- Nº 2542 (2022/08/18)

Qualidade e diversidade no Palco Paz

Festa do Avante!

O Palco Paz apresenta uma vez mais uma programação marcada pela diversidade de estilos – da música com as mais diversas raízes tradicionais às canções de intervenção, dos sons do mundo reinventados às propostas mais inovadoras e experimentais.

LUIZGA vem do Brasil e é o alter ego de Luiz Gabriel Lopes, artista com origem no interior de Minas Gerais mas com raízes espalhadas por muitos territórios. A sua música, herdeira da mais rica linhagem da MPB, mistura muitas outras influências.

Povo recupera canções que, desde o século XX, marcaram as lutas dos povos pela paz e contra a guerra. Fundada em 2019, apresenta repertório em francês, inglês, italiano e português e tem Sofia Lisboa na voz, Rui Galveias na guitarra, Rui Alves na bateria e Artur Morais no contrabaixo.

A reinterpretação da música tradicional portuguesa é o propósito de Fio à Meada, grupo de mulheres de Lisboa criado em 2017 do gosto pela tradição oral e da vontade de resgatar uma cultura antiga. Através de um coro de vozes femininas, escuta-se a paixão da música tradicional interpretada face aos dias de hoje.

DJ MATI@S é um apaixonado pela música de dança de cariz tradicional e traz à Festa do Avante! um baile de danças tradicionais muito variado. Através das suas setlists, propõe uma viagem através das sonoridades do folk tradicional e da World Music.

Pedro Salvador, Rui Alves e Tiago Santos formam o Hill’s Union, que trabalha sobre a obra de Joe Hill, imigrante sueco nos Estados Unidos da América, sindicalista e cantautor, executado «judicialmente» a mando do patronato. Retoma as suas canções, mas também a sua rebeldia e a sua luta, que encontram paralelos neste nosso tempo.

Kiloko é produto do efervescente ambiente musical lisboeta e propõe uma viagem pelos sons do mundo – de Itália a Cabo Verde, de Cuba ao Brasil, do jazz a Manu Chao. O resultado é um baile audaciosamente improvisado.

Do Ribatejo chega O Gang, projecto rock/punk em língua portuguesa que se encontra actualmente em estúdio a preparar o seu primeiro trabalho discográfico. Hadessa traz a música portuguesa de expressão tradicional cruzada com a electrónica e temperada com os sons do mundo. Apresentará temas do seu disco Fortuna, com lançamento marcado para o próximo ano.

A Orquestra de Foles é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaita de foles ao lugar de destaque que merece, seja no palco ou na rua. Joga com ritmos improváveis, arranjos arrojados e repertório diversificado.

Classificado pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano tem no Grupo Coral e Etnográfico «Os Camponeses de Pias» um dos seus mais destacados defensores e divulgadores. Criado em 1968, construiu um percurso sólido que os coloca na vanguarda desta arte. O Grupo Coral do Torrão e o Grupo Coral Alma Feminina também apresentarão as suas interpretações desta forma ímpar de cantar.

O Conservatório de Artes de Loures também marcará presença no Palco Paz.