Travar a Saint-Gobain

A mul­ti­na­ci­onal Saint-Go­bain quer «trans­formar a fá­brica de Santa Iria da Azóia num ar­mazém, dis­pen­sando pro­fis­si­o­nais al­ta­mente qua­li­fi­cados na pro­dução de vidro au­to­móvel e pre­ju­di­cando a eco­nomia re­gi­onal e na­ci­onal», acu­saram ontem a Fe­viccom/​CGTP-IN e o Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores da In­dús­tria Vi­dreira.

«É pre­ciso im­pedir o des­pe­di­mento co­lec­tivo na Saint-Go­bain Se­kurit», afir­maram, numa nota de im­prensa a res­ponder à de­cisão de fe­char a ac­ti­vi­dade pro­du­tiva na fá­brica, que a ad­mi­nis­tração re­velou na terça-feira, adi­an­tando que já tinha ini­ciado o pro­cesso de li­qui­dação dos 130 postos de tra­balho.

Em res­posta à jus­ti­fi­cação pa­tronal de acu­mu­lação de pre­juízos, o sin­di­cato e a fe­de­ração con­tra­põem que, «afinal, o plano es­tra­té­gico que antes anun­ci­aram era um em­buste, porque não só não au­mentou a pro­dução como a pre­tende agora ani­quilar e des­pedir todos os tra­ba­lha­dores».

As or­ga­ni­za­ções sin­di­cais exigem a in­ter­venção do Go­verno, «de forma a im­pedir este aten­tado contra os tra­ba­lha­dores e as suas fa­mí­lias, a pro­dução na­ci­onal e a eco­nomia do País». De ime­diato, vão re­a­lizar ple­ná­rios «para de­cidir as me­didas a tomar» e vão so­li­citar reu­niões com os mi­nis­tros da Eco­nomia e do Tra­balho.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Exploração no turismo denunciada nas ruas

Em Faro e na Fi­gueira da Foz, os sin­di­catos da ho­te­laria, res­tau­ração e si­mi­lares tem­pe­raram o calor de Agosto com a exi­gência do fim do blo­queio pa­tronal à ne­go­ci­ação da con­tra­tação co­lec­tiva.

Por salários melhores na STCP

Os trabalhadores da STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) voltam à greve hoje, dia 26, e amanhã, pela valorização dos salários e pela melhoria das condições de trabalho. Nos dias 13 e 20, como referiu a Fectrans/CGTP-IN em notas de saudação, a adesão foi superior a 80 por cento. A federação recordou que a...