Cerca de 250 pessoas participaram no domingo, 3, na Festa de Verão do PCP, organizada pela Organização Regional de Leira (ORLEI) do Partido, na Foz do Arelho. A manhã foi dedicada às crianças, com pinturas, jogos tradicionais e aula de música, terminando com uma conversa sobre «Os direitos das crianças e dos pais», na qual participou Margarida Botelho, do Secretariado do Comité Central do PCP.
Ao longo de todo o dia, os participantes puderam adquirir produtos gastronómicos regionais, livros, ou tentar a sorte no sai sempre. Depois da sardinhada ao almoço, também puderam degustar sobremesas e a tradicional ginja da região.
O momento cultural que antecedeu o comício esteve a cargo dos músicos Manuel Pires da Rocha (Brigada Victor Jara) e João Queirós (cantautor de Coimbra), a que se juntaram a leiriense Inês Silva e o italiano Umberto Giancarli. Da conjugação de vontades, resultou um concerto em que ecoaram músicas da luta dos trabalhadores e do povo, e que terminou com uma versão do Bella Ciao, cantada pelo músico transalpino.
O momento político da iniciativa, realizada nas margens da Lagoa de Óbidos, decorreu ao final da tarde e contou com as intervenções de Margarida Patrocínio, da Direcção Nacional da JCP, Luís Caixeiro, membro do Comité Central e responsável pela ORLEI, e Paula Santos, da Comissão Política do Comité Central e presidente do Grupo parlamentar do PCP.
A Festa de verão foi convívio, alegria, camaradagem, lazer e cultura, um momento que deu força a todos os militantes e amigos do Partido para enfrentar as tarefas e batalhas do presente e do futuro.