Deputada do PCP no Parlamento Europeu Sandra Pereira em visita a Cuba

Uma de­le­gação do Grupo GUE/​NGL do Par­la­mento Eu­ropeu está em Cuba com o pro­pó­sito de apro­fundar o co­nhe­ci­mento sobre a si­tu­ação ac­tual na ilha, ex­pressar so­li­da­ri­e­dade com Cuba e o seu povo e de­nun­ciar e exigir o fim do cri­mi­noso blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro im­posto há mais de 60 anos pelos Es­tados Unidos da Amé­rica.

Ob­jec­tivo é ex­pressar so­li­da­ri­e­dade com Cuba e o seu povo

Sandra Pe­reira, de­pu­tada do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês no Par­la­mento Eu­ropeu e vice-pre­si­dente da As­sem­bleia Par­la­mentar Euro-La­tino-Ame­ri­cana (Eu­rolat), en­contra-se desde 31 de Ja­neiro até 5 de Fe­ve­reiro em Cuba. In­tegra uma de­le­gação do Grupo da Es­querda Uni­tária Eu­ro­peia/ Es­querda Verde Nór­dica – A Es­querda no Par­la­mento Eu­ropeu.

Du­rante a vi­sita, os 11 de­pu­tados que in­te­gram a de­le­gação do Grupo GUE/​NGL do Par­la­mento Eu­ropeu terão opor­tu­ni­dade de re­a­lizar en­con­tros com a pre­si­dência da As­sem­bleia Na­ci­onal do Poder Po­pular e os pre­si­dentes das suas co­mis­sões de Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais, As­suntos Cons­ti­tu­ci­o­nais e Ju­rí­dicos, da Saúde e Des­porto, da Edu­cação, Ci­ência, Cul­tura, Tec­no­lo­gias e Am­bi­ente, ou da Atenção à In­fância, à Ju­ven­tude e à Igual­dade de Di­reitos da Mu­lher. Estão também pre­vistos en­con­tros com ci­en­tistas que estão a de­sen­volver va­cinas cu­banas contra a Covid-19 e com re­pre­sen­tantes da so­ci­e­dade cu­bana.

A de­le­gação terá ainda a opor­tu­ni­dade de reunir com mem­bros da União Na­ci­onal de Es­cri­tores e Ar­tistas de Cuba e de re­a­lizar um en­contro com o Mi­nis­tério das Re­la­ções Ex­ternas de Cuba.

Para além de ou­tros en­con­tros, consta ainda do pro­grama da vi­sita uma reu­nião com or­ga­ni­za­ções ju­venis cu­banas e com o Ins­ti­tuto Cu­bano de Ami­zade com os Povos.

De acordo com uma nota do Ga­bi­nete de Im­prensa dos de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu, em Bru­xelas, a vi­sita da de­le­gação tem por ob­jec­tivo «apro­fundar o co­nhe­ci­mento sobre a si­tu­ação ac­tual em Cuba, ex­pressar a so­li­da­ri­e­dade com Cuba e o seu povo e de­nun­ciar e exigir o fim do cri­mi­noso blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro im­posto a Cuba há mais de 60 anos pelos Es­tados Unidos da Amé­rica».




Mais artigos de: Internacional

Assassinados na Colômbia 13 activistas sociais em 2022

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz) da Colômbia deu a conhecer no dia 29 de Janeiro o assassinato da dirigente social Deisy Sotelo, ocorrido no departamento de Cauca, no sudoeste do país. Com este homicídio, já são 13 os activistas sociais assassinados na Colômbia até ao final de Janeiro...