A FORÇA DA FESTA NAS LUTAS QUE PROSSEGUEM

«Reforçar o PCP, dar mais força à CDU»

A realização da 45ª edição da Festa do Avante! constituiu um êxito e afirmou-se como um grande acontecimento político num quadro ainda marcado pela epidemia e pelo aproveitamento que dela faz o grande capital para aprofundar a exploração.

A Festa do Avante! de 2021 voltou a confirmar-se como notável realização político-cultural, uma festa tranquila e segura, que demonstrou a necessidade de prosseguir com a fruição da vida, garantindo, ao mesmo tempo, as medidas de protecção da saúde que a situação exige.

Foi uma Festa que deu o devido destaque e projecção ao Centenário do Partido Comunista Português, às suas propostas, ao ideal e ao projecto comunistas, assumindo-se assim como um momento particularmente importante das comemorações.

Foi uma festa grandiosa, não só pelo número de visitantes e pela diversidade e qualidade do seu programa cultural, mas também pelo ambiente ali vivido, quer na fase da sua construção quer na fase da sua realização e funcionamento.

A Festa do Avante! de 2021 voltou a ser um ponto de encontro e de convívio, um espaço de alegria, camaradagem, fraternidade, solidariedade internacionalista e de luta, mas foi ímpar também pelo número de jovens que a visitaram – muitos dos quais a ajudaram a construir – o que voltou a fazer dela a Festa da juventude e do futuro.

Momentos marcantes da Festa foram o acto de abertura que contou com a mensagem do Secretário-geral do PCP e o içar de 100 bandeiras do Partido por jovens da JCP e membros de células de empresa assinalando os 100 anos do Partido Comunista Português e, particularmente, o grandioso comício da Festa, no domingo, no qual, perante largos milhares de visitantes, o Secretário-geral do PCP proferiu uma importante intervenção.

Erguida no quadro de um trabalho com grande exigência na preparação das eleições de 26 de Setembro, a Festa do Avante! voltou a ser a mais extraordinária realização político-cultural no País.

De facto, nenhum outro Partido em Portugal seria capaz de construir e realizar esta grandiosa Festa e, ao mesmo tempo, travar tão importantes combates, como aqueles que o PCP e a CDU travam por melhores condições de vida para os trabalhadores e para o povo e pelo desenvolvimento soberano do País.

 

A força desta Festa do Avante! vai projectar-se agora no reforço e na dinamização da acção geral do PCP nos vários domínios em que se vai desenvolver a sua intervenção, nomeadamente na batalha das eleições autárquicas, para afirmar e dar mais força à CDU. Ao mesmo tempo, vai projectar-se como estímuloà luta dos trabalhadores nas empresas e locais de trabalho, em torno da sua acção reivindicativapelos direitos laborais e sociais, pelo emprego com direitos, pelos salários, pelos horários, por melhores condições de vida e de trabalho, contra a precariedade e os processos de despedimento colectivo.

Lutas a que, como lembrou o Secretário-geral do PCP no comício da Festa, o PCP deu e dá estímulo, apoio e expressão institucional, com uma multiplicidade de iniciativas, em todas as áreas, respondendo aos mais prementes problemas, seja pelos salários, em defesa dos direitos dos trabalhadores, dos horários, da redução do tempo do trabalho, da defesa da contratação colectiva, da protecção face ao teletrabalho, dos direitos de maternidade e paternidade, ou do reforço da ACT, seja em defesa da cultura e da educação, seja para responder aos pequenos e médios empresários, seja para combater a especulação dos preços nos combustíveis e na energia, ou pelo alargamento das moratórias bancárias.

Lutas que prosseguem na acção geral dos trabalhadores que continuam a desenvolver-se em muitas empresas, locais de trabalho e sectores. Lutas que serão sempre o factor decisivo na defesa e conquista de direitos e na concretização de uma política alternativa que rompa com a política de direita e com os problemas que tem vindo a acumular.


A pouco mais de quinze dias das eleições autárquicas, importa agora fazer da sua preparação uma importante batalha política de massas que, envolvendo candidatos e activistas, requer a intensificação do contacto com as populações, trabalhando para dar mais força à CDU.Mais força para crescer e avançar, para confirmar e reforçar posições, para ampliar a sua influência e o que ela significa de possibilidades para servir as populações e responder aos seus problemas e aspirações.


A Festa do Avante! é uma grandiosa realização do PCP aberta a todos os que a queiram visitar, uma festa fraterna e bonita, marcada pela alegria, determinação e confiança no futuro.