- Nº 2541 (2022/08/11)

Política e cultura sem exclusões nos espaços das organizações

Festa do Avante!

Com todos os distritos representados através das respectivas organizações regionais do PCP, a Festa do Avante! é uma montra do País, da sua cultura em sentido lato, mas também das particularidades culturais de cada região em diversos domínios.

Nos espaços das organizações do Partido, também vai ser possível tomar contacto com as lutas que desenvolvem (ou desenvolveram no passado, deixando raízes e exemplo) os comunistas, os trabalhadores e as populações em cada distrito. Nalguns casos, será ainda possível debater algumas das questões mais candentes, contributo indispensável para o esclarecimento e a mobilização.

Nos Açores, o destaque da exposição vai para a produção regional (existindo, no pavilhão, como é hábito, várias iguarias locais para degustar), e para a mobilidade e transportes, ao passo que no Alentejo – onde a música de raiz popular se fará ouvir nas suas várias expressões, os comes e bebes ilustram a riqueza gastronómica da região, e o artesanato o seu vasto património de saberes–, a mostra política, além das propostas do Partido para a região, recorda os 60 anos da conquista das 8 horas de trabalho nos campos do Sul. Dois debates estão agendados: sobre o desenvolvimento económico e as potencialidades, e acerca da luta pelos direitos laborais.

As propostas e intervenção do PCP, assim como a luta dos trabalhadores e populações, também vão estar em foco no espaço do Algarve, no qual não vão faltar, igualmente, os tradicionais e reconhecidos bons produtos regionais: da doçaria ao marisco, passando pelos objectos e artefactos singulares.

Em Aveiro, a oferta gastronómica de todo o distrito (doçaria ou leitão da Bairrada), convive paredes meias com o sublinhado da importância da resistência antifascista, enquanto que em Braga, a gastronomia e o artesanato feito laboriosamente da serra ao mar minhotos (nesta Festa será possível adquirir peças exclusivas de olaria), podem ser apreciados antes ou depois de tomar contacto com o destaque dado ao direito à habitação.

«Sem água não há pão! - Recursos hídricos, agricultura e desenvolvimento regional», é o título do debate promovido na Festa do Avante! pela Organização Regional de Bragança do PCP, que trará, ainda, uma exposição que evoca a história da ferrovia no distrito. Evocação é o que também se faz em Coimbra, designadamente da crise académica de 62 e das lutas estudantis e da figura de Adriano Correia de Oliveira, estando disponíveis, ainda, sabores e saberes da região.

No ano em que completaria 80 anos, Adriano Correia de Oliveira, músico, militante comunista e resistente antifascista, será, igualmente, assinalado na Organização Regional do Porto, que, como não podia deixar de ser, traz à Festa a gastronomia e outras tradições locais.

Já no espaço de Castelo Branco e Guarda, os visitantes poderão conhecer melhor estas regiões da Beira Interior, as lutas, especialmente em torno de questões ambientais e do aumento do custo de vida, bem como passar em revista a exposição sobre as assembleias regionais do Partido: uma já realizada e outra a realizar após a Festa do Avante!.

«Um povo que luta. Um Partido que transforma - alegria e confiança», é o lema que dá mote à decoração política do espaço de Leiria, onde, como é tradição, entre outras peças, é possível adquirir a edição do copo da 46.º Festa do Avante!. Em Lisboa, além dos característicos espaços de objectos usados e de colecção, do sai-sempre e de uma vasta oferta de petiscos, refeições e bebidas (este ano, junto ao lago da Festa do Avante!, com uma ementa vegetariana e adequada a celíacos), os visitantes vão poder contactar com o Fado no tradicional local que lhe é dedicado. A componente política andará em torno da luta contra a exploração e o agravamento do custo de vida, por melhores condições e a valorização do trabalho e dos trabalhadores.

Já na Madeira, a exposição intitulada «Sobre a repressão na Madeira após a Revolta do Leite» contribui para combater o esquecimento e a reescrita da história do fascismo, ao passo que em Santarém o destaque político vai para os 60 anos da conquista das 8 horas de trabalho nos campos do Ribatejo e para o Centenário de José Saramago, natural das Azinhaga, Golegã.

A resistência antifascista e a actualidade dos valores de Abril, são, igualmente, realçados pela Organização Regional de Viseu, designadamente a propósito das «eleições» em 1971 e da construção de listas de oposição, nomeadamente em Mondim da Beira, Tarouca, onde, por larga maioria, foi derrotada a lista da ditadura.

A Organização Regional de Setúbal, onde os «comes e bebes» não deixam ninguém indiferente, traz à Festa do Avante! as lutas e as reivindicações dos trabalhadores e das populações. Mas também as propostas do PCP e a intervenção pela concretização de projectos estruturais para o desenvolvimento da região. No sábado e domingo de manhã, as crianças voltam a ter iniciativas e brincadeiras a si destinadas.

Pelo seu lado, no espaço de Viana do Castelo a reivindicação de mais e melhores transportes públicos será sublinhada a traço grosso, enquanto que quem der um pulo ao espaço de Vila Real, além da gastronomia de excelência, lá encontrará em primeira linha a defesa da Casa do Douro, da sua história e legado, mote, igualmente, para o debate que ali se promove no sábado.