li­tantes da JCP, con­nosco lutam di­a­ri­a­mente», afirmam os jo­vens co­mu­nistas, con­cluindo: «Com o em­penho, a ale­gria e ca­ma­ra­dagem de todos, cons­truímos as mil lutas no ca­minho de Abril!».

En­con­tros Re­gi­o­nais
No sá­bado, 20, o Centro de Tra­balho de Se­túbal do PCP aco­lheu o 16.º En­contro Re­gi­onal de Se­túbal da JCP. Du­rante toda a tarde, os jo­vens co­mu­nistas fi­zeram o ba­lanço da ac­ti­vi­dade da JCP desde o úl­timo en­contro e de­fi­niram as li­nhas de tra­balho e in­ter­venção para os pró­ximos anos.

No pró­ximo sá­bado, 27, no Mer­cado de Cul­turas, Ar­roios, re­a­liza-se o 19.º En­contro Re­gi­onal de Lisboa. A JCP propõe-se chegar a este En­contro com «ainda mais mi­li­tantes, mais jo­vens or­ga­ni­zados, mais co­lec­tivos da JCP e con­se­quen­te­mente mais força, a força da ju­ven­tude».

 



Mais artigos de: Nacional

MDM comemora Dia Internacional da Mulher

SO­CI­E­DADE O Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) vai as­si­nalar o Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher em 2021 sob o lema «Não há des­culpa para re­tro­cessos. Viver di­reitos, vencer vi­o­lên­cias».

Água mais cara nos municípios onde foi privatizada

AM­BI­ENTE O Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» ques­ti­onou o Go­verno sobre o au­mento do custo da água em mu­ni­cí­pios onde foi pri­va­ti­zada. Em Ponte de Lima, a CDU exigiu que a gestão da água volte para o do­mínio dos mu­ni­cí­pios.

CNA debate importância da Agricultura Familiar

SO­BE­RANIA Amanhã, 26 de Fe­ve­reiro, a Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA), no seu 43.º ani­ver­sário, pro­move um de­bate on­line in­ti­tu­lado «For­ta­lecer a Agri­cul­tura Fa­mi­liar com es­ta­tuto e com di­reitos».

CPPC e CGTP-IN preparam Encontro pela Paz

Uma delegação da Direcção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), composta por Ilda Figueiredo, Filipe Ferreira, Carlos Carvalho e Joaquim Mesquita, esteve reunida, no dia 18 de Fevereiro, na sede da CGTP-IN, com Isabel Camarinha e João Barreiros, respectivamente,...

Pelo reconhecimento do Estado da Palestina!

Correspondendo a uma iniciativa do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), dezenas de personalidades dos mais variados sectores da vida portuguesa – entre os quais professores, sindicalistas, homens e mulheres da cultura, juristas, dirigentes...