- Nº 2471 (2021/04/8)

Greve na Aptiv

Breves Trabalhadores

Com uma adesão superior a 90 por cento, os trabalhadores da fábrica de Braga da Aptiv fizeram greve, duas horas por turno, a 29 de Março, por aumentos salariais de 90 euros, pela redução gradual do horário de trabalho e contra a discriminação que atinge quem foi admitido a partir de 2013 (excluídos do prémio de antiguidade e com menos duas horas no período de trabalho considerado nocturno).
Com estes objectivos, ocorreram greves a 30 de Setembro, 30 de Outubro e 9 de Dezembro. Caso a administração persista em não negociar o caderno reivindicativo, poderão ser decididas «medidas mais sérias» de luta, admitiu Sérgio Sales, dirigente do SITE Norte, em declarações à agência Lusa.
Uma delegação da Organização Regional de Braga do PCP foi junto do piquete de greve, reafirmar a solidariedade do Partido.
Na fábrica da mesma multinacional norte-americana em Castelo Branco, onde se realizou, a 25 de Fevereiro, uma greve de 24 horas, os trabalhadores organizados no SITE CSRA reuniram-se em plenário no dia 1 de Abril, mas as conclusões não foram ainda divulgadas.