CNA alerta ministra para difícil situação na agricultura

Numa au­di­ência com a mi­nistra da Agri­cul­tura e Ali­men­tação, a CNA voltou a alertarpara a di­fícil si­tu­ação do sector e re­a­firmou as suas re­cla­ma­ções e pro­postas con­cretas para a me­lhoria das con­di­ções da Agri­cul­tura Fa­mi­liar.

Fazer face ao au­mento dos custos de pro­dução

Além da mi­nistra Maria do Céu An­tunes, a reu­nião – re­a­li­zada no pas­sado dia 19 – contou com a par­ti­ci­pação do se­cre­tário de Es­tado da Agri­cul­tura, Rui Mar­tinho. A de­le­gação da Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA) foi cons­ti­tuída pelos di­ri­gentes Adélia Vilas Boas, Al­fredo Campos, Aníbal Ca­bral, Lu­cinda Pinto e Pedro Santos.

Aos mem­bros do Go­verno sa­li­entou-se a ne­ces­si­dade de rá­pida con­cre­ti­zação das me­didas anun­ci­adas pelo Mi­nis­tério para fazer face ao au­mento dos custos de pro­dução, para que as ajudas che­guem aos agri­cul­tores a tempo de ate­nuar as des­pesas in­com­por­tá­veis das ex­plo­ra­ções.

Entre os temas abor­dados pela CNA, des­taque para a re­a­fir­mação da pro­posta de cri­ação de uma lei que proíba o pa­ga­mento aos agri­cul­tores abaixo dos custos de pro­dução, como forma de ga­rantir ren­di­mentos dignos e a vi­a­bi­li­dade eco­nó­mica das ex­plo­ra­ções agrí­colas.

A ne­ces­si­dade de con­cre­ti­zação efec­tiva e ar­ti­cu­lada das me­didas pre­co­ni­zadas no Es­ta­tuto da Agri­cul­tura Fa­mi­liar, de serem pagas as in­dem­ni­za­ções aos agri­cul­tores com pre­juízos cau­sados por ja­valis e ou­tros ani­mais sel­va­gens e de se con­cluírem im­por­tantes in­ves­ti­mentos no re­gadio, como no caso da Cova da Beira, foram ou­tras das ques­tões con­cretas co­lo­cadas pela Con­fe­de­ração.

So­be­rania ali­mentar
Nesta reu­nião bi­la­teral com a tu­tela, e con­si­de­rando que nesta nova le­gis­la­tura a área da Ali­men­tação está sob a al­çada da mi­nistra da Agri­cul­tura, a CNA não deixou de va­lo­rizar o papel de­ter­mi­nante da Agri­cul­tura Fa­mi­liar na cons­trução da so­be­rania ali­mentar do País e na ga­rantia de uma ali­men­tação de qua­li­dade, de pro­xi­mi­dade e aces­sível à po­pu­lação. Re­a­firmou, por isso, a im­por­tância da con­cre­ti­zação da sua pro­posta para que, até 2030, 30 por cento do abas­te­ci­mento de pro­dutos agrí­colas das can­tinas pú­blicas tenha origem na Agri­cul­tura Fa­mi­liar por­tu­guesa.

A Maria do Céu An­tunes e Rui Mar­tinho foi ainda en­tregue a moção «15 me­didas ur­gentes», apro­vada pelos agri­cul­tores pre­sentes na ma­ni­fes­tação pro­mo­vida pela CNA e fi­li­adas no dia 24 de Março, em Braga.

 

Marcha lenta de trac­tores

Amanhã, 29 de Abril, a Co­missão de Agri­cul­tores do Baixo-Mon­dego e a As­so­ci­ação Dis­trital dos Agri­cul­tores de Coimbra (ADACO) or­ga­nizam uma marcha lenta de trac­tores e ou­tras má­quinas agrí­colas. A con­cen­tração está mar­cada para as 8h00, no Largo da Feira em Mon­temor-o-Velho. Dali, os veí­culos se­guirão até Coimbra, até junto da Di­recção Re­gi­onal de Agri­cul­tura e Pescas do Centro.

Isenção do im­posto e do IVA no ga­sóleo verde; apoios para a re­dução dos preços dos adubos, fer­ti­li­zantes, ra­ções e ou­tros; preços justos na pro­dução, são al­gumas das ra­zões desta acção.

No dia 20 de Abril, a União dos Agri­cul­tores do Dis­trito de Leiria (UADL), com o apoio e a so­li­da­ri­e­dade da CNA, re­a­lizou uma ini­ci­a­tiva de pro­testo no Mer­cado de S. Ma­mede (Ba­talha), para re­clamar do Go­verno e ao Mi­nis­tério da Agri­cul­tura me­didas para de­fender a sua ac­ti­vi­dade, face ao au­mento dos custos de pro­dução. Esta é a ter­ceira ini­ci­a­tiva de pro­testo pro­mo­vida pela UADL no dis­trito, de­pois de Porto de Mós e do Lou­riçal. Também par­ti­cipou na ma­ni­fes­tação da CNA em Braga, a 24 de Março.

 



Mais artigos de: Nacional

Aprofundar os avanços nos transportes de Lisboa

O PCP con­si­dera ser es­sen­cial alargar a gra­tui­ti­dade dos trans­portes pú­blicos, apro­vada por una­ni­mi­dade pela Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa (CML) no dia 21 de Abril, a toda a Área Me­tro­po­li­tana.

CDU exige a construção imediata do Bloco de Rega Póvoa/Amareleja

A CDU exige a construção do Bloco de Rega Póvoa/Amareleja, concelho de Moura, tendo em conta que o Governo já anunciou que vai desbloquear 50 milhões de euros para a construção em pleno dos projectos de expansão de regadio de Alqueva. «Não permitiremos que o bloco de rega Póvoa/Amareleja se transforme numa promessa como...

Portugueses contra o aumento do custo de vida

Na sexta-feira, 22, a Comissão Regional Contra o Aumento do Custo de Vida promoveu, na cidade do Funchal, junto à Assembleia Legislativa da Madeira, um buzinão de protesto contra o aumento do preços, nomeadamente dos combustíveis e dos bens essenciais. No local, os...