A FORÇA DA FESTA NAS LUTAS QUE PROSSEGUEM

«Re­forçar o PCP, dar mais força à CDU»

A re­a­li­zação da 45ª edição da Festa do Avante! cons­ti­tuiu um êxito e afirmou-se como um grande acon­te­ci­mento po­lí­tico num quadro ainda mar­cado pela epi­demia e pelo apro­vei­ta­mento que dela faz o grande ca­pital para apro­fundar a ex­plo­ração.

A Festa do Avante! de 2021 voltou a con­firmar-se como no­tável re­a­li­zação po­lí­tico-cul­tural, uma festa tran­quila e se­gura, que de­mons­trou a ne­ces­si­dade de pros­se­guir com a fruição da vida, ga­ran­tindo, ao mesmo tempo, as me­didas de pro­tecção da saúde que a si­tu­ação exige.

Foi uma Festa que deu o de­vido des­taque e pro­jecção ao Cen­te­nário do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês, às suas pro­postas, ao ideal e ao pro­jecto co­mu­nistas, as­su­mindo-se assim como um mo­mento par­ti­cu­lar­mente im­por­tante das co­me­mo­ra­ções.

Foi uma festa gran­diosa, não só pelo nú­mero de vi­si­tantes e pela di­ver­si­dade e qua­li­dade do seu pro­grama cul­tural, mas também pelo am­bi­ente ali vi­vido, quer na fase da sua cons­trução quer na fase da sua re­a­li­zação e fun­ci­o­na­mento.

A Festa do Avante! de 2021 voltou a ser um ponto de en­contro e de con­vívio, um es­paço de ale­gria, ca­ma­ra­dagem, fra­ter­ni­dade, so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista e de luta, mas foi ímpar também pelo nú­mero de jo­vens que a vi­si­taram – muitos dos quais a aju­daram a cons­truir – o que voltou a fazer dela a Festa da ju­ven­tude e do fu­turo.

Mo­mentos mar­cantes da Festa foram o acto de aber­tura que contou com a men­sagem do Se­cre­tário-geral do PCP e o içar de 100 ban­deiras do Par­tido por jo­vens da JCP e mem­bros de cé­lulas de em­presa as­si­na­lando os 100 anos do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês e, par­ti­cu­lar­mente, o gran­dioso co­mício da Festa, no do­mingo, no qual, pe­rante largos mi­lhares de vi­si­tantes, o Se­cre­tário-geral do PCP pro­feriu uma im­por­tante in­ter­venção.

Er­guida no quadro de um tra­balho com grande exi­gência na pre­pa­ração das elei­ções de 26 de Se­tembro, a Festa do Avante! voltou a ser a mais ex­tra­or­di­nária re­a­li­zação po­lí­tico-cul­tural no País.

De facto, ne­nhum outro Par­tido em Por­tugal seria capaz de cons­truir e re­a­lizar esta gran­diosa Festa e, ao mesmo tempo, travar tão im­por­tantes com­bates, como aqueles que o PCP e a CDU travam por me­lhores con­di­ções de vida para os tra­ba­lha­dores e para o povo e pelo de­sen­vol­vi­mento so­be­rano do País.

 

A força desta Festa do Avante! vai pro­jectar-se agora no re­forço e na di­na­mi­zação da acção geral do PCP nos vá­rios do­mí­nios em que se vai de­sen­volver a sua in­ter­venção, no­me­a­da­mente na ba­talha das elei­ções au­tár­quicas, para afirmar e dar mais força à CDU. Ao mesmo tempo, vai pro­jectar-se como es­tí­muloà luta dos tra­ba­lha­dores nas em­presas e lo­cais de tra­balho, em torno da sua acção rei­vin­di­ca­tivapelos di­reitos la­bo­rais e so­ciais, pelo em­prego com di­reitos, pelos sa­lá­rios, pelos ho­rá­rios, por me­lhores con­di­ções de vida e de tra­balho, contra a pre­ca­ri­e­dade e os pro­cessos de des­pe­di­mento co­lec­tivo.

Lutas a que, como lem­brou o Se­cre­tário-geral do PCP no co­mício da Festa, o PCP deu e dá es­tí­mulo, apoio e ex­pressão ins­ti­tu­ci­onal, com uma mul­ti­pli­ci­dade de ini­ci­a­tivas, em todas as áreas, res­pon­dendo aos mais pre­mentes pro­blemas, seja pelos sa­lá­rios, em de­fesa dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores, dos ho­rá­rios, da re­dução do tempo do tra­balho, da de­fesa da con­tra­tação co­lec­tiva, da pro­tecção face ao te­le­tra­balho, dos di­reitos de ma­ter­ni­dade e pa­ter­ni­dade, ou do re­forço da ACT, seja em de­fesa da cul­tura e da edu­cação, seja para res­ponder aos pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios, seja para com­bater a es­pe­cu­lação dos preços nos com­bus­tí­veis e na energia, ou pelo alar­ga­mento das mo­ra­tó­rias ban­cá­rias.

Lutas que pros­se­guem na acção geral dos tra­ba­lha­dores que con­ti­nuam a de­sen­volver-se em muitas em­presas, lo­cais de tra­balho e sec­tores. Lutas que serão sempre o factor de­ci­sivo na de­fesa e con­quista de di­reitos e na con­cre­ti­zação de uma po­lí­tica al­ter­na­tiva que rompa com a po­lí­tica de di­reita e com os pro­blemas que tem vindo a acu­mular.


A pouco mais de quinze dias das elei­ções au­tár­quicas, im­porta agora fazer da sua pre­pa­ração uma im­por­tante ba­talha po­lí­tica de massas que, en­vol­vendo can­di­datos e ac­ti­vistas, re­quer a in­ten­si­fi­cação do con­tacto com as po­pu­la­ções, tra­ba­lhando para dar mais força à CDU.Mais força para crescer e avançar, para con­firmar e re­forçar po­si­ções, para am­pliar a sua in­fluência e o que ela sig­ni­fica de pos­si­bi­li­dades para servir as po­pu­la­ções e res­ponder aos seus pro­blemas e as­pi­ra­ções.


A Festa do Avante! é uma gran­diosa re­a­li­zação do PCP aberta a todos os que a queiram vi­sitar, uma festa fra­terna e bo­nita, mar­cada pela ale­gria, de­ter­mi­nação e con­fi­ança no fu­turo.