Ministro da Educação britânico acusado de censurar Palestina

O mi­nistro da Edu­cação do Reino Unido, Gavin Wil­li­amson, en­frenta em tri­bunal uma acu­sação de, ale­ga­da­mente, pre­tender cen­surar os de­bates sobre a Pa­les­tina nas es­colas.

As acu­sa­ções foram apre­sen­tadas pela Cage, uma or­ga­ni­zação com sede em Lon­dres, com base numa carta en­viada pelo mi­nistro, em Maio pas­sado, aos di­rec­tores dos agru­pa­mentos es­co­lares. Na mis­siva, Wil­li­amson pedia que fosse ga­ran­tida a «im­par­ci­a­li­dade po­lí­tica» quando se abor­dasse o «con­flito» Is­rael-Pa­les­tina (na ver­dade, não se trata de «con­flito» mas de agressão is­ra­e­lita e de ocu­pação da Pa­les­tina por Is­rael), após o in­cre­mento de ma­ni­fes­ta­ções anti-is­ra­e­litas em al­gumas lo­ca­li­dades, de­pois da vaga de bom­bar­de­a­mentos por Te­la­vive contra a faixa de Gaza.

Se­gundo a Cage, as in­ten­ções de Wil­li­amson de cen­surar o de­bate fi­caram ex­postas quando su­geriu às es­colas es­ta­be­lecer con­tactos com or­ga­ni­za­ções aber­ta­mente pro-is­ra­e­litas para um ale­gado «equi­lí­brio» nesse de­bate.

O pro­cesso ju­di­cial pro­cura es­ta­be­lecer que não é função do go­verno bri­tâ­nico «co­re­o­grafar» as dis­cus­sões po­lí­ticas nas es­colas como se fosse um re­gime au­to­crá­tico, afirma um di­rector da Cage, Muhammad Rabban.

Por sua parte, o ad­vo­gado Fahad An­sari as­se­verou que as ins­tru­ções dadas pelo mi­nistro da Edu­cação ti­veram não só o efeito de co­arctar os pontos de vista le­gí­timos dos es­tu­dantes mu­çul­manos mas também ser­viram de jus­ti­fi­cação para os iden­ti­ficar por sim­ples­mente de­mons­trarem so­li­da­ri­e­dade com as ví­timas do apartheid is­ra­e­lita.

 



Mais artigos de: Europa

Rússia-EUA em Genebra

Es­ta­bi­li­dade es­tra­té­gica e con­trolo de armas nu­cle­ares es­ti­veram na agenda do en­contro entre de­le­ga­ções da Rússia e dos Es­tados Unidos da Amé­rica, no dia 28 de Julho, em Ge­nebra.

Mobilidade, estratégia e estratégica

Está em curso, no Parlamento Europeu, a discussão sobre a comunicação da Comissão Europeia intitulada «Mobilidade Sustentável e Inteligente». Uma das peças que integram o chamado «Pacto Ecológico Europeu», que se cruza com o recente mega pacote climático «Objectivo 55», apresentado em Julho. O documento define uma...