Festival Liberdade lança campanha

CULTURA «Não há liberdade sem igualdade!» dá mote à campanha que o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal se propõe dinamizar no quadro da preparação do Festival Liberdade 2021.

Garantir que existe igualdade entre todos

O Festival – agendado para os dias 2 e 3 de Julho na Quinta do Conde, Sesimbra – é um projecto regional, assumido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) e os municípios seus associados, em parceria com o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal.

«Todos os dias somos confrontados com situações desiguais e injustiças, como a diferença salarial entre homens e mulheres, as desigualdades no acesso aos direitos parentais, a pobreza, a dificuldade de acesso às mesmas oportunidades, o racismo, a xenofobia e outras tantas formas de discriminação», refere o texto da campanha, onde se afirma: «Toda e qualquer noção de progresso e ideia de futuro para a Humanidade tem de ser sustentada na ideia da igualdade».

«Se queremos o desenvolvimento económico e justiça social, com um sistema de ensino público e um Serviço Nacional de Saúde disponíveis para todos, um emprego com direitos, o fim da precariedade, acesso à cultura e à prática desportiva, tempo para lazer, e se queremos uma vida digna para a juventude, então temos de garantir que existe igualdade entre todos. Seja na vida, na escola ou no trabalho. Cumprindo a Constituição da República Portuguesa», continua a texto.

Carta-aberta
A campanha, dinamizada pelo Comité Organizador do Festival da Liberdade, onde participam diversas estruturas do Movimento Associativo Juvenil e técnicos de juventude dos vários municípios associados da AMRS, avançou, entretanto, com uma carta-aberta onde apela às organizações de juventude da região a sua subscrição, através do e-mail festival.liberdade@amrs.pt.

Entretanto, no dia 28 de Março, às 21h00, tem lugar uma conversa sobre o «Dia Nacional da Juventude e as questões da igualdade na vida e no trabalho», que será transmitido em streaming nas redes sociais do Festival Liberdade. No passado dia 12 falou-se, pelas mesmas vias, sobre o «8 de Março – Dia Internacional da Mulher e as questões da igualdade».

 



Mais artigos de: Nacional

Câmara do PS abandona população do Alto Seixalinho

Passados três anos e meio de gestão PS na Câmara Municipal do Barreiro, a candidatura para regenerar o núcleo central do Alto Seixalinho – que incluía verbas no valor de 1,6 milhões de euros, por via a aprovação de uma candidatura integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Barreiro, aprovado pelo...

Agrava-se a situação dos serviços públicos em Avis

Os eleitos da CDU na Câmara e nas juntas de freguesia do concelho de Avis têm vindo a chamar a atenção das entidades responsáveis para os problemas que existem no acesso aos serviços públicos. A manutenção do horário alargado no Centro de Saúde de Avis e a permanência de atendimento nas extensões de saúde nas freguesias...

Câmara de Évora requalifica jardim de infância

A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade o projecto de requalificação do espaço exterior de recreio do Jardim-de-Infância da Escola Básica Manuel Ferreira, que implica um investimento de 86 mil euros. «Esta obra contempla o aumento do conforto das áreas pavimentadas e a sua adequação à utilização prevista, a...

Concurso infantil «A Magia do Cosmos»

Para assinalar o Dia da Cosmonáutica (12 de Abril) e o 60.º aniversário do voo de Iúri Gagárin (12 de Abril de 1961), a Associação Chance+ e a Associação Iúri Gagárin, com o apoio da agência Rossotrudnichestvo, estão a promover um concurso de desenho para crianças, designado «A Magia do Cosmos». As inscrições estão...