Incêndios exigem soluções imediatas e a longo prazo

O PCP exigiu, mais uma vez, so­lu­ções para o fla­gelo dos fogos a pro­pó­sito do in­cêndio que de­fla­grou na Serra da Es­trela, dia 6, e que, de­pois de dado com ex­tinto, re­ac­tivou no início desta se­mana. Foram as di­rec­ções re­gi­o­nais de Cas­telo Branco e Guarda do PCP que, em con­junto, as­su­miram a po­sição.

Muitas me­didas de­ci­didas de­pois dos in­cên­dios de 2017 estão por con­cre­tizar

Os se­cre­ta­ri­ados das di­rec­ções das or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais de Guarda e Cas­telo Branco do PCP ex­pres­saram a sua pro­funda pre­o­cu­pação pela am­pli­tude e im­pactos das chamas que afec­taram os con­ce­lhos da Co­vilhã, Man­teigas, Guarda, Ce­lo­rico da Beira e Gou­veia e ma­ni­fes­taram so­li­da­ri­e­dade para com as ví­timas, le­sados, e as cen­tenas de bom­beiros e ou­tros agentes de Pro­tecção Civil que com­ba­tiam o in­cêndio.

«O PCP não pode deixar de su­bli­nhar que os in­cên­dios que têm la­vrado na re­gião e no País evi­den­ciam a falta de res­posta a ques­tões es­tru­tu­rais que estão iden­ti­fi­cadas», pode-se ler no co­mu­ni­cado de im­prensa con­junto emi­tido por ambos os or­ga­nismos par­ti­dá­rios. Aban­dono do mundo rural, de­gra­dação dos ser­viços pú­blicos, des­truição da pe­quena e média agri­cul­tura e pe­cuária, de­ser­ti­fi­cação e des­po­vo­a­mento são al­guns dos mo­tivos apon­tados.

Para além de so­lu­ções para os pro­blemas es­tru­tu­rais, o PCP há muito que re­clama meios ade­quados e co­or­de­nação ne­ces­sária às forças de pro­tecção civil, como a exis­tência de um Co­mando Na­ci­onal de Bom­beiros e re­gimes es­pe­ciais de pro­tecção dos bom­beiros e res­tantes tra­ba­lha­dores das As­so­ci­a­ções Hu­ma­ni­tá­rias de Bom­beiros Vo­lun­tá­rios.

O PCP ainda ga­rantiu propor so­lu­ções para pro­blemas es­tru­tu­rais e ga­rantir, no ime­diato, apoios efec­tivos aos le­sados, com­pen­sa­ções para os ren­di­mentos per­didos na área flo­restal, agrí­cola e pe­cuária, repor o po­ten­cial pro­du­tivo e meios de res­ta­be­le­ci­mento e pro­tecção do pa­tri­mónio na­tural per­dido.

Des­res­pon­sa­bi­li­zação do Es­tado
é mão cri­mi­nosa

A cres­cente des­res­pon­sa­bi­li­zação do Es­tado e a des­cen­tra­li­zação de com­pe­tên­cias para as au­tar­quias lo­cais na área da gestão dos re­cursos na­tu­rais é cada vez mais evi­dente. Este re­cente in­cêndio – num parque na­tural onde o Es­tado exerce res­pon­sa­bi­li­dades di­rectas – é de­mons­tra­tivo da falta de in­ves­ti­mento na con­ser­vação da na­tu­reza. Muitas das me­didas de­ci­didas após os in­cên­dios de 2017 con­ti­nuam por con­cluir ou con­cre­tizar, como o ca­dastro flo­restal, a cri­ação das equipas de sa­pa­dores flo­res­tais, a re­cons­ti­tuição do corpo de guardas flo­res­tais. Me­didas im­pres­cin­dí­veis, como a va­lo­ri­zação do preço da ma­deira, a pro­moção do livre as­so­ci­a­ti­vismo de pe­quenos pro­pri­e­tá­rios e do agru­pa­mento de bal­dios, também não foram ainda to­madas.

«O ca­minho que se abriu com anos de po­lí­tica de di­reita, fra­gi­lizou as es­tru­turas pú­blicas de gestão am­bi­ental, que per­deram tra­ba­lha­dores e meios», afirmam as or­ga­ni­za­ções co­mu­nistas. A falta de re­forço destas es­tru­turas, como o Ins­ti­tuto de Con­ser­vação da Na­tu­reza e das Flo­restas (ICNF), e da co­or­de­nação entre elas, con­tinua con­tri­buir para que o or­de­na­mento flo­restal e do ter­ri­tório se faça de acordo com in­te­resses de grupos eco­nó­micos, que se so­bre­põem aos in­te­resses co­lec­tivos.

PCP em con­tacto
com po­pu­lação afec­tada:

Uma de­le­gação do PCP, que in­te­grou a de­pu­tada co­mu­nista no Par­la­mento Eu­ropeu, Sandra Pe­reira, re­a­lizou uma vi­sita, na terça-feira, às zonas afec­tadas pelo in­cêndio da Serra da Es­trela, que foi dado como do­mi­nado no dia 12. A vi­sita teve como ob­jec­tivos ava­liar a si­tu­ação, no ter­reno, e fun­da­mentar a acção do Par­tido junto das ins­ti­tui­ções e po­pu­la­ções.

Ao longo do dia, a de­le­gação co­mu­nista en­con­trou-se com re­pre­sen­tantes dos Com­partes do Baldio de Ver­de­lhos e da As­so­ci­ação dos Amigos da Serra da Es­trela e con­tactou com pro­du­tores agro­pe­cuá­rios afec­tados.




Mais artigos de: PCP

Direito à habitação tem sentido de urgência

Mais do que re­petir pro­messas sempre in­cum­pridas, urge en­frentar os in­te­resses do­mi­nantes no mer­cado ha­bi­ta­ci­onal e ga­rantir a todos o di­reito cons­ti­tu­ci­onal à ha­bi­tação, de­fendeu o PCP em con­fe­rência de im­prensa re­a­li­zada ontem.

Gratuitidade das fichas é batalha a prosseguir

«Ao con­trário dos que con­testam a gra­tui­ti­dade e de­fendem uma po­lí­tica “as­sis­ten­ci­a­lista”, o PCP re­a­firma que, com um acrés­cimo re­si­dual na des­pesa do Mi­nis­tério da Edu­cação, se al­can­çará um ver­da­deiro in­ves­ti­mento para o fu­turo, con­tri­buindo para o au­mento do nível de es­co­la­ri­dade da po­pu­lação, com re­flexos po­si­tivos no de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e so­cial do País».

Militar é contribuir para o reforço do Partido

Através de parentes, de amigos ou de um ambiente familiar onde se discutisse vivamente a política, o Partido sempre foi uma referência incontornável na vida de muitos daqueles que, recentemente, se têm inscrito no PCP. Já para outros, foi o seu interesse pessoal ou uma mera curiosidade que...

Livro sobre José Saramago lançado no dia 25

Têm sido muitas as ini­ci­a­tivas de­sen­vol­vidas em torno do cen­te­nário do nas­ci­mento de José Sa­ra­mago. Entre elas, des­tacam-se par­ti­cu­lar­mente as que vêm sendo di­na­mi­zadas pelo PCP, um pouco por todo o País.

Não às manobras para denegrir a imagem de Évora

A Comissão Concelhia de Évora do PCP acusou responsáveis políticos locais, em particular do PSD, de promoverem o alarmismo social com objectivos políticos, afectando assim negativamente a «imagem e a economia de Évora». Em causa estão declarações por estes proferidas a órgãos de comunicação social, procurando passar a...

Acessibilidades esquecidas em Beja

O executivo da Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP decidiu, em reunião ocorrida no início deste mês, avançar para uma campanha em torno das acessibilidades no distrito, a realizar ao longo do mês de Setembro. No comunicado em que informa da realização da jornada, o PCP avança como exemplo de...

Intervenção decisiva do PCP leva a investimentos

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou a decisão de investir na reabilitação da zona degradada que se encontra no perímetro do Hospital Pediátrico de Coimbra. Congratulando-se pela decisão, o PCP lembra que tinha já denunciado a situação, que garante representar «um...