Propostas para combater o despovoamento do Alto Minho

A CDU apresentou um conjunto de medidas de incentivo e combate ao despovoamento no distrito de Viana do Castelo. Dados preliminares do Censos 2021 confirmam uma situação preocupante.

Assegurar a confiança, a segurança e a estabilidade às famílias

Políticas efectivas de reconhecimento do trabalho e dos trabalhadores, designadamente pela valorização dos salários, combate à precariedade e à desregulamentação dos horários de trabalho, é uma dessas propostas.

Implementação de uma rede pública de creches que abranja todas as crianças e responda às necessidades sentidas; garantia de uma cobertura total da rede pública de educação pré-escolar; dinamização de programas que assegurem o acesso à habitação, através do arrendamento ao abrigo do regime da renda apoiada e/ou condicionada e da promoção da construção de habitações a custos controlados para jovens, são outras ideias defendidas pela CDU, em nota divulgada no dia 4 de Agosto.

«Há inúmeros factores que influenciam e condicionam a decisão das famílias de terem filhos, como a estabilidade e qualidade do emprego, o desemprego, os rendimentos, o cumprimento dos direitos laborais e os direitos de maternidade e paternidade, a existência de equipamentos de infância, a acessibilidade à saúde, educação, aos apoios sociais, à habitação condigna, entre outros», considera a Coligação PCP-PEV.

Os candidatos comunistas e ecologistas consideram, por isso, que o incentivo à natalidade é inseparável da função social da maternidade e da paternidade e da concretização de uma maternidade e paternidade consciente, livre e responsável; da protecção das crianças e jovens e da promoção do seu desenvolvimento integral, que garanta o direito da criança ser desejada e amada, assim como as condições económicas e sociais para que lhe sejam asseguradas todas as oportunidades; do emprego com direitos e seguro e das condições de vida das famílias, assegurando à mulher um papel activo na sociedade no plano profissional compatível com o plano familiar e pessoal.

 



Mais artigos de: Eleições

Sesimbra preparou o futuro a CDU está pronta a cumpri-lo

Há quatro anos à frente do município de Sesimbra, Francisco Jesus cumpriu um mandato em que executou obras imprescindíveis e projectou o futuro próximo do concelho, algo só possível porque é essa a matriz da gestão da CDU, sublinhou.

Trabalho da CDU na Moita alicerça confiança no futuro

Há décadas que na Moita a CDU constrói, em ligação com a população, um caminho de progresso e desenvolvimento. É com esse crédito que os seus candidatos, com os olhos postos no futuro, se apresentam às eleições autárquicas, confiando que ele determinará um renovado mandato de confiança da população.

Pela frente estão novos desafios e a ambição de continuar a cumprir novas etapas de crescimento económico, criação de emprego e elevação da qualidade de vida, como sublinhou ao Avante! Rui Garcia, que se recandidata à presidência da Câmara Municipal da Moita pela CDU.

Trabalho, honestidade e competência apresentados na Moita e em Palmela

A Praça José Afonso, na Baixa da Banheira, acolheu, no dia 30 de Julho, a apresentação pública das listas da CDU à Câmara (CM) e Assembleia Municipal (AM) da Moita, encabeçadas, respectivamente, por Rui Garcia e Mónica Ribeiro. João Lobo é o mandatário da candidatura. A iniciativa contou com...

Calamidade social em Válega

Uma delegação da CDU, com Carlos Ramos, primeiro candidato à Câmara Municipal de Ovar, visitou recentemente o conjunto habitacional de Válega (na rua Dr. José Eduardo Sousa Lamy), onde se encontram várias famílias numa enorme fragilidade social. Ali, as casas apresentam várias e profundas...

Alternativa constrói-se em Lagos

No dia 30 de Junho, os candidatos da CDU aos órgãos autárquicos de Lagos contactaram com a população e comerciantes do concelho. A todos foi entregue uma carta de Alexandre Nunes, primeiro candidato à Câmara Municipal de Lagos, onde se enunciam as linhas orientadoras da Coligação PCP-PEV, que,...