A Festa do Avante! abre já amanhã

Três dias de alegria, fraternidade e luta

A Festa do Avante! inicia-se amanhã e, até do­mingo, conta com um vasto e di­ver­si­fi­cado pro­grama po­lí­tico, cul­tural e des­por­tivo, ex­po­si­ções de vi­sita obri­ga­tória, bares e res­tau­rantes a não perder e aquela ale­gria única, que só ali se ex­pe­ri­menta.

A Quinta da Ata­laia tem 30 hec­tares, muitas som­bras e uma vista ex­tra­or­di­nária

O co­mício, às 18h de do­mingo, no Palco 25 de Abril é o grande mo­mento po­lí­tico da Festa do Avante!, onde serão também re­a­li­zados mais de seis de­zenas de mo­mentos de de­bate sobre os mais va­ri­ados as­suntos da ac­tu­a­li­dade na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal, da cul­tura e do des­porto, da his­tória e do am­bi­ente, da paz e dos li­vros. Há ainda vá­rias ex­po­si­ções, com des­taque para a do Es­paço Cen­tral, in­ti­tu­lada Cri­anças e Pais com Direitos. Por­tugal com fu­turo. Nesse mesmo local es­tará pa­tente uma outra mostra, sobre a Louça Preta de Bi­sa­lhães, re­co­nhe­cido pela UNESCO como pa­tri­mónio cul­tural em risco.

Pelo Palco 25 de Abril, Au­di­tório 1.º de Maio e Palco Paz pas­sará o me­lhor da mú­sica, de vá­rios gé­neros e para todos os gostos – dos ar­tistas con­sa­grados às pro­messas. O te­atro, o ci­nema, os li­vros, os discos, a ci­ência e as artes plás­ticas, com es­paços pró­prios, en­ri­quecem o pro­grama cul­tural. O des­porto volta em pleno, des­ta­cando-se do vasto pro­grama o re­gresso da Cor­rida da Festa, no do­mingo de manhã.

Nos es­paços das Or­ga­ni­za­ções Re­gi­o­nais es­tarão uma vez mais os sa­bores, as cores, as tra­di­ções e as lutas do povo por­tu­guês, en­quanto que o Es­paço In­ter­na­ci­onal será uma vez mais ex­pressão da so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista que desde sempre marca a Festa do Avante! – e tão ne­ces­sário é, hoje, o seu re­forço!

Na Ci­dade da Ju­ven­tude, cons­truída pela JCP do pri­meiro tubo ao úl­timo re­toque, es­tarão plas­mados os so­nhos, as­pi­ra­ções e lutas dos jo­vens. Em vá­rios es­paços há pro­gra­mação es­pe­cí­fica para as cri­anças, que no es­paço que lhes é des­ti­nado en­con­tram sombra, brin­quedos e muita ani­mação. Nos Es­paços Bebé há tudo para cuidar dos mais pe­quenos. Numa Festa que é para todos, os emi­grantes, os imi­grantes e as mu­lheres têm também es­paços pró­prios onde as suas rei­vin­di­ca­ções es­tarão em des­taque.

Es­pe­cial será, também, a ho­me­nagem a José Sa­ra­mago, no ano em que se co­me­mora o cen­te­nário do seu nas­ci­mento, com o Con­certo sin­fó­nico de sexta-feira e ou­tras ini­ci­a­tivas. Lem­brado será, também, o 80.º ani­ver­sário de Adriano Cor­reia de Oli­veira.

E de­pois há a Festa para lá do pro­grama: os 30 hec­tares de ter­reno ver­de­jante, com som­bras frescas e uma ex­tra­or­di­nária vista para o Tejo e para Lisboa; a ale­gria do re­en­contro e a des­co­berta do en­contro; a ca­ma­ra­dagem em todos os gestos e em toda a gente; a so­li­da­ri­e­dade sempre pre­sente; o sonho que, feito acção, tudo torna pos­sível. Esta é a parte que não se ex­plica – sente-se e vive-se. De amanhã a do­mingo, na Quinta da Ata­laia.

 

Co­mício é mo­mento po­lí­tico maior

Do­mingo, às 18h00, re­a­liza-se no Palco 25 de Abril o co­mício da Festa do Avante!. In­tervêm o Se­cre­tário-geral do Par­tido, Je­ró­nimo de Sousa, o membro da Co­missão Po­lí­tica e di­rector do Avante!, Ma­nuel Ro­dri­gues, e Gon­çalo Fran­cisco, da Co­missão Po­lí­tica da Di­recção Na­ci­onal da Ju­ven­tude Co­mu­nista Por­tu­guesa.

A par­ti­ci­pação é or­ga­ni­zada por es­paços afectos a cé­lulas, sec­tores e or­ga­ni­za­ções. Quem pre­tenda par­ti­cipar de­verá ins­crever-se junto da or­ga­ni­zação.

 

EP: até hoje só custa 27 euros

Até ao final do dia de hoje, 1 de Se­tembro, a En­trada Per­ma­nente (EP) para a Festa do Avante! custa 27 euros, pas­sando a partir de amanhã para 40 euros em ex­clu­sivo nas bi­lhe­teiras da Festa. A EP é um tí­tulo de so­li­da­ri­e­dade para com a Festa e o seus cons­tru­tores e dá acesso a todos os es­paços e ini­ci­a­tivas.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Todos os debates na Festa

Com 59 de­bates, mo­mentos de so­li­da­ri­e­dade e apre­sen­ta­ções, aos quais acrescem a pro­gra­mação es­pe­cí­fica no Au­di­tório do Es­paço do Livro (ver pá­ginas se­guintes), a Festa do Avante! é um local pri­vi­le­giado para o es­cla­re­ci­mento, a troca de ideias e a re­flexão. É por isso útil saber a pro­gra­mação das ini­ci­a­tivas que irão ocorrer, entre sexta-feira, 2, e do­mingo, 4, nos es­paços das or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais, da Imi­gração, Mu­lheres e Ci­ência, no Es­paço Cen­tral, na Ci­dade da Ju­ven­tude e no Es­paço In­ter­na­ci­onal.

Horários e serviços: tudo para aproveitara Festa com tranquilidade

A Festa do Avante! dis­po­ni­bi­liza um vasto con­junto de ser­viços es­sen­ciais para ga­rantir uma es­tadia tran­quila, se­gura e cen­trada no es­sen­cial – a pos­si­bi­li­dade de apro­veitar ao má­ximo três dias de cul­tura, con­vívio, li­ber­dade e con­fi­ança no fu­turo.

É fácil chegar à Festa de transportes públicos

Si­tuada na fre­guesia de Amora, con­celho do Seixal, a Quinta da Ata­laia (onde se re­a­liza a Festa do Avante!) é bem ser­vida de trans­portes pú­blicos, al­guns dos quais com ho­rá­rios alar­gados no pri­meiro fim-de-se­mana de Se­tembro.