Solidariedade contra a barbárie

De­pois das ac­ções de Lisboa, Porto e Évora (que no­ti­ciámos na pas­sada edição), foi a vez de Faro, Viseu e Braga ex­pres­sarem de modo vi­brante a so­li­da­ri­e­dade com o povo pa­les­ti­niano, na sequência da brutal agressão is­ra­e­lita contra a po­pu­lação da Faixa de Gaza, as pro­vo­ca­ções junto à Es­pla­nada das Mes­quitas em pleno Ra­madão e as ex­pul­sões de pa­les­ti­ni­anos do bairro de Sheil Jarrar, em Je­ru­salém Ori­ental.

No sá­bado, si­mul­ta­ne­a­mente em Lisboa e no Porto, ti­veram lugar duas ac­ções de so­li­da­ri­e­dade com o povo da Colômbia, que luta pelos seus di­reitos eco­nó­micos, so­ciais e de­mo­crá­ticos e por isso en­frenta a mais brutal re­pressão. As ini­ci­a­tivas foram pro­mo­vidas pelo Co­le­tivo Colômbia en Paz e a Ini­ci­a­tiva Civil In­de­pen­di­ente e con­taram com o apoio de di­versas or­ga­ni­za­ções, entre as quais o PCP. Em Lisboa, es­teve pre­sente a de­pu­tada co­mu­nista no Par­la­mento Eu­ropeu, Sandra Pe­reira, que se so­li­da­rizou com as ra­zões da luta do povo co­lom­biano e exigiu o fim da «re­pressão fas­cista do go­verno de Ivan Duque» e o cum­pri­mento dos Acordos de Paz.

CPPC pro­move con­certos

O Te­atro Mu­ni­cipal Ri­voli, no Porto, aco­lheu no do­mingo, 23, o Con­certo da Paz, pro­mo­vido pelo CPPC com o apoio da Câ­mara Mu­ni­cipal. Par­ti­ci­param a Or­questra de Jazz do Con­ser­va­tório de Mú­sica do Porto, o Coral de Le­tras da Uni­ver­si­dade do Porto, di­ri­gido pelo ma­estro Borges Co­elho, Bal­le­te­atro, Bando dos Gam­bo­zinos, Keso, Gim­no­cerco e a Banda de Ma­to­si­nhos-Leça. Apre­sen­tado pela ac­triz Re­beca Cunha, o con­certo contou com a in­ter­venção de Ilda Fi­guei­redo.

No pró­ximo sá­bado, há novo Con­certo pela Paz, no au­di­tório mu­ni­cipal de Vila Nova de Gaia.

 

 



Mais artigos de: Nacional

Encontro pela Paz a 5 de Junho em Setúbal

O Fórum Mu­ni­cipal Luísa Todi, em Se­túbal, acolhe no pró­ximo dia 5 de Junho o En­contro pela Paz, pro­mo­vido por 12 or­ga­ni­za­ções das mais va­ri­adas áreas de in­ter­venção, que de­corre sob o lema Pela Paz, todos não somos de­mais!.

AMRS lança Manifesto pelo Direito a Brincar

A Associação de Municípios da Região de Setúbal e os municípios que a constituem lançaram no dia 21, no Encontro O Tempo de Brincar é o Tempo de Crescer, realizado no Fórum Municipal José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira (Moita), um Manifesto pelo Direito a Brincar. Nesse documento, comprometem-se a «criar...