Petição de professores

A petição «Reclamamos justiça, efectivação dos nossos direitos e respeito por horário de trabalho», com mais de 17 mil assinaturas, foi entregue pela Federação Nacional dos Professores na Assembleia da República, a 19 de Abril, o primeiro dia do 3.º período do ano lectivo.

A Fenprof afirmou pretender, com esta iniciativa, que «os problemas que afectam os professores e educadores, em Portugal, e são a razão primeira da fuga dos jovens a esta profissão», sejam colocados «no topo da agenda política e parlamentar».

No documento são reafirmadas reivindicações, como a recomposição da carreira docente, uma avaliação justa, um regime específico de aposentação, a eliminação da precariedade e o fim dos abusos e ilegalidades nos horários de trabalho. É contestada a «municipalização» e é exigida a democratização da gestão de escolas e agrupamentos.

 



Mais artigos de: Breves Trabalhadores

Enfermeiros do Algarve

Pela progressão na carreira e pela justa contabilização do tempo de serviço, os enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e da Administração Regional de Saúde (ARS) desta região fazem greve a 5 de Maio. A decisão foi revelada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, no dia 21, no hospital de...