Vítimas de Hiroxima e Nagasaki homenageadas

 

No dia 6 de Agosto, foram as­si­na­lados os trá­gicos bom­bar­de­a­mentos nu­cle­ares dos EUA contra as ci­dades ja­po­nesas de Hi­ro­xima e Na­ga­saki. A ce­ri­mónia teve lugar no Jardim da Paz, na Cruz de Pau, Seixal, e contou com a pre­sença de Jo­a­quim Santos, pre­si­dente da au­tar­quia, Ushio Shi­geru, em­bai­xador do Japão em Por­tugal, e Zul­mira Ramos, membro da Di­recção Na­ci­onal do Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração (CPPC).

O dia foi as­si­na­lado com a plan­tação de uma oli­veira, sím­bolo da paz, e com o er­guer a meia-haste das ban­deiras de Por­tugal, do Japão e dos Mu­ni­cí­pios pela Paz. Foi ainda des­cer­rada uma placa evo­ca­tiva em me­mória das ví­timas.

Na in­ter­venção feita pelo CPPC, Zul­mira Ramos lem­brou as ví­timas e o so­fri­mento cau­sado por aquela acção de­su­mana dos EUA, a 6 e 9 de Agosto de 1945, aler­tando também para o risco que a uti­li­zação de apenas uma pe­quena fracção dos ar­se­nais de armas nu­cle­ares hoje exis­tentes iria re­pre­sentar para a vida na Terra.

Nesse sen­tido, afirmou a exi­gência do fim de todos as armas nu­cle­ares e de todas as armas de des­truição mas­siva, bem como da as­si­na­tura e ra­ti­fi­cação por todos os países, in­cluindo de Por­tugal, do tra­tado de Proi­bição de Armas Nu­cle­ares, já em vigor no âm­bito da ONU.

 

 



Mais artigos de: Nacional

Nova pista de atletismo em Pavia

Uma nova pista de atletismo está a ser construída em Pavia, junto ao campo de futebol, num investimento municipal de cerca de 175 mil euros, anunciou a Câmara Municipal de Mora. A pista terá 110 metros e seis corredores, permitindo as suas características a futura realização de provas de...