Compromisso com a unidade na cimeira da ALBA-TCP

A Ali­ança Bo­li­va­riana para os Povos da Nossa Amé­rica-Tra­tado de Co­mércio dos Povos (ALBA-TCP) re­novou o com­pro­misso com a uni­dade e a co­o­pe­ração face às ame­aças à es­ta­bi­li­dade da re­gião.

Ra­ti­fi­cada ne­ces­si­dade de in­te­gração para en­frentar im­pe­ri­a­lismo

No final da XIX Ci­meira de chefes de Es­tado e de Go­verno da ALBA-TCP, re­a­li­zada em Ca­racas, no dia 25 de Junho, os di­ri­gentes da Ali­ança ra­ti­fi­caram a von­tade de in­te­gração ge­nui­na­mente la­tino-ame­ri­cana e ca­ri­benha que per­mita en­frentar as pre­ten­sões de do­mi­nação im­pe­ri­a­lista. Nesse sen­tido, os países mem­bros da or­ga­ni­zação des­ta­caram a ne­ces­si­dade de for­ta­lecer a Co­mu­ni­dade de Es­tados La­tino-ame­ri­canos (CELAC) como me­ca­nismo de con­cer­tação po­lí­tica que reúne os Es­tados da re­gião, ba­seado no prin­cípio de uni­dade na di­ver­si­dade.

A de­cla­ração final da ci­meira saudou o re­torno da ordem cons­ti­tu­ci­onal na Bo­lívia e os es­forços do pre­si­dente Luis Arce tanto no âm­bito in­terno como no plano in­ter­na­ci­onal para fazer avançar a re­ac­ti­vação eco­nó­mica da­quele país sul-ame­ri­cano.

A ALBA-TCP rei­terou o re­co­nhe­ci­mento das au­to­ri­dades le­gí­timas da Ve­ne­zuela, en­ca­be­çadas pelo pre­si­dente Ni­colás Ma­duro, e saudou a pró­xima re­a­li­zação de elei­ções re­gi­o­nais e mu­ni­ci­pais, ex­pressão da só­lida de­mo­cracia par­ti­ci­pa­tiva do povo ve­ne­zu­e­lano.

O me­ca­nismo de in­te­gração acen­tuou o apoio ao go­verno da Ni­ca­rágua e con­denou os rei­te­rados in­tentos de­ses­ta­bi­li­za­dores contra o país centro-ame­ri­cano por parte dos Es­tados Unidos da Amé­rica, com o pro­pó­sito de in­ter­ferir no de­sen­vol­vi­mento das pró­ximas elei­ções.

A Ali­ança re­a­firmou a con­de­nação do blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro im­posto por Washington contra Cuba e re­chaçou a cam­panha de des­cre­di­bi­li­zação pro­mo­vida pelo go­verno norte-ame­ri­cano, em plena pan­demia de COVID-19, contra a co­o­pe­ração mé­dica cu­bana.

No plano sa­ni­tário, os países da ALBA-TCP in­sis­tiram na ne­ces­si­dade sem de­mora de imu­ni­zação uni­versal contra a do­ença pro­vo­cada pelo co­ro­na­vírus SARS-CoV-2 e na ur­gência de as­se­gurar uma dis­tri­buição equi­ta­tiva, so­li­dária e a preços aces­sí­veis de va­cinas, me­di­ca­mentos e equi­pa­mentos.

Fun­dada em Ha­vana em 2004, a ALBA-TCP ins­creve entre os seus ob­jec­tivos pro­mover uma pla­ta­forma de in­te­gração re­gi­onal con­ce­bida para lutar contra a po­breza e a ex­clusão so­cial, a partir da so­li­da­ri­e­dade, da com­ple­men­ta­ri­dade e da co­o­pe­ração.




Mais artigos de: Internacional

Tentativas de subjugar a China votadas ao fracasso, garante Xi Jinping

O Par­tido Co­mu­nista da China ce­le­brou 100 anos e o seu Secre­tário-geral, Xi Jin­ping, fez um ba­lanço po­si­tivo do ca­minho per­cor­rido, es­ta­be­leceu metas para o fu­turo e afirmou que está con­de­nada ao fa­lhanço qual­quer ten­ta­tiva para in­ti­midar ou sub­meter o país.

Terroristas preparam ataque químico para depois acusar o exército sírio

Terroristas da organização Junta para Libertação do Levante, outrora Frente Al-Nousra (com ligações à Al-Qaeda), fazem preparativos para encenar um ataque químico e acusar o exército sírio, denunciou a agência noticiosa SANA. A acção teria lugar na meseta de Jabal Al-Zawieh, no sul da província setentrional de Idlib,...

«Irrealistas e radicais»

Cerca de 600 operários da fábrica da Frito-Lay, em Topeka, no Kansas, começaram, na segunda-feira, uma greve de duração indeterminada pelo aumento dos salários e contra a gestão desumana da produção. «O custo de vida aumenta enquanto o salário fica na mesma», podia ler-se num dos cartazes...