CineAvante! com programação para miúdos e graúdos na Festa

Ao ar livre, junto ao lago da Festa do Avante!, o Ci­ne­A­vante! volta este ano a ofe­recer uma pro­gra­mação de qua­li­dade, pen­sada para sus­citar a re­flexão e a acção dos adultos, a ima­gi­nação e cri­a­ti­vi­dade das cri­anças.

Não faltam ra­zões para dar um pulo ao an­fi­te­atro junto ao lago

De sexta, 3, a do­mingo, 5, não faltam ra­zões para dar um pulo ao an­fi­te­atro mon­tado junto ao lago da Festa do Avante!, para onde o ano pas­sado se des­locou o Ci­ne­A­vante!. A se­lecção dos filmes a exibir nas noites, teve como cri­tério es­co­lher aqueles com pouca ou nula vi­si­bi­li­dade no cir­cuito co­mer­cial. Assim, sexta-feira, às 21h30, o cer­tame ar­ranca com «Fora de Campo ou Re­vo­lução Até a Vi­tória», do re­a­li­zador pa­les­ti­niano Mohanad Yaqubi, um do­cu­men­tário sobre a longa luta do povo pa­les­ti­niano, mais con­cre­ta­mente a sua ten­ta­tiva de cons­truir uma imagem e auto-re­pre­sen­tação nos seus pró­prios termos du­rante as dé­cadas de 60 e 70, com a cri­ação da cé­lula de ci­nema da Pa­les­tina, in­te­grada na OLP.

Já no sá­bado, às 19h30, es­tará em exi­bição o filme «Vi­sões do Im­pério», da re­a­li­za­dora Joana Pontes, sobre o modo como o im­pério por­tu­guês e a sua his­tória foram ima­gi­nados, do­cu­men­tados e pu­bli­ci­tados a partir do re­gisto fo­to­grá­fico, desde o final do sé­culo XIX até à re­vo­lução que, em 1974, pôs fim à di­ta­dura fas­cista. Em se­guida, a partir das 21h30, passa a longa-me­tragem «Prazer, Ca­ma­radas!», do re­a­li­zador José Fi­lipe Costa, um filme que nos traz a ale­gria da re­vo­lução e da li­ber­dade con­quis­tada em 1974.

Na noite de do­mingo, o Ci­ne­A­vante! Volta a ter duas ses­sões: uma às 20h00, com «O Turno», da re­a­li­za­dora Laura Car­reira, um filme sobre as con­sequên­cias de viver com con­tratos cada vez mais pre­cá­rios; outra às 20h15, com «Os Emi­grantes», do re­a­li­zador José Vi­eira, que através do re­trato pro­fun­da­mente hu­mano de uma pe­quena al­deia por­tu­guesa, cuja mai­oria da po­pu­lação emi­grou para França, mos­tram as con­sequên­cias de­vas­ta­doras da emi­gração para todos os que a ela são for­çados ao longo dos tempos.

Mons­trinha
Fruto de uma co­la­bo­ração de há anos com o Monstra – Fes­tival de Ani­mação de Lisboa, na Festa do Avante! voltam a de­correr duas ses­sões ma­ti­nais, às 11h30, de sá­bado e do­mingo, com uma se­lecção de filmes de ani­mação que, nas pa­la­vras do di­rector da monstra, Fer­nando Gal­rito, têm como in­gre­di­entes mo­vi­mento, cor, his­tó­rias, nar­ra­tivas, tex­turas, sen­sa­ções, emo­ções, e re­beldia es­pe­lhada nas per­so­na­gens e nas formas que nos fazem rir, emo­ci­onar e pensar.

Assim, nas ma­nhãs de ci­nemain­fantil da Festa do Avante! serão exi­bidos: «Manta», da re­a­li­za­dora russa Ma­rina Mosh­kova, «Trufas», das checas Ka­te­rina Karhan­kova eA­le­xandra Ma­jova, «Doce», da búl­gara Ra­dos­tina Ney­kova, «ODécimo Pri­meiro Passo», da ira­niana Maryam Kash­ko­o­linia,«Balada das Notas Musi­cais», do chinês Xi Chengzhuo, «Zara e os Outros: OCon­curso de Misses», re­a­li­zado pelos no­ru­e­gueses Nils Johan Lund e Bjørn Sor­tland, e «Um Lince na Cidade», da fran­cesa Ni­na­Bi­si­a­rina.

Da pro­gra­mação da mons­trinha constam ainda «Pé de Milho», da russa Anas­ta­siia Zha­ku­lina, «Tobi e o Turbo», dos ale­mães Ve­rena Fels eMarc An­gele, «As Mãos Voa­doras», do ita­liano Gi­o­vanni Meola, «Per­se­guir as Estrelas», da ho­lan­desa Laura Al­do­fredi, «Vivi Wolf e o Quarto Mágico», di­ri­gido pelos bra­si­lei­ro­sI­sa­belle Santos e Edu Ca­margo, «Ove­lhas, Lobo e uma Chá­vena de C», do gau­le­sa­Ma­rion La­court.

Ainda em co­la­bo­ração com a Monstra re­a­lizar-se-ão ofi­cinas de ci­nema de ani­mação, nas quais os mais novos po­derão des­co­brir como se con­quista a imagem ani­mada com ma­te­riais sim­ples.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Festa do Avante! ergue-se com a força da juventude

A Ata­laia voltou a re­ceber, de 22 a 25 de Julho, cerca de cen­tena e meia de jo­vens para mais uma edição do AGIT Ata­laia. Con­vívio, des­porto, de­bate, for­mação po­lí­tica e árduo em­penho na cons­trução da Festa do Avante! foram os ele­mentos cen­trais dos quatro dias.

HMB de regresso à Festa para fazerem «ainda melhor»

Os HMB re­gressam este ano à Festa do Avante! com um novo disco na ba­gagem e muita von­tade de «ir com tudo para cima do palco», num es­pec­tá­culo para o qual con­vidam uma das suas re­fe­rên­cias de in­fância, Lena D’ Água. Com muito boas re­cor­da­ções da an­te­rior pas­sagem pela Festa, acre­ditam que desta vez será ainda me­lhor.