«Vamos trocar-lhes as voltas com a luta e o voto na CDU»

«Cada um de vós e os tra­ba­lha­dores sabem que podem contar sempre com o PCP e a CDU que, es­tando todos os dias ao vosso lado, é a força de­ci­siva para con­cre­tizar avanços, va­lo­rizar o tra­balho e os tra­ba­lha­dores», afirmou an­te­ontem, em Ma­to­si­nhos, Je­ró­nimo de Sousa num en­contro com re­pre­sen­tantes dos tra­ba­lha­dores.

«Não é acei­tável que se em­po­breça a tra­ba­lhar!»

A ini­ci­a­tiva, apre­sen­tada por Tiago Oli­veira, can­di­dato pelo cír­culo elei­toral do Porto, co­or­de­nador da União de Sin­di­catos do Porto e membro da Co­missão Exe­cu­tiva da CGTP-IN, co­meçou com a en­trega ao Se­cre­tário-geral do PCP de 324 as­si­na­turas de mem­bros de ORT da re­gião. Qui­seram, desta forma, ma­ni­festar pu­bli­ca­mente o seu inequí­voco apoio à co­li­gação.

Nas sete in­ter­ven­ções de de­le­gados e di­ri­gentes sin­di­cais da Ad­mi­nis­tração Cen­tral e Local, do co­mércio e ser­viços, da banca, do sector ro­do­viário e in­dús­trias eléc­tricas, so­bres­saiu o re­co­nhe­ci­mento do papel de­sem­pe­nhado por PCP e PEV na de­fesa dos di­reitos e ren­di­mentos, alvos de uma ofen­siva agra­vada por parte do grande pa­tro­nato à bo­leia da si­tu­ação epi­dé­mica.

So­bres­saiu, igual­mente, a luta que con­ti­nuam a de­sen­volver contra a sobre-ex­plo­ração do tra­balho e quem foi a força de­ci­siva para im­pedir mai­ores re­tro­cessos, as­se­gurar a re­po­sição e con­quista de di­reitos e ren­di­mentos, quem sempre es­teve e está ao lado de quem cria ri­queza.

Na sessão, Diana Fer­reira re­a­firmou aliás o com­pro­misso de co­mu­nistas e eco­lo­gistas com o tra­balho e os tra­ba­lha­dores, com a sua va­lo­ri­zação. A pri­meira can­di­data pelo cír­culo elei­toral do Porto apro­veitou ainda para dar exem­plos do que foi pos­sível avançar nos úl­timos anos em re­sul­tado da ini­ci­a­tiva e in­sis­tência das forças da CDU e, lem­brando o muito que ainda está por al­cançar porque PS, PSD, CDS e seus su­ce­dâ­neos no par­la­mento o im­pe­diram, rei­terou que o voto na CDU no dia 30 de Ja­neiro ga­rante que os tra­ba­lha­dores con­ti­nuam a ter no he­mi­ciclo voz para as suas as­pi­ra­ções e an­seios.

«A cen­tra­li­dade do tra­balho na so­ci­e­dade, a ur­gência da sua va­lo­ri­zação e a vossa pro­funda li­gação à vida dos tra­ba­lha­dores, dos seus pro­blemas, an­seios e reais pre­o­cu­pa­ções», foram, por isso, as ques­tões cen­trais na ini­ci­a­tiva que en­cheu o au­di­tório da Junta de Fre­guesia da Se­nhora da Hora, em Ma­to­si­nhos. A sín­tese foi feita por Je­ró­nimo de Sousa, que na in­ter­venção de en­cer­ra­mento se di­rigiu a todos os tra­ba­lha­dores através dos seus re­pre­sen­tantes pre­sentes e su­bli­nhou que não vale a pena cair em la­mentos – quanto à des­re­gu­lação dos ho­rá­rios de tra­balho e às suas con­sequên­cias na vida da imensa mai­oria – va­lendo, sim, a pena «con­ti­nuar a luta pela re­dução do ho­rário de tra­balho para as 35 horas se­ma­nais, sem perda de re­mu­ne­ração».

O mesmo re­alçou quanto à ne­ces­si­dade de in­sistir no res­peito e re­co­nhe­ci­mento que me­recem os tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Cen­tral e Local, de­sig­na­da­mente ao nível «das suas car­reiras, sa­lá­rios e das suas con­di­ções de tra­balho», ur­gência que es­tendeu aos que se sentem «jo­guetes nas mãos dos ope­ra­dores pri­vados» e «todos os dias trans­portam à sua res­pon­sa­bi­li­dade mi­lhares de utentes»; àqueles que estão em te­le­tra­balho, par­ti­cu­lar­mente no sector das te­le­co­mu­ni­ca­ções; aos que re­sistem e lutam contra a «selva em que está trans­for­mado o sector ban­cário».


Cons­truir fu­turo

Ora, para o Se­cre­tário-geral do PCP, a poucos dias das elei­ções, os tra­ba­lha­dores sabem com o que contam. Sabem que «com o PS, PSD e seus su­ce­dâ­neos, cada um dos pro­blemas aqui hoje iden­ti­fi­cados e tra­tados terão apenas um de dois ca­mi­nhos: ou manter ou agravar a ina­cei­tável re­a­li­dade exis­tente. E sabem-no porque tem sido esta a prá­tica destes par­tidos», acusou.

«Mas cada um de vós e os tra­ba­lha­dores também sabem que podem contar sempre com o PCP e a CDU», pros­se­guiu Je­ró­nimo de Sousa, que cen­trou de­pois ba­te­rias no fu­turo.

«Não é acei­tável que se em­po­breça a tra­ba­lhar!» Por isso, de­fendeu «a ele­vação geral dos sa­lá­rios».

Pri­o­ri­dade deve ser, igual­mente, «as­se­gurar que a um posto de tra­balho per­ma­nente cor­res­ponde um con­trato de tra­balho efec­tivo».

De resto, «a va­lo­ri­zação dos sa­lá­rios e o com­bate à pre­ca­ri­e­dade são in­se­pa­rá­veis da eli­mi­nação das normas gra­vosas da le­gis­lação la­boral, no­me­a­da­mente da re­vo­gação da ca­du­ci­dade da con­tra­tação co­lec­tiva e da apli­cação do prin­cípio do tra­ta­mento mais fa­vo­rável ao tra­ba­lhador», en­fa­tizou também o di­ri­gente co­mu­nista, que acu­sando o PS de ter for­çado elei­ções para não dar res­posta a todas estes pro­blemas, apelou: «vamos trocar-lhes as voltas, com a luta e o voto na CDU».

 



Mais artigos de: Eleições

«Que cada activista da CDU se assuma como candidato»

«Vamos ao con­tacto e ao es­cla­re­ci­mento para cons­truir um grande re­sul­tado para a CDU», por isso, «que cada ac­ti­vista se as­suma como can­di­dato», ape­laram Diana Fer­reira e Jaime Toga an­te­ontem em Vila Nova de Gaia.

Dignificar e valorizar as forças de segurança

Vá­rios pro­fis­si­o­nais das forças de se­gu­rança par­ti­ci­param, no dia 7, numa au­dição em que es­teve pre­sente Je­ró­nimo de Sousa, no Porto, onde pu­deram expor al­guns dos pro­blemas que os têm afli­gido.

Anseios da juventude respondidos pela CDU

Os pro­blemas da ju­ven­tude es­ti­veram em des­taque na sessão pú­blica re­a­li­zada, dia 6, no Centro de Tra­balho Vi­tória, em Lisboa, na qual par­ti­ci­param Je­ró­nimo de Sousa e muitos jo­vens – es­tu­dantes dos vá­rios ní­veis de en­sino, tra­ba­lha­dores de di­versos sec­tores, ac­ti­vistas de di­fe­rentes áreas.

CDU ao lado dos emigrantes contra a ideia dos portugueses de segunda

«As co­mu­ni­dades emi­grantes sabem que podem contar com o PCP e a CDU, que não obs­tante não termos ne­nhum de­pu­tado eleito pelos cír­culos da Emi­gração não dei­xamos de dar voz às suas pre­o­cu­pa­ções, pro­pondo e apre­sen­tando so­lu­ções para os seus pro­blemas», re­a­firmou Je­ró­nimo de Sousa, numa sessão re­a­li­zada no dia 5.

CDU apela ao voto dos trabalhadores

An­tónio Fi­lipe, de­pu­tado do PCP na As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR) e pri­meiro can­di­dato da CDU pelo cír­culo elei­toral de San­tarém, reuniu, se­gunda-feira, com a União de Sin­di­catos do Dis­trito de San­tarém (USS/​CGTP-IN).

Ao lado de escritores e editores

Jerónimo de Sousa também se encontrou com escritores e editores na UNICEPE, sexta-feira, 7, na cidade do Porto. Na iniciativa apresentada por Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República (AR) e primeira candidata da CDU pelo distrito portuense às eleições, foram discutidas as...

«Cultura é trabalho e trabalho é com direitos»

A perspectiva do profissional da Cultura como «o artista» sujeito à instabilidade, à desprotecção e ao arbítrio de quem o contrata, que não trabalha todos os dias na criação porque esta surge de geração espontânea, num lampejo, serve para perpetuar a sua sobre-exploração e formatar o sector...

62 anos da Fuga de Peniche

A CDU deslocou-se ao Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, no dia 5 de Janeiro, para evocar os 62 anos da Fuga de Peniche (3 de Janeiro de 1960) de 10 quadros dirigentes do PCP, entre os quais Álvaro Cunhal, importante acontecimento da resistência ao fascismo e da...

Construir soluções para Viseu

No dia 5 de Janeiro, em Lamego, foram apresentados os compromissos eleitorais da CDU para o distrito de Viseu, iniciativa que contou com a participação dos candidatos Alexandre Hoffmann e Maria João, bem como de Filipe Costa, do Comité Central do PCP. Construção de barragens de regadio; defender os interesses do...

Campanha intensifica-se em Coimbra

Manuel Pires da Rocha e Inês Carvalho, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra, acompanhados por Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, estiveram reunidos, no dia 7 de Janeiro, com o núcleo de Coimbra do Movimento Democrático de Mulheres. Na iniciativa foram debatidos os principais problemas...