Para a CDU, defender o ambiente é cumprir a Constituição

A Ju­ven­tude CDU re­a­lizou de­zenas de ini­ci­a­tivas, no dia 26, sob o lema «Am­bi­ente – um di­reito cons­ti­tu­ci­onal numa terra para poder viver», que cul­mi­naram numa sessão pú­blica em Lisboa, em que par­ti­cipou Je­ró­nimo de Sousa.

«Não se apa­guem as res­pon­sa­bi­li­dades do ca­pi­ta­lismo na de­gra­dação do am­bi­ente»

No âm­bito da cam­panha para as elei­ções au­tár­quicas, os jo­vens da CDU em­pe­nharam-se, um pouco por todo o País, na re­a­li­zação de 66 ini­ci­a­tivas, nú­mero que cor­res­ponde ao ar­tigo 66.º da Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa (CRP) que dita: «Todos têm di­reito a um am­bi­ente de vida hu­mano, sadio e eco­lo­gi­ca­mente equi­li­brado».

Já no Jardim da Es­trela, em Lisboa, de­zenas par­ti­ci­param na ini­ci­a­tiva em que in­ter­vi­eram, antes de Je­ró­nimo de Sousa, Ma­riana Silva, uma das can­di­datas da CDU à As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Lisboa, e Pa­trícia Mar­ce­lino, membro da Eco­lo­jovem.

«Al­guns acor­daram agora para a de­gra­dação do meio am­bi­ente e clamam contra as al­te­ra­ções cli­má­ticas», co­meçou por afirmar o Se­cre­tário-geral do PCP. No en­tanto, a CRP, em 1976, dava já res­postas, «apon­tando o ca­minho da pre­venção e con­trolo da po­luição; do or­de­na­mento do ter­ri­tório; da cri­ação de re­servas e par­ques na­tu­rais e da con­ser­vação da na­tu­reza; do apro­vei­ta­mento ra­ci­onal dos re­cursos na­tu­rais; da pro­moção, em co­la­bo­ração com as au­tar­quias lo­cais, da qua­li­dade am­bi­ental das po­vo­a­ções e da vida ur­bana; da pro­moção da edu­cação am­bi­ental e do res­peito pelos va­lores do am­bi­ente», com­pletou.

Quando tantos se ques­ti­onam sobre o ca­minho para su­perar os pro­blemas am­bi­en­tais com que o País está con­fron­tado, Je­ró­nimo de Sousa va­lo­riza que a Ju­ven­tude CDU «res­ponda com a Cons­ti­tuição que, mesmo mu­ti­lada, su­jeita a su­ces­sivas al­te­ra­ções e a ten­ta­tivas de sub­versão, re­pre­senta ainda um re­fe­ren­cial para a acção e in­ter­venção» da CDU.

So­lu­ções con­cretas

Ne­nhuma outra força po­lí­tica se­gura a ban­deira de de­fesa do am­bi­ente no Poder Local de­mo­crá­tico como a CDU. «Re­giste-se o in­ves­ti­mento feito pelos mu­ni­cí­pios CDU para o cum­pri­mentos da Lei, que teve na origem uma pro­posta do PCP que prevê a cri­ação dos Cen­tros de Re­colha Ofi­cial de Ani­mais», exem­pli­ficou o di­ri­gente co­mu­nista.

Mas que se note também o em­penho da CDU na pro­moção de prá­ticas amigas do am­bi­ente com a de­fesa da agri­cul­tura fa­mi­liar, dos cir­cuitos curtos de co­mer­ci­a­li­zação e na de­núncia de de prá­ticas agres­sivas para os solos e a na­tu­reza. Ou ainda o tra­balho in­can­sável para de­fender a água pú­blica como bem es­sen­cial ou as pro­postas para com­bater a ob­so­les­cência pro­gra­mada.

Uma po­lí­tica am­bi­ental que vise a pre­ser­vação do equi­lí­brio da na­tu­reza e dos sis­temas eco­ló­gicos, que res­peite o prin­cipio da pre­caução, que ga­ranta a de­mo­cra­ti­zação do acesso e usu­fruto da na­tu­reza, com­ba­tendo a sua ins­tru­men­ta­li­zação pelo grande ca­pital, «só é pos­sível, em cada mu­ni­cípio, em cada fre­guesia, com mais força à CDU», con­cluiu o Se­cre­tário-geral.



Mais artigos de: Eleições

Continuar a fazer Setúbal melhor

André Mar­tins, can­di­dato à pre­si­dência da Câ­mara Mu­ni­cipal de Se­túbal, sa­li­enta nesta en­tre­vista ao Avante! que, «quando di­zemos “Con­ti­nuar Se­túbal”, não sig­ni­fica que temos mais umas coisas para fazer e de­pois ter­minou». Fun­dador e di­ri­gente do PEV, com mais de duas dé­cadas de in­ter­venção no Poder Local no con­celho, as­sume a con­ti­nu­ação do pro­jecto da CDU e an­tevê um pendor mais eco­lo­gista no pró­ximo man­dato.

Retomar em Almada o caminho do desenvolvimento

Ao fim de 12 anos à frente do mu­ni­cípio de Se­túbal, Maria das Dores Meira é agora can­di­data da CDU a pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Al­mada, para re­co­locar o con­celho no rumo de de­sen­vol­vi­mento a que a sua po­pu­lação se ha­bi­tuou, in­ter­rom­pido no ac­tual man­dato.

Jerónimo de Sousa apela ao reforço da votação na CDU

«Temos fortes ra­zões para partir com con­fi­ança para o com­bate elei­toral que aí está, afir­mando o valor do pro­jecto da CDU», afirmou, na se­gunda-feira, 30, Je­ró­nimo de Sousa, na sessão pú­blica «Re­gião de Se­túbal – força de Abril a cons­truir o fu­turo».

CDU afirma-se no distrito de Évora

Sábado, numa sessão pública em Montemor-o-Novo, intitulada «Valorização das pensões», Jerónimo de Sousalembrou que foi pela acção e proposta do PCP que foi possível, mais uma vez, este ano, garantir um aumento de pensões. «O aumento de 10 euros que foi possível concretizar em 2021 para as...

Impulsionar Almada para o futuro

Até ao dia 26 de Setembro, «trata-se de de garantir a vitória da CDU, de retomar e dinamizar o trabalho que responde aos interesses e aspirações da população», de «assegurar que o notável trabalho da CDU impulsione novamente Almada para o futuro». Este foi o desafio deixado por Jerónimo de...

Jerónimo de Sousa no Litoral Alentejano

Na sexta-feira, 27, Jerónimo de Sousa esteve no Litoral Alentejano. De manhã, em Alcácer do Sal viajou no Nónio, o novo Sistema de Transporte Urbano de cariz local do município, que permite a deslocação dos residentes nos bairros periféricos ao centro urbano da cidade e o acesso a bens...

Loures é exemplo do projecto distintivo e aberto da CDU

«A partir da composição do conjunto das candidaturas da CDU a estas eleições, não é possível deixar de assinalar a elevada participação de homens, mulheres e jovens sem filiação partidária», notou Jerónimo de Sousa num encontro com independentes e apoiantes, quarta-feira, 25, em Loures. O...

Redesenhar o futuro de Vila Franca de Xira

Depois de um momento cultural e de apresentada a iniciativa por Jorge Carvalho, o primeiro da lista à Assembleia Municipal, Joana Bonita, candidata à presidência da Câmara Municipal, foi a primeira a usar da palavra. Desde 26 de Maio, dia em que foi anunciada a candidatura aos oito órgãos do...