Solidariedade contra a barbárie
Depois das acções de Lisboa, Porto e Évora (que noticiámos na passada edição), foi a vez de Faro, Viseu e Braga expressarem de modo vibrante a solidariedade com o povo palestiniano, na sequência da brutal agressão israelita contra a população da Faixa de Gaza, as provocações junto à Esplanada das Mesquitas em pleno Ramadão e as expulsões de palestinianos do bairro de Sheil Jarrar, em Jerusalém Oriental.
No sábado, simultaneamente em Lisboa e no Porto, tiveram lugar duas acções de solidariedade com o povo da Colômbia, que luta pelos seus direitos económicos, sociais e democráticos e por isso enfrenta a mais brutal repressão. As iniciativas foram promovidas pelo Coletivo Colômbia en Paz e a Iniciativa Civil Independiente e contaram com o apoio de diversas organizações, entre as quais o PCP. Em Lisboa, esteve presente a deputada comunista no Parlamento Europeu, Sandra Pereira, que se solidarizou com as razões da luta do povo colombiano e exigiu o fim da «repressão fascista do governo de Ivan Duque» e o cumprimento dos Acordos de Paz.
CPPC promove concertos
O Teatro Municipal Rivoli, no Porto, acolheu no domingo, 23, o Concerto da Paz, promovido pelo CPPC com o apoio da Câmara Municipal. Participaram a Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto, o Coral de Letras da Universidade do Porto, dirigido pelo maestro Borges Coelho, Balleteatro, Bando dos Gambozinos, Keso, Gimnocerco e a Banda de Matosinhos-Leça. Apresentado pela actriz Rebeca Cunha, o concerto contou com a intervenção de Ilda Figueiredo.
No próximo sábado, há novo Concerto pela Paz, no auditório municipal de Vila Nova de Gaia.