Alegria dos mais novos de mãos dadas com a vontade de um futuro melhor

Este ano as cri­anças estão ainda mais no centro das aten­ções na Festa do Avante! com a ex­po­sição, pa­tente no Es­paço Cen­tral, in­ti­tu­lada «Cri­anças e pais com di­reitos. Por um Por­tugal com fu­turo».

Ga­rantir di­reitos às cri­anças e aos pais

Uma vez que não é pos­sível falar dos di­reitos das cri­anças sem falar dos sa­lá­rios, dos ho­rá­rios e da es­ta­bi­li­dade no em­prego dos pais, o PCP propõe: aumento geral dos sa­lá­rios com um sig­ni­fi­ca­tivo au­mento do sa­lário médio e do sa­lário mí­nimo na­ci­onal para 850 euros; 35 horas de tra­balho se­manal sem re­dução de sa­lário; com­bate aos ho­rá­rios sel­va­gens, ao abuso do tra­balho noc­turno, por turnos e ao fim de se­mana; um plano na­ci­onal de com­bate à pre­ca­ri­e­dade – posto de tra­balho per­ma­nente, vín­culo per­ma­nente; ga­rantia de alar­ga­mento dos di­reitos de ma­ter­ni­dade e pa­ter­ni­dade.

Para os co­mu­nistas, o res­peito pelo di­reito das cri­anças e pelo seu de­sen­vol­vi­mento in­te­gral, a par da in­versão da quebra de­mo­grá­fica do País, exigem so­lu­ções trans­ver­sais, in­te­gradas, du­ra­douras, que passam pelo res­peito pelos di­reitos dos pais en­quanto tra­ba­lha­dores; pela ga­rantia de acesso à ha­bi­tação; por cre­ches gra­tuitas e uma rede pú­blica de cre­ches; pelo acesso de todas as cri­anças ao pré-es­colar pú­blico desde os três anos; pelo au­mento e uni­ver­sa­li­zação dos abonos de fa­mília; pela ga­rantia de mé­dicos e en­fer­meiro de fa­mília a todas as cri­anças.

 

A Festa das cri­anças

In­se­rido numa área pri­vi­le­giada com sombra abun­dante e fresca, no Es­paço Cri­ança existem es­cor­regas, ba­loiços e muito por onde trepar. Para re­car­regar ener­gias, há sopa, mas também de­li­ci­osas gomas.

Ali, os mais novos podem as­sistir a pe­quenos con­certos ou ouvir his­tó­rias, bem como aprender nos ate­liers e nos jogos. Logo ao lado, está uma pa­rede de es­ca­lada, uma roda gi­gante, car­ro­ceis e in­su­flá­veis. Poucas são asque não saem de lá com uma pin­tura fa­cial. Há casas-de-banho para cri­anças e os pais dos bebés têm um sítio para trocar fraldas e micro-ondas para o leite e as pa­pi­nhas.

Em todos os palcos as cri­anças são bem-vindas e têm pro­gra­mação de­di­cada, seja na mú­sica, no te­atro, no ci­nema, na ci­ência ou na festa do livro.

 

Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa

«As cri­anças têm di­reito à pro­tecção da so­ci­e­dade e do Es­tado, com vista ao seu de­sen­vol­vi­mento in­te­gral. (…) Os pais e as mães têm di­reito à pro­tecção da so­ci­e­dade e do Es­tado na re­a­li­zação da sua in­subs­ti­tuível acção em re­lação aos fi­lhos, no­me­a­da­mente quanto à sua edu­cação, com ga­rantia de re­a­li­zação pro­fis­si­onal e de par­ti­ci­pação na vida cí­vica do país. A ma­ter­ni­dade e a pa­ter­ni­dade cons­ti­tuem va­lores so­ciais emi­nentes. (…) In­cumbe ao Es­tado, para pro­tecção da fa­mília, pro­mover a in­de­pen­dência so­cial e eco­nó­mica dos agre­gados fa­mi­li­ares. Pro­mover a cri­ação e ga­rantir o acesso a uma rede na­ci­onal de cre­ches e de ou­tros equi­pa­mentos so­ciais de apoio à fa­mília.(...)»

 

Sexta-feira, 2

18h00: Ani­mação de boas vindas (Es­paço Cri­ança).

21h00: Lei­tura mu­si­cada do conto de Carlos Pa­redes «O me­nino que se apai­xonou por uma gui­tarra», com Mi­guel Fitas na gui­tarra por­tu­guesa (Es­paço Cri­ança).

Sá­bado, 3

10h30 às 11h30: Acroioga (Es­paço Cri­ança).

10h30 às 12h00: Peddy pepper «Na fe­li­ci­dade há lugar para todos» (Es­paço Cri­ança).

11h00 às 19h00: Ate­liers In­ven­tors (Es­paço Cri­ança).

11h30: «Joana» – Te­atro O Bando (Avan­te­atro).

11h30: Mons­trinha na Festa (Ci­ne­A­vante!).

11h00 às 14h00: Ate­lier de De­do­ches(Es­paço Cri­ança).

13h30 às 14h30: Jogos de Água (Es­paço Cri­ança).

14h00 às 15h00: Ate­lier cinema de ani­mação «Mons­trinha» (Es­paço Cri­ança).

15h00: «Ti Mi­séria» –Te­atro O Bando (Avan­te­atro).

15h00 às 16h30: Ate­liers didác­ticos «Circo Ma­te­má­tico» (Es­paço Cri­ança).

16h30: «Joana» –Te­atro O Bando (Avan­te­atro).

16h30 às 17h30: Es­pec­tá­culo «Circo Ma­te­má­tico» (Es­paço Cri­ança).

17h30 às 18h30: De­bate «O Tra­balho e as Cri­anças»(Es­paço Cri­ança).

18h00: «Ti Mi­séria» –Te­atro O Bando (Avan­te­atro).

18h00: Es­pec­tá­culo mu­sical com Nuno Me­lendez e Pedro Branco (Es­paço Cri­ança).

Do­mingo, 4

11h00: Pro­jecção do re­sul­tado do ate­lier «Mons­trinha» (Es­paço Cri­ança).

11h00: «Ando a so­nhar com Be­ethoven» – Com­pa­nhia de Te­atro de Al­mada (Avan­te­atro).

11h00 às 19h00: Ate­liers In­ven­tors (Es­paço Cri­ança).

11h30: Mons­trinha(Ci­ne­A­vante!).

12h00: Jogos de Água (Es­paço Cri­ança).

12h00 às 14h00: Ate­lier «Faz a tua plas­ti­cina»(Es­paço Cri­ança).

14h00: Conto Fan­to­chado – adap­tação do livro «His­tória de Um Gordo Chinês Que Es­tava de Bar­riga Para o Ar» de Álvaro Cu­nhal (Es­paço Cri­ança).

15h00: Im­pro­visos com Ga­briel La­garto e Pedro Branco – es­pec­tá­culo de mú­sica e ilus­tração im­pro­vi­sada e in­te­rac­tiva (Es­paço Cri­ança).

15h30: Mão Verde II (Au­di­tório 1.º de Maio).

16h30 às 17h30: Ofi­cina de cons­trução em cartão (Es­paço Cri­ança).

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

O punk e o new wave continuam a fazer sentido

Os Lefty são um quar­teto cuja so­no­ri­dade re­mete para as bandas de ga­ragem do final da dé­cada de 80 e início da dé­cada de 90, numa mis­tura pe­cu­liar entre o punk, o new wave e o pop. Ao som ro­busto juntam-se as le­tras di­rectas e in­tensas sobre as­suntos do quo­ti­diano e temas so­ciais, como a igual­dade e as dis­cri­mi­na­ções. Os Lefty são cons­ti­tuídos por Le­onor An­drade, João Nobre, Pablo Ba­nazol e Dani. O Avante! falou com os dois pri­meiros sobre a banda, a sua so­no­ri­dade e os temas que abordam, e sobre o que po­demos es­perar da ac­tu­ação na Festa do Avante!.

Tudo o que é preciso saber para aproveitar a Festa

Dos ho­rá­rios aos ser­viços, do acam­pa­mento às ex­cur­sões, há vá­rias in­for­ma­ções que im­porta co­nhecer para que a es­tadia na Festa do Avante! seja apro­vei­tada ao má­ximo – como deve ser. A Festa co­meça já no pró­ximo dia 2, às 19h00 (as portas abrem uma hora antes).

Já está disponível a Revista Programa

É já possível adquirir a Revista Programa da Festa do Avante!, com os horários e localizações de espectáculos, debates e outras iniciativas, o conteúdo político e cultural dos vários espaços, as ementas dos diversos bares e restaurantes e múltiplas informações úteis para que os visitantes...

Grande jornada impulsiona construção

A jornada de trabalho do passado fim-de-semana contou com uma elevada – e sempre entusiástica – participação de militantes e amigos do Partido, da JCP e da Festa. Vindos de todo o País, com formações e experiências diversas, entregaram-se à construção de pavilhões, restaurantes e bares, à...

Chegar tão longe quanto possível

Prossegue e intensifica-se em todo o País a divulgação da Festa do Avante!, que se faz através da pintura de murais e da afixação de cartazes, mas também – e sobretudo – do contacto directo com os trabalhadores e as populações: em empresas e locais de trabalho, em praças, ruas, praias e...

Adquirir recordações

A Loja da Festa é o sítio ideal para adquirir merchandising variado, como t-shirts, sacos de pano, cadernos e pins. Também aqui serão assinalados os 80 anos do nascimento de Adriano Correio de Oliveira e o Centenário de José Saramago.