Em Angola, o Presidente da República, João Lourenço, reeleito para um segundo mandato de cinco anos, e a nova Vice-Presidente, Esperança da Costa, tomam hoje posse em Luanda.
O Tribunal Constitucional angolano, após apreciar os recursos apresentados por dois dos partidos concorrentes, validou os resultados das eleições gerais de 24 de Agosto, confirmando a vitória do MPLA, tanto nas presidenciais como nas legislativas.
O MPLA obteve nas urnas 51,17% dos votos válidos, com o que assegurou 124 dos 220 lugares na Assembleia Nacional. Seguiu-se a UNITA (43,95%), com 90 deputados, e o Partido da Renovação Social, com dois eleitos. A FNLA e o Partido Humanista de Angola conseguiram eleger, também, cada um deles, dois deputados.
Os deputados eleitos para a legislatura de 2022-2027 tomarão posse amanhã, 16, anunciou a comissão permanente do parlamento. Na mesma ocasião, será eleita a mesa da Assembleia Nacional, devendo o cargo de presidente ser assumido por Carolina Cerqueira, a terceira na lista do MPLA.