JCP intensifica contactos com estudantes e trabalhadores

A Di­recção Na­ci­onal (DN) da JCP de­fine como pri­o­ri­dade a cam­panha de afir­mação «Ju­ven­tude Co­mu­nista – em luta pelo que é nosso. Tra­balho, am­bi­ente, igual­dade, es­cola pú­blica».

Or­ga­nizar todos na luta pela me­lhoria das con­di­ções de vida

Com esta cam­panha, a JCP vai in­ten­si­ficar o con­tacto com os es­tu­dantes e jo­vens tra­ba­lha­dores, co­nhecer os seus pro­blemas e as­pi­ra­ções, dar a co­nhecer o seu pro­jecto, bem como pro­curar mo­bi­lizar e or­ga­nizar todos na luta pela me­lhoria das con­di­ções de vida e pela re­so­lução dos pro­blemas con­cretos em cada es­cola, fa­cul­dade, em­presa e local de tra­balho.

A de­cisão foi re­for­çada na reu­nião da DN da JCP, de 1 e 2 de Ou­tubro, em Lisboa, onde se ana­lisou o ac­tual quadro da si­tu­ação na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal, fez o ba­lanço da 46.ª Festa do Avante! e avançou com as ta­refas ime­di­atas da or­ga­ni­zação.

No En­sino Bá­sico e Se­cun­dário a ta­refa passa por «apro­fundar o co­nhe­ci­mento sobre a re­a­li­dade da es­cola pú­blica e or­ga­nizar todos e cada um na luta pela sua de­fesa». Aqui des­taca-se a acção in­ti­tu­lada «A es­cola pú­blica é tua, de­fende-a», onde se re­clama a ne­ces­si­dade de se re­a­lizar obras nas es­colas de­gra­dadas, a con­tra­tação de mais fun­ci­o­ná­rios, psi­có­logos e pro­fes­sores, pela efec­ti­vação da Edu­cação Se­xual, pelo fim dos Exames Na­ci­o­nais, a va­lo­ri­zação da ava­li­ação con­tínua e a luta contra a mu­ni­ci­pa­li­zação.

Re­la­ti­va­mente ao En­sino Pro­fis­si­onal, a DN va­lo­riza a acção «E se ti­vesses tempo para viver? Fim da so­bre­carga ho­rária no En­sino Pro­fis­si­onal», em torno da carga ho­rária ex­ces­siva que afecta lar­ga­mente a vida dos es­tu­dantes desta via de en­sino, mas também da luta pelo fim do sis­tema de faltas in­justo e pu­ni­tivo, pelo pa­ga­mento dos sub­sí­dios em atraso, pelo di­reito ao tempo livre e a ser es­tu­dante.

A Re­so­lução Po­lí­tica saída da reu­nião des­taca ainda a ne­ces­si­dade de «afirmar a de­mo­cracia nas es­colas do En­sino Bá­sico, Se­cun­dário e Pro­fis­si­onal, com a re­a­li­zação de Reu­niões Ge­rais de Alunos e a cri­ação de as­so­ci­a­ções de es­tu­dantes e de­sen­vol­vi­mento dos pro­cessos elei­to­rais pela mão dos pró­prios es­tu­dantes».

Mo­mentos de agi­tação
Quanto ao En­sino Su­pe­rior, des­taque para as ini­ci­a­tivas em torno da cam­panha «Gra­tui­ti­dade, Acção So­cial Es­colar, alo­ja­mento», que – es­ti­mu­lando pela meta de re­co­lher 500 con­tactos – per­mi­tiram o con­tacto com mi­lhares de es­tu­dantes, como acon­teceu nas tri­bunas pú­blicas em Lisboa (29 de Se­tembro), no Porto (7 de Ou­tubro) e em Braga (11 de Ou­tubro). Para hoje estão agen­dadas ini­ci­a­tivas se­me­lhantes em Aveiro e Coimbra.

«Impõe-se aos jo­vens co­mu­nistas di­na­mizar nas ins­ti­tui­ções do En­sino Su­pe­rior mo­mentos de agi­tação, desde o abaixo-as­si­nado à con­cen­tração à porta da fa­cul­dade, alar­gando e re­for­çando forças para a luta em torno de um En­sino Su­pe­rior pú­blico, gra­tuito, de­mo­crá­tico e de qua­li­dade», apela a JCP, que saudou a luta dos es­tu­dantes de Coimbra, que saíram à rua no dia 30 de Se­tembro para rei­vin­dicar o re­forço da Acção So­cial Es­colar, em de­fesa das can­tinas pú­blicas e da re­feição so­cial, do alo­ja­mento pú­blico es­tu­dantil ao acesso de todos, o fim das pro­pinas e da eli­ti­zação do acesso ao En­sino Su­pe­rior.

 



Mais artigos de: Nacional

Ofensiva contra a gestão pública da água

Só a gestão pú­blica é o ga­rante do acesso uni­versal à água, um di­reito hu­mano in­vi­o­lável e um dos ob­jec­tivos do de­sen­vol­vi­mento sus­ten­tável, re­a­firma a As­so­ci­ação Água Pú­blica (AAP).

Melhores salários e serviço movem lutas nos transportes

A opção de luta dos tra­ba­lha­dores dos trans­portes ficou vi­sível nas greves par­ciais na Trans­tejo e nos ple­ná­rios de ontem no Me­tro­po­li­tano de Lisboa, con­ver­gindo para as ma­ni­fes­ta­ções de sá­bado.

9.º Congresso da CNA em Viseu

«Concretizar o Estatuto, Defender a Agricultura Familiar, Lutar pela Soberania Alimentar» é o lema do 9.º Congresso da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que se vai realizar no dia 6 de Novembro, no Pavilhão Multiusos de Viseu. O Congresso da CNA e da Agricultura Familiar vai discutir...

107 trabalhadores com vínculo precário ao serviço da Câmara de Torres Vedras

Passados três meses, a Câmara Municipal (CM) de Torres Vedras respondeu à CDU, no dia 28 de Setembro, sobre o número de trabalhadores com vínculo precário ao serviço da CM, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e da Promotorres, bem como a sua categoria e respectivas funções. Desta forma, ficou-se a...

Governo da Madeira sem respostas

Na sexta-feira, 7, a CDU concentrou-se junto à Secretaria da Inclusão Social e Cidadania, no Funchal, para denunciar o caso da família de Goretti Gonçalves, que sofreu uma acção de despejo há mais de um mês e meio e tem andado de pousada da juventude em pousada da juventude sem respostas...

Utentes nas manifestações da CGTP-IN

O Movimento de Utentes de Serviços Públicos (MUSP) apela à participação nas manifestações de Lisboa e Porto. «Cada aumento de tarifa, deslocação da resposta, diminuição da prestação de serviço, tem impactos gravíssimos», adverte o MUSP, lembrando ao Governo que o «investimento» nos serviços públicos «é uma das mais...

Solidariedade com a América Latina e Cuba

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promove na próxima terça-feira, 18, uma sessão de solidariedade com os povos da América Latina, às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. A iniciativa conta com a participação de representantes e organizações de países daquela região. No dia 19, à mesma hora, o...

Congresso da CNOD no Seixal

Sob o lema «Por uma sociedade inclusiva, compromisso de progresso e de futuro», realiza-se no sábado, 15, no Pavilhão Desportivo Portugal Cultura e Recreio, no Seixal, o 14.º Congresso Nacional de Pessoas com Deficiência da CNOD.