Protestos populares na Síria contra milícia apoiada pelos EUA
Três manifestações tiveram lugar no domingo, 27, contra as chamadas Forças Democráticas da Síria (FDS), apoiadas pelos Estados Unidos da América, na província de Deir Ezzor, no nordeste da Síria.
Activistas locais, citados pela agência SANA, indicaram que populares de Al-Yarzi, indignados, juntaram-se na praça da localidade e gritaram palavras de ordem de rejeição das práticas de saque e confisco de propriedades por parte das ilegais FDS.
Semelhantes acções de protesto ocorreram nos lugares de Sweindan e Danej, onde milhares de pessoas bloquearam as ruas com pneus incendiados e exigiram a expulsão das milícias. Os manifestantes queimaram um veículo militar das FDS e impediram que reforços acedessem às localidades.
Os protestos começaram quando homens armados separatistas queimaram várias casas porque os donos se recusaram a enviar os filhos para as fileiras das milícias.
As FDS, de maioria curda, dominam a maior parte da região síria de Al-Jazira, rica em petróleo, e recebem armas, dinheiro e treino das forças de ocupação dos EUA.