- Nº 2529 (2022/05/19)

Contradições e saltos em frente na Conferência sobre o Futuro da Europa

Europa

No dia em que terminava a Conferência sobre o futuro da Europa, o PCP reafirmou a sua oposição ao rumo federalista, militarista e neoliberal da União Europeia, ali evidenciado, e a premência de lutar por uma Europa dos trabalhadores e dos povos.

«O futuro da Europa, a resposta aos legítimos anseios e aspirações dos seus povos, não está nos caminhos que os promotores desta Conferência querem traçar e impor de aprofundamento neoliberal, federalista e militarista da UE», garantem os deputados do PCP no Parlamento Europeu, numa nota emitida no dia 9. A Europa dos trabalhadores e dos povos, que o PCP defende, «exige um caminho de efectiva cooperação, baseado na soberania e independência dos Estados e na sua igualdade em direitos, na democracia, no progresso social e na paz».

Quanto à Conferência e às propostas nela apresentadas, o PCP afirma que «não colocam em causa, antes reflectem», o conjunto de políticas que, não sem resistências e contradições, a UE «há muito vem aprofundando e procurando impor». Lembrando que as propostas (ver caixa) não foram ali sujeitas a votação, garante ainda que elas «procuram animar um novo salto no aprofundamento do processo de integração capitalista europeu». Aliás, tudo ali decorreu de modo a garantir que nada se distanciaria de objectivos e prioridades definidos pelos interesses e forças que estão «no cerne desta UE neoliberal, federalista e militarista».

Para os deputados comunistas, o apelo feito a uma nova Convenção Europeia «visa repetir, em traços gerais, o que se verificou com a Convenção sobre o Futuro da Europa (2002), iniciativa que tentou impor uma dita Constituição Europeia», que acabou rejeitada em vários referendos.

 

Federalismo, neoliberalismo, militarismo

O PCP analisou as principais propostas emanadas da dita Conferência, considerando que elas procuram promover o «aprofundamento de políticas que, sendo parte do problema, não poderão ser parte da solução». E dá exemplos: