ACÇÃO E CONFIANÇA PARA DAR MAIS FORÇA À CDU

«É a eleição de deputados do PCP e do PEV que conta para avançar»

A campanha eleitoral aproxima-se do fim, num quadro em que asituação nacional coloca os trabalhadores e o povo perante a necessidade de assumirem opções decisivas quanto ao seu futuro e ao futuro do País.

Com a intervenção do PCP e da CDU e a luta dos trabalhadores foi possível avançar, nos últimos anos, na defesa, reposição e conquista de direitos e pela sua persistência obter importantes conquistas. Conquistas que foram determinantes, aliás, para o crescimento económico e para a criação de emprego, comprovando assim que a resposta aos problemas nacionais e ao desenvolvimento do País é inseparável da elevação das condições de vida do povo português.

São avanços que só não foram mais longe devido às opções de classe do PS e do seu Governo, convergentes com PSD e CDS, ao serviço dos interesses do grande capital e em submissão às imposições da União Europeia e do euro.

Ora, a realidade do País e os problemas estruturais que hoje enfrenta confirmam que o caminho verdadeiramente alternativo para resgatar a dependência e para libertar recursos para o seu desenvolvimento, é inseparável da ruptura com a política de direita. De facto, para um futuro de progresso social e desenvolvimento soberano é indispensável uma política patriótica e de esquerda, desafio que, nestas eleições, está colocado aos trabalhadores, ao povo, aos democratas e patriotas. Um desafio que exige a intensificação da luta de massas e o reforço do PCP e da CDU.

É, pois, no contexto desta batalha eleitoral – como importante acção política e de massas que é – que importa privilegiar a mobilização e o esclarecimento dos trabalhadores e das populações, apresentando as propostas e soluções da CDU para os problemas do País.

Nos dias que ainda faltam para o acto eleitoral, impõe-se a todos os candidatos, activistas e simpatizantes da CDU a intensificaçãodo contacto directo com a população, valorizando o trabalho desenvolvido em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo e reafirmando o seu compromisso com a defesados interesses nacionais e com a luta por um Portugal com futuro.

 

É preciso aproveitar todos os momentos para afirmar a importância do voto na CDU comoo voto que será determinante para o aumento geral dos salários, como emergência nacional; para combater a precariedade, por horários dignos e revogação das normas gravosas da legislação laboral; para a defesa e afirmação dos direitos das crianças e dos pais, nomeadamente para a gratuitidade das creches para todas as crianças com a criação de uma rede pública de creches e o aumento e universalização dos abonos de família e pré-natal; para a valorização das reformas e pensões e a criação de uma rede pública de equipamentos para apoio aos idosos, designadamente lares; para garantir o direito à saúde e para salvar o Serviço Nacional de Saúde com o aumento do número de profissionais no SNS, com mais consultas, exames e cirurgias e médico e enfermeiro de família para todos; para garantir o direito à Educação, à Ciência, à Cultura e ao Desporto, nomeadamente com mais e melhores serviços públicos; para assegurar o direito de todos à habitação e à mobilidade (revogando a chamada lei dos despejos, combatendo a especulação, regulando os preços e assegurando a progressiva gratuitidade dos transportes públicos); para uma justiça independente e acessível e o combate à corrupção; para garantir justiça fiscal (que alivie os impostos sobre o trabalho e as MPME, combata a fuga e evasão fiscais e os benefícios ao grande capital e reponha o IVA sobre a electricidade e o gás nos 6%); para um ambiente saudável; para assegurar o desenvolvimento económico (com mais produção, mais emprego e defesa das MPME).

O voto na CDU é o voto que garante a eleição de deputados comprometidos com a defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo. É o voto que perdura para dar voz aos seus direitos e aspirações e para dar mais força à luta por uma vida melhor. É o voto dos que assumem todos os combates em defesa da soberania nacional contra as imposições e constrangimentos da União Europeia e o domínio do capital monopolista.

É preciso reforçar a CDU e, com o seu reforço, derrotar a direita e a política de direita quer por via da maioria absoluta do PS, quer pela recuperação, formal ou informal, de um bloco central de interesses entre PS e PSD, ao serviço dos grupos económicos. Com o reforço da CDU não fica tudo na mesma, nem se volta para trás. Com o reforço da CDU será dado um sinal claro de que queremos avançar.


E, com o empenho de todos, com a confiança que nos dá o nosso trabalho, com a determinação que pomos nas soluções que temos para o País, tudo faremos para reforçar a CDU, reafirmando o compromisso de sempre dos que, com os trabalhadores e o povo, não desistem de lutar.