Comunistas portugueses saúdam 42 anos da Revolução Sandinista

O PCP saudou a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) por ocasião do 42.º aniversário do triunfo da Revolução Popular Sandinista, a 19 de Julho de 1979, na Nicarágua.

Na sua mensagem, o PCP considerou que a luta conduzida pela FSLN e o carácter popular e profundamente anti-imperialista da Revolução Sandinista representam um marco maior e inapagável na história nicaraguense e da luta de emancipação dos povos, derrotando a brutal ditadura de Anastasio Somoza e inaugurando uma nova época neste país da América Central, no caminho da soberania e da independência nacional, da democracia, do desenvolvimento, do progresso social, da paz e cooperação.

Na situação actual, o PCP salienta que, «ignorando deliberadamente as exigências e desafios colocados no plano humanitário e da saúde pública resultantes da situação pandémica, o imperialismo e as forças da oligarquia e reaccionárias latino-americanas se empenham em intensificar as políticas de ingerência, agressão e bloqueio económico – de que é exemplo a actual campanha desestabilizadora contra a Nicarágua».

Reafirmando a solidariedade para com a resistência e luta da FSLN e do povo nicaraguense, o PCP exige «o fim da política de grosseira ingerência e das medidas coercivas ilegalmente impostas pelos EUA e a UE contra a Nicarágua e o povo nicaraguense».

Saudando a comemoração do 60.º aniversário da FSLN, que se assinalou no dia 23 de Julho, o PCP expressou os votos de maiores sucessos na luta em prol da construção de um futuro melhor para a Nicarágua e da concretização das aspirações do povo nicaraguense.

 



Mais artigos de: Internacional

Povo brasileiro em luta conta com solidariedade em Portugal

No passado dia 24 de julho, voltaram a decorrer, no Brasil e um pouco por todo o mundo, iniciativas #24JForaBolsonaro, em defesa da democracia e contra o governo presidido por Bolsonaro. A iniciativa congrega a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, as centrais sindicais, partidos...

Pedro Castillo toma posse como presidente do Peru

Por ocasião da proclamação de Pedro Castillo como presidente da República do do Peru, no respeito dos resultados apurados das eleições de 6 de Junho – o acto da tomada de posse estava previsto para quarta-feira, 28, em Lima – o PCP enviou saudações ao Partido Comunista Peruano e ao Partido Comunista do Peru (Pátria...