Espinho contra o aumento do custo de vida

Pro­mo­vido pelo mo­vi­mento «Os mesmos de sempre a pagar», no do­mingo, 18, re­a­lizou-se uma con­cen­tração no Largo da Gra­ciosa, em Es­pinho, contra o au­mento do custo de vida». Pre­sentes es­ti­veram também di­ri­gentes do Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM), do Mo­vi­mento de Utentes dos Ser­viços Pú­blicos (MUSP) do Dis­trito de Aveiro, da Con­fe­de­ração Na­ci­onal de Re­for­mados, Pen­si­o­nistas e Idosos – MURPI e da Inter-Re­for­mados/​CGTP-IN.

Nos ele­mentos ex­postos aler­tava-se para os lu­cros ex­ces­sivos das grandes em­presas e para o au­mento dos preços dos bens es­sen­ciais que não são acom­pa­nhados com o au­mento dos sa­lá­rios e pen­sões, mas também para as di­fi­cul­dades em con­tra­riar a baixa taxa de na­ta­li­dade. Outro dos pro­blemas prende-se com o cal­vário em en­con­trar uma ha­bi­tação a preços su­por­tá­veis e o au­mento do valor das pres­ta­ções no início do pró­ximo ano, em con­fronto com os lu­cros ab­surdos ar­re­ca­dados pela banca nos úl­timos meses.

Lisboa
No dia 6 de De­zembro, o nú­cleo de Lisboa do mo­vi­mento pro­moveu uma con­cen­tração junto ao Banco de Por­tugal para de­nun­ciar o au­mento das taxas de juro e pelo di­reito à ha­bi­tação. Neste pro­testo, a adesão po­pular foi enorme, sendo esta uma das grandes pre­o­cu­pa­ções com que se con­fronta o nosso povo.

 



Mais artigos de: Nacional

«Os Verdes» fazem falta ao planeta e ao País

«Os Verdes» reu­niram, no sá­bado, o seu Con­selho Na­ci­onal para ana­lisar a si­tu­ação eco-po­lí­tica do País, e as­si­na­laram os 40 anos do par­tido, numa sessão com in­ter­ven­ções po­lí­ticas, inau­gu­ração de ex­po­si­ções e um mo­mento mu­sical.

Serpa aprova desagregação de freguesias

A As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Serpa aprovou, por una­ni­mi­dade e acla­mação, a pro­posta de de­sa­gre­gação da União das Fre­gue­sias de Vila Nova de São Bento e de Vale Vargo, que terá de ser va­li­dada pela As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR).

Estudantes universitários apontam luta como caminho

A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH) da Universidade Nova de Lisboa, em conjunto com outras estruturas representativas de estudantes, realizou, no dia 15 de Dezembro, uma conferência de imprensa onde se deu conta das diversas dificuldades vividas pelos estudantes do Ensino...

CNA alerta para quebra de rendimento na Agricultura

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considera preocupantes os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que apontam para uma descida de 11,8 por cento no rendimento da actividade agrícola em 2022, impulsionada pelo decréscimo do Valor Acrescentado Bruto (-10,7 por cento) e pelo...