China e Rússia querem alargar cooperação no seio dos BRICS

A China e a Rússia tra­ba­lham para for­ta­lecer a co­o­pe­ração es­tra­té­gica nas ac­tuais con­di­ções mun­diais, afirmou o em­bai­xador chinês em Mos­covo, Zhang Ha­nhui.

«Nestas cir­cuns­tân­cias, Pe­quim e Mos­covo devem re­forçar a co­o­pe­ração es­tra­té­gica, mos­trar uma von­tade forte e re­velar o papel cons­tru­tivo das re­la­ções sino-russas, assim como ajudar os BRICS a afirmar a sua in­de­pen­dência em temas da ac­tu­a­li­dade in­ter­na­ci­onal e re­gi­o­nais», disse o di­plo­mata chinês em de­cla­ra­ções à agência Tass.

Hanui su­bli­nhou que a evo­lução do pa­no­rama in­ter­na­ci­onal e da ordem mun­dial está hoje «afec­tada» pelos pro­cessos que têm lugar à es­cala global.

O em­bai­xador chinês re­alçou que os dois países de­sem­pe­nham um im­por­tante papel nos BRICS – grupo for­mado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, com vista a ga­rantir o de­sen­vol­vi­mento pro­gres­sivo da co­o­pe­ração dentro da­quela as­so­ci­ação.

Neste sen­tido, o di­plo­mata acres­centou que o grupo dos cinco países em vias de de­sen­vol­vi­mento está aberto a aco­lher novos Es­tados, tendo em vista «apoiar o mo­vi­mento da cons­trução de uma nova ordem in­ter­na­ci­onal mul­ti­polar que avance para a jus­tiça, a de­mo­cra­ti­zação e a ra­ci­o­na­li­dade».

«Con­fi­amos que à me­dida que se am­pliar o nú­mero de mem­bros dos BRICS, o re­co­nhe­ci­mento e o apoio à po­sição do grupo não dei­xarão de au­mentar, mais países em de­sen­vol­vi­mento se jun­tarão à nossa causa comum de for­ta­lecer a so­li­da­ri­e­dade e a co­o­pe­ração mu­tu­a­mente van­ta­josa», en­fa­tizou.


13 países can­di­datos a in­te­grar os BRICS

Zhang Ha­nhui pre­cisou que 13 países ma­ni­fes­taram já o seu in­te­resse em in­te­grar os BRICS, entre os quais se contam Ar­gen­tina, Irão, Egipto, Arábia Sau­dita e Tur­quia.

An­te­ri­or­mente, a pre­si­dente do Fórum In­ter­na­ci­onal dos BRICS, Pur­nima Anand, re­ve­lara que a pró­xima ci­meira po­deria de­bater e de­cidir a ad­missão de al­guns desses países.

Por sua parte, o pre­si­dente russo, Vla­dimir Putin, du­rante a úl­tima ci­meira, que de­correu em Junho deste ano, ma­ni­festou a con­vicção de que, pre­sen­te­mente, a li­de­rança dos países per­ten­centes ao grupo BRICS é im­por­tante para con­se­guir um ca­minho uni­fi­cador e po­si­tivo até à for­mação de um sis­tema mul­ti­polar de re­la­ções entre Es­tados ba­seado nos prin­cí­pios da Carta das Na­ções Unidas.

Com a ac­tual com­po­sição, a po­pu­lação dos BRICS cor­res­ponde a mais de 40 por cento dos ha­bi­tantes do pla­neta e a soma do Pro­duto In­terno Bruto dos cinco países é su­pe­rior a um quinto do PIB mun­dial.

 



Mais artigos de: Internacional

Exército de Israel encerra sedes de instituições civis palestinianas

Na Cis­jor­dânia ocu­pada, forças mi­li­tares is­ra­e­litas as­sal­taram e en­cer­raram ins­ta­la­ções de ins­ti­tui­ções civis e de de­fesa dos di­reitos hu­manos pa­les­ti­ni­anas. Em Por­tugal, o MPPM cri­ticou a «inércia» do go­verno pe­rante mais estes crimes de Te­la­vive.

SADC homenageia líderes fundadores

A re­cente ci­meira da SADC, re­a­li­zada na Re­pú­blica De­mo­crá­tica do Congo, abordou ques­tões eco­nó­micas e de se­gu­rança re­gi­o­nais e ho­me­na­geou a tí­tulo pós­tumo di­ri­gentes fun­da­dores da or­ga­ni­zação pelo seu con­tri­buto para a li­ber­tação e o de­sen­vol­vi­mento da África Aus­tral.

Polícia volta a impedir reunião do 10.º Congresso do PAIGC

O Comité Central do PAIGC reuniu-se no sábado, 20, na sua sede, em Bissau, e decidiu por unanimidade renovar a confiança política nos órgãos de direcção, que vão manter-se em funções até à realização do próximo congresso do partido. Na véspera, por ordem de um tribunal de Bissau, a polícia impediu durante várias horas a...

A razão dos ataques a Angola e ao MPLA

Após a II Guerra Mundial, com a vitória da URSS e aliados sobre o nazi-fascismo, os ventos da emancipação nacional e social sopraram mais fortes também em África. Em Angola, onde o povo sempre resistiu – de uma forma ou de outra – à dominação estrangeira, organizações nacionalistas foram construindo a unidade e, na...