- Nº 2528 (2022/05/12)

Centenário de Vasco Gonçalves

Aconteceu

As comemorações do centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves, promovidas pela Associação Conquistas da Revolução (ACR), terminaram na semana passada, dia 3, numa sessão de encerramento realizada na Casa do Alentejo.

Para além da participação de vários associados e de outros democratas, a sessão contou com as intervenções de José Baptista Alves, presidente da direcção da ACR, e de Manuel Begonha, presidente da Assembleia Geral. Um momento cultural apresentou poemas de Armando Silva Carvalho e de Ramos Rosa declamados pela voz da actriz Carmen Santos e música de Carlos Paredes, interpretada pela pianista Joana Bagulho. No final da sessão, o realizador Paulo Guerra estreou um filme sobre Vasco Gonçalves na Revolução

O centenário que lembrou, homenageou e celebrou o eterno companheiro do povo começaram no ano passado, sob o lema «A moral e política vão de par e não se podem dissociar», e desdobraram-se em inúmeras iniciativas por todo o País, desde exposições, concertos e publicação de livros a convívios, sessões evocativas e debates, que se prolongaram pelo ano inteiro.

Foram momentos altos destas comemorações a inauguração de uma placa toponímica na Rua General Vasco Gonçalves, no Lumiar, a realização de uma sessão comemorativa na Voz do Operário, no dia 9 de Maio de 2021, em que esteve presente o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e a concretização dos primeiros passos do processo de elaboração de um monumento, da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira, à figura inigualável de Vasco Gonçalves.