Garantir direitos a pais e crianças

De­pois de o Go­verno anun­ciar o adi­a­mento em uma se­mana do início do 2.º pe­ríodo lec­tivo, o PCP quer que o Go­verno as­se­gure que os pais com fi­lhos até aos 16 anos têm acesso aos apoios nessa se­mana de aulas, que o sa­lário é pago a 100 por cento a todos os pais nesta si­tu­ação e que não se con­funda a di­mensão de apoio aos fi­lhos com a di­mensão pro­fis­si­onal, es­pe­ci­al­mente nas si­tu­a­ções de te­le­tra­balho.

As exi­gên­cias foram feitas esta se­gunda-feira, 29, por Diana Fer­reira, que em con­fe­rência de im­prensa sa­li­entou que não pode re­petir-se o que su­cedeu em 2020 e 2021 quando as es­colas es­ti­veram en­cer­radas, de­sig­na­da­mente quanto à re­dução das re­mu­ne­ra­ções do tra­balho ou a fazer de­pender o sa­lário in­te­gral de uma even­tual al­ter­nância entre pais e mães.

Antes, dia 23, após reu­nião com o pri­meiro-mi­nistro que an­te­cedeu o anúncio pelo Go­verno de novas me­didas des­ti­nadas a conter a cha­mada 5.ª vaga de COVID-19, Je­ró­nimo de Sousa cons­tatou que se ob­serva uma evo­lução ne­ga­tiva da si­tu­ação epi­de­mi­o­ló­gica, mas con­si­derou não apenas que tal não au­to­riza res­tri­ções como as im­postas an­te­ri­or­mente, como que fica de­mons­trado que não há, ainda, al­ter­na­tiva à va­ci­nação, pelo que se impõe o re­forço de meios para a ga­rantir com ce­le­ri­dade, in­sistiu.



Mais artigos de: PCP

Defesa do ambiente ou dos lucros privados?

Ana­li­sando com pro­fun­di­dade as con­clu­sões da re­cente Ci­meira do Clima (COP26), o PCP su­blinha a in­su­fi­ci­ência dos seus ob­jec­tivos e re­alça a dis­cussão que não se fez, sobre a ur­gência de uma mu­dança de po­lí­ticas e não só na es­fera am­bi­ental.

Governo tem de se esforçar para a Dielmar não acabar

O PCP exige que o Go­verno de­sen­ca­deie «todos os ins­tru­mentos para vi­a­bi­lizar a em­presa, as­se­gurar os postos de tra­balho e o cum­pri­mento dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores da Di­elmar».

Comemorações do Centenário prosseguem

Na Ma­rinha Grande, em Bar­celos e no Seixal, os 100 anos do PCP foram evo­cados este fim-de-se­mana com ini­ci­a­tivas que con­ti­nuam a sus­citar ampla par­ti­ci­pação.

Concretizar a igualdade combater todas as violências

«As­si­nalar o dia para a eli­mi­nação da vi­o­lência sobre as mu­lheres não é evocar uma efe­mé­ride, mas ma­ni­festar apoio à luta das mu­lheres contra a ex­plo­ração la­boral, as de­si­gual­dades, dis­cri­mi­na­ções e vi­o­lên­cias», nota o PCP, que re­a­firmou «o seu com­pro­misso com os di­reitos das mu­lheres as­sente numa po­lí­tica al­ter­na­tiva».

PCP reafirma compromisso em encontro com CGTP-IN

Delegações do PCP e da CGTP-IN, dirigidas pelos respectivos secretários-gerais, estiveram reunidas na terça-feira de manhã para avaliarem a situação política e as exigências que ela coloca à luta dos trabalhadores. No final, em declarações à comunicação social, Jerónimo de Sousa realçou a convergência de posições...

O Partido dos explorados entre eles se rejuvenesce

Em «Contribuição para a Crítica da Economia Política», obra precursora de «O Capital», Karl Marx conclui que «não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência». Leonor e Gonçalo vêm, mais uma vez, prová-lo. Novos militantes do PCP, aderiram ao...